Mário Fernandez

Desculpas 2

“Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?” (Lucas 10:29 ARA)

Tudo começou lá com Adão, colocando em Eva a culpa pelo deslize nada sutil de comer, dentro de um imenso jardim, a única fruta que não poderia ter comido. O ser humano procura justificar-se, ou em português brasileiro bem claro e popular, arrumar desculpa. Não fui eu, fui eu mas eu não tive culpa, eu não sabia que tinha feito, eu fiz mas ninguém entende meus motivos, no meu lugar qualquer um faria – são várias e distintas as desculpas dadas pelas pessoas mediante algum erro cometido. Mas eu gostaria de atentar a um aspecto bem particular: a omissão. A desculpa por NÃO FAZER o que deveria.

Quem dá desculpa não dá resultado. Pode observar. Ou a pessoa vem contando o resultado daquilo que conseguiu, a realização, o sucesso, ou vem dando desculpa. Nunca os dois vem juntos, não são compatíveis.

O que você dirá ao Senhor no dia do julgamento final? Ok, isso não tem implicação nenhuma em salvação ou condenação, não é disso que se trata. Trata-se de ser aprovado com honrarias ou com indiferença. Trata-se de sair da prova do fogo polido ou chamuscado. Trata-se de não colocar o projeto em risco por uma margem de erro muito apertada. Trata-se de ser chamado de “servo bom e fiel”.

Tenho observado que as pessoas que se envolvem nas obras pertinentes ao Reino de Deus não são pessoas que encontram desculpa para tudo que não gostariam de fazer. Elas fazem o que podem e isso as deixa tão ocupadas que não tem tempo de reclamar e por isso podem se dar ao luxo de não se envolverem naquilo que está fora de sua paixão principal. O tempo está tomado e com o que o apaixona, não precisa dar desculpas.

Por outro lado se a criatividade dos desculpantes fosse canalizada para criar, ao invés de organizar as desculpas, a produtividade seria enorme. Quero dizer com isso que não falta capacidade para alguém que só dá desculpas de forma sistemática. Falta disposição. Eu creio que isso pode ser resolvido.

“Pai, mostra-me aquilo que está sendo impedimento para meu desempenho no Teu Reino para que eu possa superá-lo ao invés de dar desculpas.”

Mário Fernandez

16 thoughts on “Desculpas 2

  1. Eliene Reis disse:

    Desculpas é o que não falta para justificar nosso comodismo. Mas esta mensagem nos alerta para a urgência do tempo, o colocar a mão no arado, enfim, realizar a obra, obedecer a comissão que o Senhor Jesus nos confiou.
    Que Deus continue nos incentivando a prosseguirmos para atingimento do alvo que nos foi proposto.

  2. Maryanne Matter disse:

    Palavras que responderam. Muitas vezes em nossa vida bate aquele acerto de contas, uma reflecao seria e calma daquilo que fizemos ou pior do que deixamos de fazer.As pessoas que sao auto criticas e exigentes consigo mesmo, como eu, sabem o que isso significa.Ainda bem que na hora de dar a ultima resposta e levantar a cabeca e agir , a voz do Senhor ganha e Ela sempre vai resultar em uma acao ou ato construtivo e produtivo.Quanto de nossas forcas, energias e de nossos anos de vida estariam poupados se aprendessemos a dar sempre a razao ao Pai…..Parece um pouco melancolico a minha reflexao de hoje, mas amados estou relatando de mim mesma e da grande misericordia de um Deus que sempre nos leva a comprender a vida e as atitudes de uma maneira diferente, a vizao de Deus para seu povo è como a de uma aguia, voa e esta bem alto, ampliada.Lamento que tantos denominados Cristaos, assim como eu as vezes nao entendemos o que esta acontecendo, Deus me fala, obedecer è melhor que sacrificar e a fè nao è algo que podemos entender, ela existe para ser posta em pratica em acoes que beneficiem o outro e que proclame a presenca verdadeira do poder de Deus. Senhor nos ajuda nessa caminhada, precisamos de ti. Maryanne Matter

  3. Marcelo G. Mendonça disse:

    Creio que desculpas pertencen ao mundo,são as desculpas que não nos deixam crescer espiritualmente no Reino de DEUS PAI,porque nela não existe arrependimento,e sim um jeito de contornar o erro cometido.
    Quando erramos,nos desculpamos e as vezes jogamos a nossa culpa em outras pessoas inocentes para asssim nos livrarmos da repreenção vindoura.
    Agora,quando se fala em Perdão,ai sim,existe arrependimento,para que possamos sim,assumir nossas culpas sem prejudicar outras pessoas.
    Creio que na palavra de DEUS não existe a palavra “desculpa” e sim a palavra “Perdão”, que nos leva ao arrependimento,e que faz nos sentirmos leve e sem acusação sobre nós.

  4. Querido irmão, sei bem do que você está falando. Só Deus sabe o quanto relutei em trabalhar para o seu reino, obedecendo a Sua vontade.

    Entretanto, quero ressaltar que não creio em salvação sem obras, pois salvação requer arrependimento e as obras são sinal de arrependimento. Se alguém se diz cristão e não tem obras, é porque ainda não amadureceu a fé ou não se converteu realmente.

    Podemos julgar a qualidade destas obras, se elas são sólidas ou não, se elas foram feitas com zelo ou de qualquer maneira.

    Tendemos realmente a procrastinar a realização daquilo que Deus nos manda fazer, seja por nos julgarmos incapazes ou por indolência mesmo.

  5. Gisele disse:

    DEPOIS DESSA MENSAGEM DESCOBRI O QUANTO EU DAVA DESCULPA PR NÃO FAZER O QUE DEUS ME CONFIAVA.
    A DESCULPA QUE NÃO ERA SO EU QUE DEVERIA FAZER AS COISAS, QUE FEIO ISSO É DESCULPA DAS BRABAS, AGORA SEI QUE SE DEUS MANDOU EU FAZER NÃO IMPORTA QUANTOS MEMBROS TEM EU TENHO QUE FAZER COM AMOR.
    MUITO OBRIGADO, A PAZ DO SENHOR JESUS.

  6. patricia codo disse:

    Sabe, fiquei pensando em tantas que foram as vezes que pus a mão no arado, e já se vão tantos anos de crente e igreja, nos mais servi ao reino (mas não o único lugar, porque no dia a dia tambem há momentos para testemunharmos de Jesus, orarmos e trabalharmos de outras formas). Então agradeci por ter sido uma pessoa que sempre, desde menina, trabalhei com meus talentos e participei dos trabalhadores da seara do Rei. Hoje, fico mais na retaguarda, na oração, leitura da Palavra e bons autores, e continuo a cantar na igreja. Isso faz com que eu me sinta útil e alegre, parte de um Reino Eterno, e que quando eu chegar lá, mesmo que hoje “mais devagar”, terei cumprido os propósitos da minha vida (dados por Deus). É isso que espero que o Senhor também ache de mim.

  7. Rui Manuel Fernandes TenTem Vieira disse:

    Não querendo polimizar, mas avaliando alguns fatos do porque das “desculpas” e outros tantos atos que deixamos o nosso inconsciente e ou mesmo nossos atos espôntaneos de não encarar e expor erros em certas condutas.Que carecem de maior abordagem, tanto do quesito pesquisa quanto ao desconhecimento da causa .

  8. Esta questão das desculpas, apesar deste texto estar focando mais o plano espiritual, no plano material não é muito diferente, principalmente em ambientes corporativos. É incrivel são pedidos de desculpas associados a pessoas que não produzem resultados profissionais, inclusive pedidos de desculpas antecipadas por prejudicar o seu próximo.
    Parabéns pelo artigo.

  9. Zaneti disse:

    Pai, ajuda-me, pois quero sair “polida” para honra e glória do Seu Santo Nome.

  10. Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor é difícil fazer a vontade de Deus Pai, de seguir os passos do Senhor Jesus, mas ainda bem que é Ele quem faz por nós, pois se fosse feito por nós e com nossa força seria motivo de orgulho e vanglória, e por isso mesmo é que o Senhor Jesus(Lucas 17:9 Porventura agradecerá ao servo, porque este fez o que lhe foi mandado?
    10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer.) e até mesmo no cumprir de toda lei citada no livro de Êxodo nós todos falhamos, como instrui nosso Deus em Êx. 19:5 Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra;
    Mas graças a Deus que nos deu seu Filho Unigênito, Jesus Cristo que por amor, cumpriu toda lei, se fazendo maldito em nosso lugar, para ressuscitar ao terceiro dia, subir aos céus para sua glória e poder que sempre foi, é e sempre será seu.

    Temos o consolo que é servir ao Senhor em novidade de vida com amor pelas almas e pregar o evangelho:
    Filemom 1:10 sim, rogo-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões;
    11 o qual outrora te foi inútil, mas agora a ti e a mim é muito útil;
    12 eu to torno a enviar, a ele que é o meu próprio coração.
    13 Eu bem quisera retê-lo comigo, para que em teu lugar me servisse nas prisões do evangelho;
    14 mas sem o teu consentimento nada quis fazer, para que o teu benefício não fosse como por força, mas, sim, espontâneo.

  11. Gisele disse:

    MAIS UMA VEZ SO BENÇÃO!!!!
    MUITAS VEZES EU MESMA DEI DESCULPAS PARA A OBRA DO SENHOR.
    QUE FEIO, PARE E REFLETI COM ESTA MENSAGEM.
    DE HOJE EM DIANTE NÃO VOU DAR DESCULPA PARA POR A MÃO NO ARADO.
    OBRIGADO POR TUDO.
    ESTAS MENSAGENS ME AJUDAM A CRESCER ESPIRITUALMENTE.

  12. Ednardo Morais disse:

    As desculpas tem sido um dos maiores impedimentos para não assumirmos nossa posição na batalha espiritual. Fico sempre a pensar no servo que tinha apenas um talento e enterrrou e veio com desculpas as quais lhe condenaram: Pior esse foi lançado fora sem direito a nada. Mas hoje pela graça de Deus podemos pedir perdão e seremos recebidos como filhos amados. Amem!

  13. disse:

    OLA, TAMBEM CONCORDO.. QUANDO A GENTE QUER FAZER ALGO PARA JESUS A GENTE CONSEGUE.. O PROBLEMA.. SAO SEMPRE OS PERCALÇOS DA VIDA E OS INPECILHOS QUE AS VEZES NAO DEIXAM A GENTE PROSSEGUIR NAQUILO QUE É MAIS PRECIOSO EM NOSSAS VIDAS.. NOSSA VIDA ESPRITURAL.. POIS HOJE SO PENSAMOS EM VIDA MATERIAL. E NOS ESQUECEMOS QE TEMOS UM ESPIRITO PARA CUIDAR.. E CUIDAR TAMBEM DE OUTRAS PESSOAS QUE ESTAO LA FORA MORRENDO SEM CRSTO.. BEIJOS. ALINE RICCIO..

  14. MATEUS disse:

    Não iria comentar… como outras vezes… talvez arranjar uma desculpa interior; para que comentar?. Bem esta mensagem DESCULPAS 2, me mostra bem isso, quantas vezes Deus nos dá algo e mentalizamos uma desculpa interna, para que? por que eu?, e deixamos a oportunidade que Deus nos dá passar como o vento passa em nosso rosto, Eu particularmente queria ACORDAR desta preguiça, desta falta de compromisso com a vida que Deus nos deu, destas situações mornas, e parar de arranjar desculpas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *