Mário Fernandez

Beijar os Pais

“Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.” (1 Reis 19:20 ARA)

Elias é um personagem a quem eu muito admiro. Além de ter sido um profeta poderosamente usado por Deus em tempos difíceis, fez algo que poucos hoje estão investindo: preparou seu sucessor, que aliás, fez o dobro de sinais e prodígios do que ele. Mas nada é por acaso e Eliseu foi escolhido pelo Senhor.

Eliseu no momento de sua chamada para ser o profeta sucessor de Elias fez um último gesto, de uma nobreza elevada, em relação à sua familia. O próprio versículo nos mostra Elias dizendo a Eliseu que ele sabia o que estava acontecendo. Era uma viagem só de ida, sem expectativa alguma de retorno. Eliseu vai beijar seus pais para se despedir deles, para honrá-los e provavelmente (creio eu, o texto não diz) para lhes explicar o que se passava e lograr sua aprovação e bênção. Um gesto aparentemente sentimental, mas de uma beleza ímpar.

Quando Eliseu faz isso me ensina que não adianta fazer uma coisa boa e certa, de forma e no momento correto, abandonando outras obrigações. O fato dele ir para o ministério profético não significava que ele podia esquecer de seus pais. Se ele estava arando a terra é porque era adulto suficiente para isso e ao mesmo tempo, participava do sustento da casa com seu trabalho. Temos de aprender com Eliseu que o que está estabelecido precisa ser feito e honrar pai e mãe é mandamento.

Notemos ainda que há um aspecto sutil de liberalidade, pois a vida de profeta na época não era moleza. Em casa certamente seria mais cômodo. Mas nem por isso os pais poderiam ser esquecidos.

Quantas vezes nós aqui séculos depois temos deixado nossos pais de lado? E se tomarmos Deus como nosso Pai Celestial, quantas vezes saindo fazendo o que queremos e nem os beijamos na saída? Vale a reflexão.

“Senhor, eu quero cumprir com todas as minhas obrigações perante Tua Palavra, mesmo quando elas parecerem sem importância. Ensina-me e me ajuda a fazer como Eliseu.”

Mário Fernandez

8 thoughts on “Beijar os Pais

  1. Avatar Fernando Pacheco disse:

    Parabéns pela linda mensagem irmão Mário!

    No meu lar, onde sou pai de duas lindas crianças, tanto ao sair, como ao chegar, ir até a presença de meus filhos e beijá-los, ou o que ocorre na maioria das vezes, ao chegar em casa, eles correrem para me beijar, assim também como ocorre com a minha esposa.
    É um dos bons costumes, que toda família tem que se esforçar em praticar, eu não tive isto na minha infância e adolescência e não culpo os meus pais e nem ninguém.
    Este é um tema tão profundo, que envolve diretamente na formação do caráter e personalidade de um indivíduo e que mergulhar nos detalhes aqui, causaria um certo descompasso com a finalidade deste.
    Gostaria muito que o irmão apresentasse este pedido em oração e que vou fazer neste momento é que disponibilize uma seção, onde seja possível que as pessoas possam compartilhar questões de cunho familiar e poderem assim receber também um pouco mais de conhecimento sobre o que Deus tem apresentado na sua palavra e que muitos ainda não enxergaram.
    Deus o abençoe meu irmão!
    Fernando

  2. Olá amigo Mário Fernandez, a respeito do comentário beijar os pais que é muito relevante. Quem vive no mundo sem conhecer a verdade de Deus é muito comum não conhecer o verdadeiro Amor e muito menos amar ao seu próximo. Os nossos Pais não conseguem passar ou ensinar sobre este Amor de Deus ,por isto muitos vive num mundosem sentido. Mas no meu caso Deus me resgatou a tempo para que eu fosse liberto das trevas para a Luz, somente assim pude conhecer o verdadeiro Amor e me envolver. Graças à Deus com isto aprendir a abraçar meus Pais e a beija-lo ao menos em dias comemorativos e agora com mais constância. Glória à Deus.Infelismente muito não sabe que um simples gesto de beijar há grande significância e honra a quem recebe. Vamos aprender a doar um pouco de nosso amor ao próximo.
    Paz do Senhor!
    Giovani Machado-BH.

  3. Prezado Matos,

    Você pode usar as nossas mensagens nos informativos da sua igreja sem problemas. Pedimos apenas que mencione o nome do autor e o endereço do site.

    Abraços,

    Vinicios Torres
    ICHTUS Webmaster

  4. Avatar FRANKLIN X. TOLEDO disse:

    Tenho acompanhado suas mensagens, são bem elaboradas. e ungidas . No seminário, ensinavam que o pregador deve saber quando sua mensagem terminou! E ficar cansando o auditório!

    Gostaria que você escrevesse algum sermão sobre este principado que tem destruido vidas ´através do KRAK.

  5. Avatar Elisah disse:

    Shalom!

    Concordo com você.
    Ainda bem, que amei e honrei meus pais que hoje se encontram na glória com Jesus.

    Bom, devo confessar que isso só foi possível depois de minha conversão no ano de 1997.

    Deu tempo! Obrigada yeshuah!

    Shalom Aleichem!

  6. Avatar Belmiro Junior disse:

    Mário, parabéns pela mensagem abençoadora.
    Tenho o hábito de beijar meus pais mas passarei a faze-lo diferente….
    Deus o abençoe.

  7. Avatar J.Matos disse:

    Caro irmão
    ao ler essa reflexão fui despertado ainda mais para dar honra aos nossos ‘genitores’. Já não os tenho em vida, mas, sou avô e tentarei passar isso para o meu netinho, de 5 anos!
    Fui impactado, por uma verdade tão presente!
    Solicito autorização para usar no Informativo da Igreja onde congrego e do qual sou o editor.
    Abração a todos!

  8. Avatar Gisele disse:

    MEUS PAIS SÃO FALECIDOS, MAIS ME ARREPENDO POIS EU NÃO CONHECIA JESUS E MUITAS VEZES DEIXEI DE HONRA-LO.
    QUEM TEM SEUS PAIS HONRE PARA NÃO SE ARREPENDER COMO EU.
    MUITO OBRIGADO, DEUS ABENÇOE CADA DIA MAIS E MAIS ESTE MINISTÉRIO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *