Mário Fernandez

Honra aos Pais

“Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.” (1 Reis 19:20 ARA)

Acho lindo o gesto de pessoas que não têm vergonha de seus pais. Um pastor a quem muito admiro fala de seu pai com tanto orgulho e satisfação que parece ser um homem notável. E é, a despeito de ser um agricultor pobre. Notável não é sinônimo de famoso ou destacado. Não é alguém célebre, culto ou famoso – mas é um homem de Deus que semeou em sua vida.

Eliseu quando recebeu o chamado de Elias, teve uma atitude igualmente bonita para com seus pais. Por mais honroso que fosse o chamado e até mesmo algo que poucos poderiam ser encontrados aptos a responder, ele ainda priorizou seus pais. Basta olhar para os acontecimentos na vida deste homem de Deus, tão logo assumiu seu posto como profeta, para ver cumprido o princípio de que quem honra seus pais vai bem. Eliseu talvez não tenha tido a mesma extensão profética de Elias, seu mestre, mas com certeza foi um profeta bem-sucedido. Isso, meu querido leitor, deveria ser o suficiente para mim e para você.

Sempre que olhamos para nossos pais devemos ver instrumentos de Deus, mesmo que não tenham sido os pais que gostaríamos de ter tido, ou mesmo que realmente não tenham sido bons pais. Cabe a nós honrá-los, respeitando-os se vivos e à sua memória se falecidos. Não significa que devamos necessariamente concordar com eles ou com suas atitudes, mas gratidão pelo dom da vida sim.

Devemos crer nos princípios da Palavra de Deus de forma submissa e confiante, assim como Eliseu o fez. Sou grato pela vida de meus pais que, mesmo não conhecendo ao Senhor, permitiram que eu me desenvolvesse para ter condições de ser quem hoje sou. Procuro honrar a memória de meu pai e a vida de minha mãe na medida de minhas possibilidades e frequentemente, oro a Deus com gratidão por eles.

“Senhor, não posso te chamar de Pai Celestial sem ter gratidão pelos meus pais terrenos. Ensina-me a ter gratidão a despeito de como eles se comportaram comigo, pois sei que o Senhor tem propósito com isso.”

Mário Fernandez

4 thoughts on “Honra aos Pais

  1. Avatar Jezimiel Felix da Hora disse:

    Como a palavra de Deus é imensa pois´já tinha lido esta passagem e não tinha visto o exemplo de um filho grato. Obrigado meu Deus p/tua palavra de tão grandes mensagens.Obrigado Mario Fernandez.

  2. Avatar Emilie disse:

    Sei que muito de quem sou hj,é reflexo do amor e cuidado dos meus pais. Não foram perfeitos, pq ninguém o é!!
    Aprendi a honrá-los. E,tenho sim, colhido frutos disso.
    A palavra de Deus não falha!!

    Abraços

    Emilie

  3. Avatar darcy disse:

    Gostei mt. da mensagem de hj. Meu pai estudou por apenas 22 dias no passado já distante. Mas conseguiu ser um ótimo pastor e encaminhar seus filhos na vereda da verdade. Louvo a Deus por ele e pela equipe que muito tem me abençoado com suas mensagens.

  4. Avatar Maria das Graças Santos disse:

    quanto ao texto que devemos honrar aos pais independente de terem tidos boas ou más atitudes, me ajudou a pensar, pois tinha um pouco de tristeza, com minha mãe, pois era uma mulher muito henrgica, sem nehum carinho com os filhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *