Vinicios Torres

Tempos e Estações

“é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes.” (Daniel 2:21)

Hoje foi um dia daqueles. Entreguei dezenas de demissões. Decididamente não é uma tarefa que se consiga fazer sem sentir um peso tremendo no coração. Observamos todo tipo de reação. Desde aqueles que recebem tranqüilamente como se fosse algo que se faz todo dia até aqueles que se recusam a acreditar mesmo com o papel na mão.

A impressão que dá é que a gente consegue diagnosticar a situação geral de cada pessoa. Aqueles que não têm dívidas e estão com tudo em ordem recebem mais tranqüilamente sabendo que têm como se agüentar pelos próximos dias de transição. Os que estão endividados ou com compromissos acima do seu nível de conforto recebem a notícia e demonstram claramente a preocupação com o futuro imediato e com a possibilidade de demorar para conseguirem uma recolocação.

Neste momento penso na minha própria situação e tento avaliar de que maneira eu receberia a notícia. Há algo que possa me fortalecer neste momento? Existe alguma certeza em que eu possa me agarrar nesses tempos de dificuldade e incerteza?

Existe sim! Jesus prometeu que estaria conosco em todo o tempo (Mateus 28:20) e não nos deixaria ou abandonaria (Hebreus 13:5). Por causa desta promessa sabemos que Ele passa conosco pela tribulação e pela angústia. Podemos enfrentar os tempos de dificuldade com coragem e ousadia, sabendo que não estamos sozinhos, mas contamos com a Sua presença e Seu poder.

Além disso há outra verdade que muitas vezes nos esquecemos: Ele está no controle de todas as coisas. A Sua Palavra afirma que é Ele quem determina as mudanças, Ele promove reis (autoridades) ou os remove.

O ser humano é avesso às mudanças, pois elas trazem a insegurança de como serão as coisas após as mudanças acontecerem. Mas quando entregamos a nossa vida e o nosso futuro a Deus, podemos descansar que toda a mudança em nossa vida é determinada por Ele e tem o propósito de nos abençoar (Romanos 8:28).

O que vai acontecer se o meu aviso prévio chegar? Bem, com certeza não preciso me desesperar pois foi apenas Deus dizendo que esta estação acabou e que outra deverá começar.

“Pai amado, peço que me dês a sabedoria para receber as mudanças que trazes a minha vida e agir de acordo com a Tua vontade em relação a elas.”

Vinicios Torres

36 thoughts on “Tempos e Estações

  1. Avatar Patricia Paz disse:

    O Senhor Jesus é incrível, tenho recebido a algum tempo os devocionais, mas como é no meu email de trabalho nunca abri nenhum, porém hoje, pela graça do Pai, abri pela primeira vez e fui muito abençoada. Com esse episódio o Senhor ministrou-me muito a respeito de perseverança, jamais devemos desistir de uma alma, na hora certa ela será alcançada pelo Espírito Santo de Deus.

    A Paz do Senhor.

    Patrícia Piaz Paz

  2. Avatar Maria de Fatima Moraes Rodrigues disse:

    Prezado, recebo sempre as mensagens e por um bom tempo não foi possível ler, devido ao que considerava pouco tempo disponível.

    Passei, recentemente, por tal situação de demissão, que configurou-se em um processo político pelo fato de ser cristã e, absolutamente, não compactuar com determinados procedimentos. Pior, ainda, foi a questão do famoso “jeitinho”, para arranjar procedimentos legais a ilegalidade.

    Nessa área, considero que o Senhor Jesus Cristo, sempre me abençoou e me fortaleçeu, preparando-me para as inumeras vezes em que eu diria NÃO e seguiria em frente!
    Mais uma vez aconteçeu! Porem, tenho a certeza de que havia chegado o tempo da troca de estação! Preparar-me para um novo tempo, sob a direção do Senhor. Essa mensagem fortalçeu-me e ratificou tudo o que o Senhor vem me revelando em um período de um mês após esse fato. Os cuidados do senhor são intensos e ELE nos prepara para não sentirmos dor, amargura, incertezas, mas confiança absoluta de seu amor e zelo por nós.

    Obrigada e que a Paz do Senhor Jesus se faça presente na vida de todos aqueles que estão passando por essa difícil situação.

    Maria de Fatima Moraes Rodrigues

  3. Avatar patricia codo disse:

    Algumas vezes poderemos passar por situações como esta, de demissão ou mudança de situaçõe na vida, perda de entes queridso muito próximos, e pecisamos nos lembrar de que o Senhor torna até o mal em bem (pode até demorar) pra nos levar a sermos como Ele quer que sejamos e pra nos levar mais além nos Seus Planos pra nós – lembra da história de José?
    Gostei da mensagem, nuncadevemos desanimar , mas crer mais ainda! FORÇA!!! ( no Senhor)

  4. Avatar Cristiane disse:

    Caro irmão Vinicios e Mario

    A palavra diz que perecemos por falta de conhecimento, esses devecionais são bençãos de DEUS para o povo cristão.
    Leio sempre e tem me limpado pela palavra de DEUS.
    Obrigada por fazer parte dos e-mails que recebem esses alimentos.

  5. Avatar Elisio disse:

    Paz e Graca querido irmao, sabemos que isto eh um situacao mto dificil, mas, o Senhor eh fiel, atodo tempo e sempre da a Vitoria no final, pq falo isso tive gdes experiencia c Deus neste sentido sendo sustentado de todas as formas por ELE, perseverar em Deus e sendo Fiel, com certeza o retorno eh a Vitoria Pq Ele eh justo e fiel, morei fora do Brasil e fui sustentado por Ele , e foi onde me capacitou p aprender a lingua do Local entao para isso posso dizer que para todo momento ruim DEUS tem uma saida para nos amem
    Deus Abencoe
    e Fiqye com a Paz graciosa do Senhor Jesus em sua vida

  6. Avatar Francisco Benicio Pereira disse:

    DEUS É TREMENDO!!!

    ACABEI DE TER QUE DISPENSAR UM FUNCIONÁRIO, UM GRANDE AMIGO, MAIS QUE ISSO UM IRMÃO EM CRISTO, É UMA SITUAÇÃO MUITO DIFÍCIL. ENTÃO DISSE: – DEUS FALA COMIGO! E DEUS ME LEVOU A ATÉ ESTA LINDA MENSAGEM QUE MUITO ME FORTALECEU.

    DEUS É MARAVILHOSO E SEI QUE ELE TEM ALGO MELHOR PARA ESSE MEU GRANDE AMIGO, POIS ELE É FIEL E JUSTO.

    GRAÇAS À DEUS PO ISSO AMÉM

    BENÍCIO

  7. Avatar Patricia Fernandes disse:

    Amados!
    Que mensagem maravilhosa!
    Minha vida de um tempo pra cá esta em uma mudança que parece não ter fim…….
    se estou com medo,zangada,ou até mesmo desesperada???
    de maneira nenhuma…..
    isso esta me mostrando que deus age quando menos esperamos e meu crescimento na palavra tem sido espetacular.
    Só tenho que agradecer porque meu deus é maravilhoso,age no momento certo e é fiel.
    Amém por isso!
    Patricia.

  8. Avatar Moacir Oliveira disse:

    Caro amigo e irmão em Cristo, saudações.

    Hoje, 14 de agosto de 2008, li o seu comentário com o título “O Senhor o deu e o Senhor o tomou “. A muito tempo atrás, cerca de 17 anos, vivi esta experiência de perda. Portanto, sei bem o que sentes. Mas, como tu bem disseste, “O SENHOR PROVERÀ”. E como temos um Pai que toma conta dos seus filhos, temos a plena certeza “que é fiel Aquele que prometeu”.
    Por isto estou lhe lembrando estas palavras que, bem sei, que encontra-se bem plantada em seu coração. Dentre em breve, mas, muito breve, conte-me do seu novo emprego. E mais rápido do que depressa, leve a divulgue entre seus novos amigos de trabalho esta página da Interet.
    Saudações do amigo e irmão, Moacir Oliveira (Natal/RN)

  9. Avatar maria luiza grieco prado disse:

    Recebo com muito carinho e expectativa seus textos.
    Eles tem sido de grande utilidade para minha vida e de muitos irmãos que passo suas mensagens, na Igreja Batista em Cesar de Sousa. Eles tem abençoado e auxiliado na vida destes irmãos. Espero continuar recebendo estes textos para privilégio de estudar e aprender a Palavra de Deus e com eles abençoar outras vidas.

  10. Avatar Dulcino disse:

    Gostei muito do artigo “Coragem para obedecer”. Realmente, é preciso ter coragem para obedecer a Deus. É muito mais cômodo viver esse cristianismo que estão pregando, o de “levar vantagem em tudo”.pra nós tuto,para o reino de Deus, o que sobra!
    O interessante, é que temos notado nas pessoas que pregam esse tipo de cristianismo, é que reivindicam para si a autoridade espiritual dos apóstolos, inclusive até mesmo o título, mas no tocante a coragem de enfrentar o sofrimento…????

  11. Avatar odete disse:

    Amado Vinícius.
    Graça e paz!
    Sou faminta de Deus e tenho sido fartamente alimentada pelos textos partilhados por vc.Fico feliz q tenha regressado, pois ja sentia muita falta.Minha vida tem sido abençoada com esses estudos , pois a correria do dia a dia é tão grande q a gente fica sem tempo pra nada, mas jamais deixo essa porção enviada ficar sem ser bem abrigada no meu coração!Obrigada por e4sse pão!

  12. Avatar Rita Bittar disse:

    obrigada! a sua mensagem sobre coragem me fez lembrar de que Deus estará sempre comigo, e que me fará enfrentar tudo o que eu tiver que enfrentar.

  13. Avatar Priscila disse:

    Essa mensagem me ajudou a entender um pouco a minha situação.Não se refere a emprego, mas a algo que para mim é muito triste.Perdi minha mãe, no último dia 11, e vou ter que iniciar uma fase de mudança de estação, e iniciar um novo tempo em minha vida.Ela era minha única amiga e companheira, estive ao lado dela todos os dias das nossas vidas.Louvo a Deus por tudo que ela foi, uma crente fiel e verdadeira, digna de estar ao lado do Pai.
    Deus continue abençoando vcs com mensagens como essa.

  14. Avatar Valéria disse:

    Que felicidade visitar este site outra vez e perceber que a qualidade continua a mesma…

  15. Avatar robsonlyra disse:

    QUE DEUS CONTINUE LHE DANDO SABEDORIA PARA FAZER O SEU TRABALHO, TODOS NÓS TEMOS RESPONSABILIDADE,MAS DESEMPENHÁ-LAS ASSIM SEM SOBERBA É ESSENCIAL.PARABÉNS!!!!!!!!
    ESTOU ESTUDANDO ESTE TEXTO DO VS. 14 AO 21, ESTE COMENTÁRIO ENRIQUECEU MUITO AMINHA VISÃO, ALARGOU OS HORIZONTES. OBRIGADO!!!!!

  16. Avatar Gerleide disse:

    É incrível como Deus age, tenho passado nos últimos dias por processos parecidos com este da mensagem, na empresa em que trabalho, houveram três demissões de pessoas das quais eu gosto muito, mas também houveram duas contratações, uma pessoa eu não conheço, já a outra é uma amiga de longa data e que estava precisando. Eu tive que agir com o processo de demissão e admissão. É a primeira vez que participo dos processos, e é uma sensação complicada, mas Deus tem me dado força e sabedoria para agir com cada pessoa participante. Eu agradeço a Deus por esta mensagem, que chegou a mim num momento em que estou passando por muita dificuldade na minha casa, e sei que posso confiar em um Deus que tudo pode.

  17. Avatar Daniel Correia disse:

    Há paz irmão, quero agradecer pela mensagem de reflexão.
    Os dias estão dificeis, e vejo pessoas dizendo que este mundo não nos pertence, sabendo que isto é uma verdade, mas a realidade que estamos nele, e precisaremos usar das armas que Cristo nos da para podermos sermos vitoriosos, principalmente revestir nossas mentes para não ser bombardeadas com pessimismo. Viveremos momentos alegres e também incertos, mas tudo passa e tudo se supera, porque somos mais que vitoriosos; Cristo Vive e Reina; caso a porta se feche, temos que ter a fé que Cristo abrirá outra melhor, principalmente se estarmos acomodados; por isso temos que nos reciclar, por que Cristo diz faça por ti que Eu te ajudarei; marche, caminha, Eu vencerei por ti. Bom Fica na paz, e mais uma vez obrigado por lembrar nesse momento que o Senhor esta conosco, em qualquer situação.

  18. Avatar Raquel Barbosa disse:

    Deus é o Senhor das estações das nossas vidas…
    Especialmente nos dias de inverno…

    Nesses dias, é preciso que alguém nos lembre (como hoje fez essa reflexão) dessa verdade como razão de esperança e força, afinal “ele ao final de seus planos sempre visa nos abençoar, nos levando para mais perto dele e nos dando novas e poderosas experiências com o Jeova Jire” .

    Deus abençoe a todos e que o Espírito Santo mantenha essa libertadora verdade em nosso coração

  19. Avatar darcy disse:

    Boa tarde:
    Achei muito bom receber essa mensagem. Há muito não as recebia. Elas são uma benção de Deus em nossas vidas. Deus continue os abençoando e inspirando.

  20. Avatar João Félix de Araújo Neto disse:

    Graça e Paz.

    Uma benção a devocional.
    Estamos tratando do assunto “insegurança e medo”
    em nossa celula e a mensagem confirma plenamente, o nosso estudo.

    Deus o abençõe.

  21. Avatar Quézia disse:

    Fiquei feliz em receber esta msg hj. Que Deus abençoe vcs a cada dia mais. Sou muito abençoada com as mensagens enviadas a mim. Deus me surpreende a cada dia!!!

  22. Avatar Marise Salete de Almeida Fontes disse:

    Pastor Vinicios
    Hoje realmente a sua mensagem foi um benção.
    Tenho 70 anos e todas elas fazem muito bem a minha alma.
    Mas a de hoje foi maravilhosa, passei por um procedimento cirurgico e estou em recuperação, então senti profundamente a grandeza em mudar as estações.
    Deus continue abençoando-o ricamente
    Marise

  23. Avatar Leyrson disse:

    Refletindo no texto e lendo as citacoes diretamente na biblia e vendo seu contexto, mensagem em mensagem vou fazendo meu próprio estudo.

    Perfeita essa citacao(eu desconhecia)..

    “é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes.” (Daniel 2:21)

    isso dá ainda mais tranquilidade para esperar em Deus todo tido de resposta.


    Obrigado, Deus abençoe.

  24. Avatar Alex Souza disse:

    Sei exatamente como é isso, já estive dos dois lados, demitindo ou sndo demitido (mais vezes desse), mas o sentimento é o mesmo, sei como é se sentir inseguro em relação ao futuro, ter que replanejar, negociar dívidas, mas em tudo isso sei que não suportaria se não tivesse um Deus com quem contar.

    Recomeçar é sempre difícil, por isso devemos lançar sobre ELE as nossas ansiedades, ele tem (sempre) cuidado de nós.

  25. Avatar Marcelo Schumann disse:

    Já passei por isso e sei muito bem o que é estar na dependência de Deus.
    Sei o que é ficar aflito com as contas a pagar, prestação do carro vencendo, sustentar a casa.
    Mas Deus NUNCA me desamparou.
    NUNCA me faltou NADA.
    E pra honra e Glória do Senhor, logo em seguida veio empregos melhores do qual eu estava.

    Vieram estações de abundância!

    Basta confiar nEle.
    Creia em Deus. Ele é fiel.

    Como diz na Bíblia:

    ” e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. (Deuteronômio 5:10)

    O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (Filipenses 4:19)”

  26. Avatar Fátima disse:

    gostei muito de receber essa mensagem,
    se a adapatarmos para outras situações poderemos tirar dela muitas lições,
    eu sou empresária e me sinto muito mal quando tenho que dispensar um funcionário mesmo que ele não esteja correspondendo as expectativas da empresa.
    fico muito mal também quando perco um cliente.
    essa mensagem veio confirmar no meu coração que tudo está no controle de Deus.

  27. Avatar Sione Rocha disse:

    Parabéns, gostei muito Achei inspirativo, prático e suscinto.
    Éuma mensagem profunda e com belos textos bíblicos.
    Continue. Com oração
    Sione Rocha

  28. Avatar Tânia Souza disse:

    Caríssimo Vinícius,

    Fiquei muito feliz ao ver um e-mail seu em minha Caixa de Entrada, pois já me perguntava por onde você andava.

    Quando li o texto tive ainda mais certeza de que nosso Deus cuida de nós com muito amor, e fala conosco para nos reanimar!

    Estou vivendo um momento delicado: meu marido e eu estamos desempregados, e mesmo sendo profissionais de Tecnologia com muita experiência e conhecimento, parecem que poucas portas se abrem depois de certa idade.

    Nosso Deus tem cuidado de nós, e nada nos falta, pois fazemos parte do grupo que teve sabedoria no uso dos recursos, mas sempre vem à mente a pergunta “Será que o Senhor não vai abrir novas portas?”, “Sempre fomos servos fiéis e dedicados no trabalho, então por que não conseguimos trabalho?”.

    Nesta manhã, sua mensagem foi um bálsamo, pois mais um dia estaremos batalhando e esperando a resposta do Senhor, porém estaremo ainda mais tranqüilos, pois o Senhor falou conosco: “Estou contigo, espera a nova estação!”

    Abraços agradecidos,
    Tânia

  29. Avatar Tatiana disse:

    Esta msg com certeza esta no proposito de DEUS na minha vida, veja minha historia:
    – estou trabalhando atualmente em um grande projeto na empresa onde trabalho, estava com 11 meses de casada qdo entrei no projeto e simultaneamente tb engravidei (set/07 eu com 31 anos). No inicio a gravidez foi um susto, mas alguns dias depois uma ALEGRIA. Bem agora os 2 filhos estão pra nascer o meu bebê e o projeto. E vou me afastar por licença maternidade. Esta semana foi uma luta no meu coração, alegria:pelo meu bebê estar chegando, tristeza:por deixar o projeto. E orei muito a Deus de ontem pra hoje pra me abençoar e tirar a tristeza. E com esta msg eu percebi que fiz um bom trabalho no projeto e consegui deixar pessoas excelentes para “tocar” o projeto enquanto eu estiver fora. E estou agora com meus 32 anos, trabalhei já muito nesta vida, e terei o PRAZER de estar agora cuidando e conhecendo o meu bebê, o Gabriel. E sei que foi Deus que providenciou tudo isso pra mim, pois “é ele quem muda o tempo e as estações”. Amém !! 11/06/2008.

  30. Avatar elizeth Brasilia Enes disse:

    Poxa, hoje a devocional foi uma benção como todos os dias, mais hoje essa está falando sobre demissões, e estamos vivendo isso aqui no meu trabalho, estamos com uma incerteza imensa, porque a empresa está passando por momento difícil está todo muito preocupado, incluindo eu. E hoje DEUS vem falar comigo através dessa devocional, e eu aproveitei para passar para meus amigos que estão na mesma situação .
    Então eu não poderia deixar de escrever agradecendo a DEUS e a esse canal de benção que é essas devocionais que trás animo ao nosso coração que muitas das vezes encontra-se aflitos.

    GRAÇA E PAZ

    ELIZETH ENES

  31. Avatar Onofre Borges disse:

    Prezando irmão, fiquei feliz em voltar receber os devocionais ICHTUS, há muito não recebia, penesei que havia dado um tempo nos post. Parabéns pelos cometários.

    Fica com Deus, Onofre

  32. Avatar daniel disse:

    Graça e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo
    Estou passando por está situação pois estou fui demitido ,após 4 anos de trabalho a dor maior é a separação dos amigos ali deixados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *