Mário Fernandez

Pelo Esgoto

“Davi, naquele dia, mandou dizer: Todo o que está disposto a ferir os jebuseus suba pelo canal subterrâneo e fira os cegos e os coxos, a quem a alma de Davi aborrece. (Por isso, se diz: Nem cego nem coxo entrará na casa.)” (2 Samuel 5:8 ARA)

Eu gosto de aprender as coisas com quem acerta e acho que todo mundo é assim. Se for pra ter aulas, quero um professor experiente e bem sucedido naquele assunto. Se for para ter um líder, quero alguém que me inspire a melhorar. Davi me dá bom exemplo em muitas coisas, ainda que nem tanto em outras. Neste caso específico o grande exemplo veio de seus soldados.

Um homem preparado para a batalha tem seu orgulho, isso é inegável. Qualquer militar ativo pode atestar isso, existe o orgulho de usar aquela farda, de portar aquelas armas, de ter aquele tal treinamento. Admiro isso, ainda que nunca tenha sido militar, mas acho realmente bonito a organização, a hierarquia, a carreira. Agora imagine invadir uma cidade pelo esgoto. Isso mais ou menos em 1.000 AC. Meu querido, deve ter sido um golpe no ego.

Mas ainda assim os soldados se dispuseram a rastejar pelos canais subterrâneos, atacando aquela cidade para conquistar a vitória para seu comandante. Meu querido leitor: se Jesus de Nazaré é seu comandante, você está disposto a rastejar na lama (ou coisa pior) para conquistar uma vitória? Mesmo que não faça sentido para sua cabeça e coração, desde que seja uma ordem clara?

Eu pensei que estaria mais preparado, mas quando chegou minha hora de obedecer vacilei. Tenho lutado para obedecer. O esgoto fede, é sujo e nestas horas eu lembro de tudo que aprendi sobre bactérias e fungos. Me esqueço que inclusive eu produzo este mesmo material que está no esgoto, portanto não me é tão estranho assim. Estou obedecendo, mas não está fácil. Só que sem passar pelo esgoto eu não vou invadir o terreno inimigo e portanto não vou vencer.

Acho que dá para refletir um pouco…

Pai, eu não quero ser hipócrita. Minha tendência é ser muito obediente quando me agrada, mas nem tanto quando cheira mal. Fortalece-me para que eu seja totalmente obediente.

Mário Fernandez

16 thoughts on “Pelo Esgoto

  1. Avatar Obertal Guimaraes disse:

    Na verdade, todos nós temos medo de andar no esgoto, alias o simples fato de andar no escuro e não saber o que há logo a frente nos causa pavor….entrar no terreno inimigo então…pior…pois saimos do esgoto relativamente fracos. Temos é que confiar completamente em DEUS, nas escrituras e tudo que nos “de graça” e pela misericordia é nos dado todos os dias.
    A PAZ e confiança em DEUS á todos os irmãos de fé.

  2. Avatar Maryanne Matter disse:

    Muito impactante esta mensagem. Quantos estao de nos cristaos interessados realmente que o inimigo recuo ou que ele saia de onde esta ? Tudo isso pela obra verdadeira do evangelho de Jesus Cristo? Tenho observado nos meus poucos anos de crista que a maioria das pesoas desejam cargos onde estejam sendo visto, alimento para o ego, desculpe me a franqueza, mas na hora de arregacar as mangas e pisar o lodo, correr pelo sol quente do terreno do inimigo muitos dizem… Esse nao è meu ministerio…. Muito triste isso acontecer no meio do povo de Deus. Eu mesmo ja tive esse experiencia quando participava de uma determinada denominacao e era lider de uma celula, quando tinhamos evangelizacao na igreja, eu saia com folhetos e convites para a Hauptbanhof, estacao central de Zürich e Deus me implusionava a falar para determinadas pessoas sobre o evento e sobre Jesus, o mais impactante è que nunca consegui encontrar dentro de minha celula e ate de meus lideres alguem que estivesse disposto a vir comigo,que tristeza amados num Pais tao prospero como a Suica è, o povo de Deus esta tao acomodado em suas bonancas… Nao falo tal coisa como para ser tropeco aos amados, pois a fidelidade de Deus esta sempre comigo e nunca Ele me deixou sozinha, sempre o Espirito Santo me levou as pessoas certas de coracoes vazios e ansiando por Salvacao, muitos foram os que se converteram, recebo ate hoje testemunhos dessas pessoas e isso è que vale à pena com Jesus na frente de nossa vida nao tem impecilhios, Ele remove as montanhas.Glorias à Deus por obreiros, pastores, homens e mulheres que amam o seu Deus em espirito e em verdade. Pois aquele que ama quer e precisa declarar o seu amor. Eu sei que Jesus me ama quero aprender mais e mais a tambem ama-lo, Ele merece.
    Maryanne Matter

  3. Avatar Roberto disse:

    Irmã Isabel,
    Partilhe esta experiência que vc teve com seus familiares também da mesma forma que te receberam com seu esposo ainda que não os recebesse assim. Faça melhor ainda com uma diferença nos gestos e palavras e assim você verá que darão glórias a Deus pelas tuas palavras e atitudes que vão fazer toda a direfença.
    Com Carinho!

  4. Avatar Roberto disse:

    Amigos,
    Esta reflexão fez mes ver o quanto pode custar ou porque não dizer : Se obediente tem um preço incalculável. Para fazermos a vontade do Pai no mínimo obedecendo muitas vezes nos diminui, nos humilha, nos faz descer, descer até onde nunca pensavámos ser rebaixados contra a nossa vontade claro! Mas, em nome do Amor a Ele nos anulamos a tal ponto e muitas vezes pode ir até mais. Porque não há poder maior que o Amor e é este que nos leva a tal pnto por amor a Jesus Cristo que nos amou primeiro sendo nos o que éramos que cada um sabe de sí. Certo é que sei que estou muito a quem desga postura de humildade. Que Deus nos ajude a ser obedicente com Jesus que foi obediente até morte e morte de cruz!
    Abraço a todos

  5. Avatar Isabel Melo disse:

    Ontem mesmo tive uma experiencia neste sentido, fomos visitar uns parentes de meu marido, tao perto de nossa casa e tao longe do “nosso mundo”. Gente hospitaleira, simples,comida farta, come quem chegar e com muita alegria, porém , palavroes, bebidas, brincadeiras e risos diante dos palavriados. E agora ? Como agir? Tanta hospitalidade, tanta simplicidade que nao encontramos em muitos lares “verdadeiramente”cristãos. Confesso que fiquei confusa e estou até agora. Daqui a alguns dias todos eles irão a nossa casa…preciso de um conselho…

  6. Amado Irmão,
    Estou recebendo suas msgs e elas são profundas dentro da singeleza que Jesus ensinou aos Seus discípulos.Admiro pessoas como vc, porque mesmo nas dificuldades focalizam o Deus grandioso que nós temos.Parabéns!Acabo de adquirir “A arte de viver prosperamente” e pretendo aplicá-lo na Congregação que dirijo.A paz e a graça do Senhor Jesus, para si e os seus.

  7. Avatar giovani b. castilhos disse:

    A paz do Senhor a todos! parabéns mario e vinicius, pelo seu lindo trabalho, que tanto nos edifica, e nos estimula a buscarmos servir ao nosso Deus com humildade e sinceridade de coração. vocês, vocês não! o Senhor sempre nos envia através de vocês queridos; uma palavra
    com simpliciade, profundidade e a sua preciósa unção. que faz toda a diferença nas vidas de quem a recebem. continuem com este ministério queridos; na força e na graça do nosso Deus. jl. 3:14 e mt. 9:37,38. Deus vos abençoe, guarde, prospére e alegre seus corações.
    seu irmão: giovani de porto alegre

  8. Avatar Marcelo Gomes de Mendonça disse:

    Muito interessante essa passagem de Davi entre muitas outras,homen de DEUS.
    Vejo que essa estratégia que ele estabeleceu,foi por ele e para ele naquele momento de extrema nescecidade de invasão.
    Trasendo para hoje, serve para mostrar que quando se quer atingir um objetivo,temos que enfrentar as dificuldades de vida com estratégias,para que possamos vencer nossos inimigos antes que eles nos vençam.
    Ele foi um grande lider naquela época,e ele sabia ser estratégico e ter um bom exercito de homens valentes.

  9. Avatar clorinete disse:

    prezado pastor. Essa msg de hoje foi profunda;pois nós muitas vezes nem seuqer queremos pizar na lama quanto mais passar pelo esgoto para alcansarmos a vitória. Davi era um comandante cheio de estrategia e que suas estrategias sempre davam certo embora como esta ter que passar pelo esgoto.Mas nós sempre queremos vencer uma batalha sem nem sequer pensar em lutar para vencer.já passei por uma experiencia onde tive que lutar muito talvez tenha passado por algo semelhante ao esgoto, mas estou certa de minha vitória.Que Deus nos ajude a vencer as batalhas. fique na paz

  10. Avatar disse:

    o artigo é ótimo, sem dúvida, mas gostaria de dar uma palavrinha ao QUESTIONAMENTO :

    a) ÓTIMO ter sido divulgado: outros podem concordar,
    opinar _ e assim ‘tomar o pulso ‘ dos leitores.

    b) posso dar minha opinião:
    i) para mim é ÓTIMO ter mensagens em CD e DVD :posso conhecer quando não estiver presente e ainda _ repartir a mensagem com outros
    ii) o mundo oferece a alto custo tudo o que de bom e de ruim _ tem a oferecer , e ninguém reclama:mesmo sendo propaganda enganosa e prejudicial Á SAÚDE, à moral, aos bons costumes…
    iii) só compra quem quer : não é condição para continuar recebendo os e mail’s 🙂

  11. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor, mais um tema que mexe profundamente, e com essa leitura imaginei um servo do Senhor em frente a um motel distribuindo mensagens e ou pregando o Evangelho aos que ali entram(que nem sempre são pessoas casadas, amantes ou mesmo, prostitutas)e que estas pessoas realmente carecem das misericórdias de Deus. Embora a palavra diga para não nos associarmos com pecadores, o Senhor Jesus Cristo aqui esteve com pecadores dos mais diferentes tipos inclusive prostitutas e demostrou todo amor e zelo pelas almas que se arrastavam nesse lamaçal de predição. Hoje mesmo chegou um que ao me abordar disse-me que Satanás era muito sagaz, e ao me mostrar seu pescoço com uma mancha de sangue coalhado depois de uma noitada fora de casa com uma, e que não falou com sua esposa ao sair por trabalho, com medo de que ela visse.
    Disse-lhe que o homem sem Deus só sabe fazer uma coisa: que é pecar e que é a melhor coisa embora o fim seja trágico. Principalmente que ele já conheceu a palavra e que melhor fosse nunca ter conhecido(2 Pedro 2:21-22), pois havia abandonado o mundo e as coisas do mundo e agora volta, como se um cão ao seu vômito e que se ele não tomasse uma decisão séria o Senhor iria permitir que se enlaçasse mais ainda, pois não pode negar-lhe o livre arbítrio.

  12. Avatar Ana disse:

    Fantástica suas mensagens . É realmente para nossa reflexão quanto ao nosso viver. Mandem sempre eu amo essas mensagens . Tenho aprendido. Orem muito por mim . Fiquem na Paz

  13. Avatar Geandre disse:

    é realmente quando recebemos uma proposta do tipo (ou você quer ser missionário nos estados unidos chega la vai ter uma casa um carro para te auxiliar), nossa isso veio de Deus para mim “emboras que isso pode acontecer”, mais quando vemos uma proposta do tipo (ou você quer ser missionário na china, os irmãos de la estão morrendo por professar sua fé em Jesus), ai ai ai eu vo ora pedir confirmação de Deus, em fim coloco vários obstáculos para que eu não possa ir. Realmente nossa condição humana embora não pode ser usada como desculpas, é covarde quando pedem para que agente se arraste pelo esgoto.

  14. Avatar disse:

    Pois é pastor….

    disposição para ir no profundo….seja nas águas claras que sobem do tornozelo aos joelhos, como no esgoto, para crer com consistência, tanto no dia bom , como no dia mau, que Deus permanece sendo Deus eternamente!!Sem a experiência, não temos como ser aprovados para a vida espiritual, que requer aprovação prática e não teológica, não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *