Mário Fernandez

Memorial Secreto

“Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar em que, parados, pousaram os pés os sacerdotes que levavam a arca da Aliança; e ali estão até ao dia de hoje.” (Josué 4:9 ARA)

Nunca entendi o motivo de colocar pedras no meio de um rio. Há poucas semanas estive em um grande congresso onde ouvi uma ministração sobre isso que muito me edificou e quero compartilhar aqui.

Edificar um altar de pedras no meio do rio, em um lugar onde nunca mais ninguém irá ver, celebra gratidão a Deus pelo que os olhos não vêem. Nossos momentos a sós com Deus são, como o nome está dizendo, a sós e com Deus. Ninguém mais está vendo, ninguém mais ficará sabendo. Mas edificamos ali um altar de adoração. Para muitos de nós, eu inclusive, nossa melhor oração de toda vida e nosso maior momento de adoração foram a sós. Ninguém nem jamais verá.

O altar no meio do rio serve para despir o ser humano da vaidade. Serve para que demonstremos a Deus que nossa adoração individual não subjugou a coletiva e nem tampouco depende de ter alguém para nos apoiar ou nos observar. É como dizer para Deus que Ele e somente Ele é importante, único merecedor do nosso sacrifício de louvor. Ninguém que eventualmente ao meu lado, quando eu não estiver só para adorar, poderá saber o quanto aquilo significa para mim.

Se isso se tornar verdade na vida de mais e mais pessoas na igreja local, eu tenho certeza que experimentaremos uma nova dimensão no relacionamento com Deus. Não porque algum rio será entulhado de pedras, mas porque as pessoas perceberão que a relação com Deus é de fato individual e não pode ser terceirizada nem distribuída. Isso é cristianismo.

Minha oração é um pedido para que de fato a cada dia mais pessoas descubram o verdadeiro valor da relação pessoal com Deus na intimidade, quando ninguém está vendo, especialmente no que se trata a oferecer a Ele adoração.

“Pai, dá-me a capacidade de estar diante de Ti em adoração nos momentos a sós, edificando a Ti um altar onde as aguas vão submergir e ninguem mais verá. Quero deixar de lado a vaidade e as aparências para te adorar em verdade.”

Mário Fernandez

13 thoughts on “Memorial Secreto

  1. Avatar Jezimiel felix disse:

    So quero agradecer a Deus por sua vida e ter lhe dado estas exortações e mensagens que tanto tem edificado muitas vida.Obrigado Sr ! Parabens Mário

  2. Avatar Sanderson Diotalevi disse:

    Bom dia Amado do Senhor
    GRAÇA e PAZ
    Que realmente sempre estejamos elevando nossa gratidão a DEUS!!!
    Inspirativa esta reflexão.
    DEUS vê o interior do nosso coração e não as nossas aparências.
    Sejamos seus adoradores.
    Um abraço
    Continua firme
    DEUS TE ABENÇOE
    Sanderson Diotalevi

  3. Avatar laureni disse:

    gosto muito de suas mensagens,ta sendo de grande valor na minha vida,muito obrigada! a paz de CRisto e ore muito por mim

  4. Avatar disse:

    Paz do Senhor!

    ” Amontoou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar em que pararam os pés dos sacerdotes que levavam a arca do pacto; e ali estão até o dia de hoje.” (Josué 4.9 João Ferreira de Almeida Atualizada)

    ” Os homens fizeram o serviço: pegaram doze pedras no meio do rio Jordão – uma para cada tribo conforme a ordem dada pelo Senhor a Josué. Levaram as pedras para o lugar onde o povo estava acampado. Com elas construíram um monumento. Além disso, Josué mandou fazer outro monumento de doze pedras no meio do rio, no lugar em que estavam parados os sacerdotes. Este monumento lá está, até o dia de hoje. Os sacerdotes que levavam a Arca ficaram parados no meio do rio, e dali não saíram enquanto não foram cumpridas as ordens dadas por Deus a Josué, por meio de Moisés. Enquanto isso o povo atravessou o leito seco do rio. Depois que todos passaram para o outro lado, o povo ficou vendo passar os sacerdotes com a Arca.” (Josué 4. 8 a 11 A BÍBLIA VIVA – Editora Mundo Cristão)

  5. Esta mensagem é como uma exortação a conhecer o Pai,
    O Filho e o Espírito Santo que são três ser com personalidade direrente; O Deus “Pai” Criador do céu e da Terra;O Filho Amor é o que veio em corpo se juntar a nós pecadores para nos trazer a Salvação e nos fazer novo ser(transformação)e o Espírito Santo ficou em nós para ser nosso companheiro e amigo . Há;como Amo este esta trindade maravilhosa.As vezes aqui escrevendo começo a meditar e perceber como preciso esta ainda mais intimo perto do Pai,porque as vezes nós saimos pelo mundo dando atenção as coisa que não nos convém e automaticamente estristecemos o nosso amigo Fiel Espírito santo. Oh Pai arrependo dos meus pecados e a Ti peço perdão genuíno, pois eu muita vezes faço o que não quero ,esquecendo de fazer o que preciso fazer dentro da lei de Deus.Oh Pai me dê força e coragem para caminhar sem pecados e em santidade com o Senhor.
    A Todos meus amigo em Cristo Jesus.
    Deus abenções.
    Giovani Machado-BH.

  6. Avatar disse:

    Paz do Senhor meu amado pastor , ainda não descobrí algo mais gostoso,mais edificante, mais verdadeiro e sobre tudo mais real que ter o privilégio de estar a sós com DEUS alelúia ! supera toda e qualquer companhia aqui na terra , pois como trapos de imudicie , miseraveis e fracassados chegamos até a ELE que nos recebe como filhos sem nos subjulgar, mas, amar e perdoar é o seu lema, e diante de nossa sinceridade receber a nossa oferta e nossa edificação de um altar que é só para ELE , glória pra sempre a ti Senhor.

  7. Avatar Pr. Ladislau disse:

    A bem da verdade as pedras foram retiradas do Rio e se tonou um memorial, é só ler todo o capítulo 4 de Josué

  8. Olá, Pr. Mário, boa noite. A Paz seja convosco.

    Eu também já tinha me perguntado o porquê dessas pedras… sua mensagem de hoje é mais uma prova de que Deus sempre soluciona as nossas dúvidas, às vezes quando até já tínhamos esquecido. O tempo dEle não é igual ao nosso mesmo… rsrsr.

    Muito legal… me edificou bastante. Também quero ser esse tipo de adoradora.

    Que Deus continue abençoando-o abundantemente, em nome de Jesus.

    Um grande abraço,

    Andrea Russar Rachel

  9. Avatar Lucileia disse:

    que abençoe nosa vidas quero adorar ao senhor incansavelmente !!!!seja adorado deus e que nos possamos sempre diminuir tirando mssm a vaidade só pra ti servi senhor!!!!!!!!!!!

  10. Avatar Marina Pinheiro disse:

    Amém, Mário.
    Benção dos céus!!!
    Eu também quero viver esse cristianismo.
    Ajuda-me ó DEUS!!!

    DEUS continue vos abençoando.

  11. Avatar Eliana Teixeira disse:

    A paz! Pastor só quero agradecer em voltar a receber seus devocionais que sempre serve de edificação para minha vida. Que o Senhor Jesus o recompense.
    abraços!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *