Vinicios Torres

Natal Sem Panetone

Com certeza você deve estar pensando que vou falar do ‘escândalo do mensalão’ do DEM ou de algum problema da vida política! Mas, pode ficar tranquilo que a encrenca é outra! Portanto, leia tudo para entender.

A indústria de ‘artigos de Natal’ como frutas secas, frutas típicas, chesters, perus, enfeites luminosos, coca-cola, e não nos esqueçamos do famoso Panetone, está satisfeita com as perspectivas deste ano, pois espera faturar 15% mais que no mesmo período do ano passado.

Só para especular, você já viu quanto custa um panetone de marca? Ou frutas secas? Ou as carnes de aves como peru, frango ou chester? Poucas pessoas podem comprar e, por não terem um destes na mesa, ficam achando o Natal ‘sem graça’.

Quando lembramos o nascimento de Jesus Cristo vemos que não houve pompa, mesas fartas, música, mas uma grande festa que os anjos celebraram! Apesar dos três reis que ali chegaram e ofereceram preciosidades como ouro, incenso e mirra, ninguém mais fez qualquer oferta para Ele.

Meu questionamento é o seguinte: Nós, filhos de Deus, não estaríamos entrando nessa onda de consumo de ‘artigos de Natal’ sem nos preocuparmos com o Cristo? Nossas festas não estão muito mais voltadas para a comunhão familiar e com amigos do que celebração do nascimento do Salvador? Estaríamos nós lembrando de que, além da troca de presentes é preciso presentear o Cristo com a nossa adoração?

O Natal tem que ter renovação de vida, alegria no Espírito Santo, adoração em Espírito e em verdade, comunhão e paz com todos os homens! É o tempo de fazer diferença para os que estão vivendo na ‘sombra da morte’, os que estão marginalizados, os que passarão a noite se embriagando para ter alguma ‘alegria’, os encarcerados, os hospitalizados, os pobres, os sem-família, etc. Precisamos celebrar este evento sem ludibriar o nossa consciência autopiedosa, sem amenizar as consequências do dia seguinte. Temos de tomar a decisão de abrirmos o coração a Deus e deixar que Ele ‘faça a festa em nós’, enquanto aguardamos o grande banquete celestial na eternidade!

FELIZ NATAL A TODOS!

Pr. Paulo Maurício G. Lomba
Igreja Batista da Asa Sul – Brasília – DF

10 thoughts on “Natal Sem Panetone

  1. Avatar ZOENIX disse:

    Perfeito pensamento que resume tudo que passo as pessoas e, que , nesta época em que vivenciamos tantos acontecimentos que nos chegam tão rapidamento como nunca antes visto, pois a internet e a midia aceleram muitos acontecimentos .Há irmãos(as) se deixando acelerar e esquecendo do dia a dia que temos em amor ao proximo que em nada se pode modificar, eu nem conhecia JESUS e ELE morreu por mim!Natal não pode ser de noel ou qualquer outro idolo, o descristianismo é presente desde os tempos de hitler e sempre há de ser assim, mas Deus conosco somos maioria.Vamos fazer a diferença seja dia 24 ou 25 de dezembro ou qualquer dia do ano!Obrigada por etse presente deste texto!
    Que a paz do SR Jesus esteja com todos .

  2. Avatar VANIA disse:

    ESTÃO ESQUECENDO JESUS CRISTO E SÓ LEMBRANDO DO PAPAI NOEL, COMO SE A FESTA FOSSE DELE

  3. Avatar Esther Costa de Carvalho disse:

    Dr. Paulo, tenho como objetivo, nesta data, colocar para os que me cercam, sejam familiares, amigos, cooperadores (empregada, padeiro, leiteiro, lixeiro, etc…) essa importante questão.
    Certa feita, meu querido jardineiro me esperou, no inicio do mês de Dezembro, perguntando logo o que eu daria á ele no Natal, pois dona fulana para quem ele também trabalhava, já tinha prometido e até dado alguns presentes.
    Perguntei á ele que dia faria aniversário, e êle muito rápido respondeu, `NATAL, dia 25 de Dezembro.
    Então expliquei-lhe o que significa natal. Aniversário de quem quer que seja e frizei, o meu natal é em Janeiro, nesse dia devo ganhar alguns presentes. Quero presenteá-lo no dia de seu aniversário.
    25 de Dezembro comemoramos o nascimento de Jesus e Ele deve ganhar presente e não eu, ou o senhor.
    Não é nescessário dizer da sua frustração.
    Lógico no dia 30, dei-lhe um presente pelo bom trabalho prestado durante o ano e pela pessoa importante que ele era, não só para mim, mas para o Senhor Jesus também.

    Creio que a sua mensagem foi importante, somente gostaria de saber o versículo, capitulo e Livro que está registrado que foram 3 reis que trouxeram ouro, incenso e mirra para Jesus.

    Que Deus o abençõe ricamente.

  4. Avatar Pr. Carlos Roberto Pereira disse:

    Caro Pr. Paulo.
    Achei excelente e muito oportuna a sua mensagem.
    Realmente o natal está banalizado pelo consumismo desenfreado e poucos são os que lembram o nome do aniversariante.
    Gostaria de somente comentar que na bíblia não encontramos a afirmação de que os magos vindos do oriente eram reis e muito menos que eram três, poderiam ser até mais de três, uma comitiva até.
    O termo mago se refere, naqueles tempos aos estudiosos dos astros, (Astrônomos).

    Na paz e no amor de Cristo.
    Que o Senhor lhe abençoe.

  5. Avatar Maria Rita disse:

    Paulo gostei muito do seu recado e concordo com você, mas tenho minha opinião, comemorar o nascimento do amado filho de Deus deve ser todos os dias afinal ele é o nosso salvador , que Deus lhe abençõe

  6. Avatar joão carlos disse:

    li a sua reflexão e realmente precisamos como cristãos pensar mais sbre o verdadeiro sentido do natal não devemos ir na onda desse mundo que Deus nos ajude a mudar essa idéia de consumismo.
    que Deus abençoe

  7. Avatar Antônio Ramos disse:

    Todo ano é a mesma coisa, há um sentimento de que “devemos fazer” desta, ou daquela forma o Natal; sempre aparece alguém dizendo como deveria ser celebrado o Natal. Mas, afinal de contas, será que tais argumentos tem fundamentos sólidos na vida de quem os propaga?
    Que o Natal virou uma fonte de lucro para todos. Eu disse todos! Não é de hoje; não só a industria e o comercio se beneficia com o Natal, mas todos. Se não vejamos; todos recebem suas gratificações de Natal e é justamente isso que faz com que o comercio “gire” e dê força a industria, não só dos produtos “natalinos”, mas todos os seguimentos se beneficiam. É o único momento no ano que há uma real “divisão de renda”, tão propagada e desejada por todos. Eu nunca ouvi dizer que alguém tenha devolvido sua gratificação de Natal ou deixado de comprar alga a mais para celebra o Natal. E por incrível que pareça, é justamente nessa época que se lembra que os pobres existem e necessitam de mantimentos, que os necessitados sofrem e as crianças necessitam de brinquedos.
    Essa história é semelhante aquela do repórter, que durante o racionamento de água, encontrou alguém lavando o carro, e questionou o cidadão:
    _Oh amigo! Você não vê que há um racionamento, e fica aí gastando água tão preciosa lavando o seu carro?
    O rapaz sem ter o que dizer, todo envergonhado, dá uma engasgada, disfarça, e sai sem dizer nada.
    O reporte todo inflado, continua:
    _É uma vergonha! Lavar o carro em uma situação como dessa! Todos deveriam cooperar e participar do racionamento e blablabla…
    E o câmera foi seguindo o repórter que se dirigiu ao carro da reportagem que, por incrível que possa parecer, em meio a um racionamento, estava limpinho, brilhando…
    Pensei comigo mesmo: “devem ter inventado um veículo “auto-limpante””
    E interessante, como nós sabemos dizer o que os outros devem fazer, sem tão pouco, nos dar conta do que nós devemos fazer.
    Mas, todo ano é a mesma coisa Jesus tem de ser adorado desta ou daquela forma no natal e no restante do ano como fica!?!
    Mas, uma coisa eu sei, o céu estava em festa quando Jesus nasceu os dos anjos tocavam e cantavam declarando aos homens o grande acontecimento. Se hoje alguns vendem mais ou menos, pouco importa, não irá mudar nada porque todos estão ganhando com isso. Agora, o importante e que as pessoas parem de adorar o “papai noel” vemos esta adoração até dentro de igrejas.
    Aquele que realmente deve ser adorado e celebrado é o Senhor Jesus.

  8. Avatar Juscelino Henrique da Fonseca disse:

    Toda semana sou muito abençoado pela Palavra através do e-mail que voces me encaminham. Quero deixar um comentario…! Aprendi que o nosso Senhor Jesus nasceu numa festa de Tabernáculo e não no fim de ano. O Imperador Constantino iniciou com estas comemorações pois queria agradar aos cristãos e aos pagãos. Existe um livro que dá muitos detalhes sobre isto, chamado Roma e Babilônia… e só mais um detalhe o Senhor Jesus pediu que nós lembrasse-mos de sua morte e não do seu nascimento. Aprendi que cada um anda na luz que tem, desde então eu e minha esposa tiramos o natal do do nosso coração´, mas não critico quem o faz
    Eu peço que Deus continue abençoando o vosso
    Ministério. No Amor de Cristo Jesus um 2010 cheio do Espirito Santo.

  9. Avatar clorinete disse:

    essa mensagem traz aos corações a vontade de refletirmos mesmo pq verdadeiramente não estamos celebrando o aniversário de JESUS que é o dono da festa, mas estamos procurando deixar de lado esta oportunidade de evangelizar; e nos envolvendo com as obras da carne satisfazendo a vontade do inimigo de nossas almas.

  10. Avatar Edilmar disse:

    Prezado Paulo maurício, achei bem interessante a reflexão em seu artigo sobre as ostentações do mundo cristão em torno do natal.
    Mas para além disso vejo algo mais grave que essas festanças.
    Penso e a bíblia me confirma que o natal é a maior mentira que os cristãos vivem. Ver-se a hipocrisia no seu ápice, o esbanjo de dinheiro, comida, roupas, a injustiça, enquanto que isso nada tem a ver com o Evangelho de Cristo cuja simplicidade marca a singeleza do amor divino.
    É o próprio Evangelho que me confirma o que estou dizendo porque sendo Ele a verdade, não faz em nenhum momento menção da mentira que se vive dia 24 e 25 de dezembro.
    Por isso julgo louvável sua iniciativa em refletir criticamente sobre as nossas atitudes no perído da mentira natalina.
    Como cristão respeito os irmãos que festejam, contudo, me recuso a gastar meu tempo, meu dinheiro ou qualquer outra coisa com uma mentira que os homens inventaram para explorar os outros em nome de Cristo.
    Prefiro a celebração cotidiana do Cristo se fazendo presente em minha vida a essas confraternizações onde supostamente se celebra o Seu nascimento.
    O Cristo que nasceu na simplicidade de uma manjedoura não registrou essa data. Interessante que este mesmo menino que nos foi dado é o Deus que se fez homem e morreu em nosso favor. Não obstante, a data de sua morte sim foi registrada, para que todos rememorássemos o seu amor expresso na Cruz.
    Um abraço e desculpe o tom (se parecer) agressivo de minhas palavras. Feliz ano novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *