Vinicios Torres

Mente Preguiçosa Gera Imaturidade

“Quanto a isso, temos muito que dizer coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. ” (Hebreus 5.11)

O Livro de Hebreus é um dos meus preferidos no Novo Testamento por se tratar de um livro de ensinamentos essenciais para o embasamento de nossa fé, em vários aspectos que fazem ligação do Antigo Testamento com o Novo Testamento. No trecho do capítulo 5:11-14, o autor fala que não tem condições de continuar falando do assunto em pauta, pois são “coisas difíceis de explicar” e que não havia interesse deles nem capacidade para entender tal assunto.

A justificativa do autor é que seus ouvintes não haviam progredido no conhecimento de Cristo de maneira deliberada tornando-se “lentos parta aprender”. A frase significa não que eles diminuíram a velocidade do aprendizado, mas que se tornaram preguiçosos para aprender. A consequência dessa atitude é que eles eram imaturos e não estavam em condições de ouvir e interpretar os aspectos espirituais do ensinamento bíblico.

Tenho me deparado constantemente com pessoas que repetem a atitude dos leitores primários de Hebreus ainda hoje. Pessoas que já contabilizam vários anos de fé e envolvimento na igreja, mas que parecem meninos nas emoções e no caráter. Pessoas que não conseguem ser contrariados ou exortados que logo reagem com reclamações ou atitudes evasivas.

O mesmo Texto, contudo, também dá a receita para que isso não aconteça. No verso 14, diz que os “adultos” comem “alimentos sólidos” e que, pelo exercício constante (dos princípios “elementares” da Palavra), tornam-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. Os que assim agem de maneira deliberada o fazem! A maturidade é para os crentes, mas alguns só querem alimentar-se de “leite” por toda a vida.

A maturidade é para os que desejam ser frutíferos e não para aqueles que só desejam ser alimentados. Não sejamos imaturos nem resistentes em crescer! “Deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade” (Hb 6.1 ).

Pr. Paulo Lomba

20 thoughts on “Mente Preguiçosa Gera Imaturidade

  1. Avatar Pr Sinelson disse:

    Essas devocionais têm acrescentado muito aos meus dias. Têm palavras que mudam o meu dia. Deus os abençoe. Obrigado pelo seu compromisso.

  2. Avatar Marcelo Eurico Lourenço disse:

    Primeiramente agradeço a Deus pela vida daqueles que como vcs usam instrumentos poderosos como a internet para levar conhecimento das Escrituras. Tenho lido todos os estudos que me são mandados e digo que tenho aprendido muito; é verdade que muitos de nós, servos de Deus, temos mantido nossa mente na comodidade ou como diz Hebreus, só no leitinho. A Bíblia diz que devemos ter a mente de Cristo e certamente não nos conformarmos com este mundo e suas ofertas. Continuo desejando ardentemente que Deus os abençoe grandemente. Paz do Senhor.
    Marcelo Lourenço (diácono na Igreja Ev. Pent. O Brasil P/ Cristo)

  3. Avatar Alex Brito disse:

    é… infelizmente existem muitos “marmanjos” na fé, que só querem receber leitinho na boca, mas quando é pra se engolir uma comida mais forte, sai choramingando pelos cantos. Parabéns pela matéria.

  4. Avatar Joel Souza David disse:

    Gosto muito de receber estas mensagem, elas edifica nossas vidas muito obrigado

  5. Avatar Nerita A. Silveira disse:

    Gostei tanto da mensagem que tomei a liberdade de usá-la no site da minha igreja, colocando, é claro de onde tirei. Espero que não se importe. Creio que poderá servir para edificar àqueles que lerem. Obrigada

  6. Avatar delcides disse:

    gosto muito deste saite pois sao poucos os saites evangelicos portanto este trabalho tem que continuar e semple melhorar.
    quero deixar um pedido para vcs deixarem algumas notificaçoes para pregaçoes alguns titulos , imagino que seria uma benção.

  7. Avatar Maryanne Matter disse:

    Palavra de Deus, glorias por tao eficiente ensino. Tambem tenho me deparado com muitas pessoas assim, alias tenho vista as vezes mais humildade e dedicacao e misericordia em pessoas que nao sao denominadas crentes do que no meio de muitos cristaos que eu conheco. Deus tem me ensinado no decorrer de minha vida que seremos todos responsabilizados por nossas acoes e que pelo poder da experiencia com Deus e sua palavra Ele tem me levado a nao reagir tao rapido emocionalmente ou em minha defesa propria, mas esse processo foi para mim muito dificel de aprender por ser uma pessoa naturalmente falando de temperamento calado e passivo e pro ter em minha mente sempre desde ciranca que a misericordia nos abre muitas chances de recomecar, tenho tratado muitas vezes em meu viver com pessoas fruatadas e amargas por terem sempre tentado e jogado nos outros seus problemas e dificuldades. Deus me ensinou que è na sua cruz que eu encontro resposta e forcas para vencer minhas fraquezas e nao nas pessoas que estao ao meu caminho.O espirito Santo muito cedo me exortou que arvore sem fruto nao presta para nada, os frutos do Espirito Santo sao reais e possiveis de se alcancar, basta crer e se dixar moldar, mas o que acontece com muitos de nos cristaos è que ficamos na superficie da fè, achando enganadamente que poderemos ver o Pai sem sermos transformados, nao nos enganemos ter uma religoao è muito facil, intimidade com Deus envolve compromisso e abidicacao. Muitos confudim o operar de Deus com os dons minitrais para sua igreja com o carater de Cristo que deve ser real em nossas vidas, nao basta ser usado por Deus para ter sua aprovacao, muitos exemplos temos na palavra de Deus, Deus usa quem Ele quer e as vezes quem esta disponivel, carater transformado è outro assunto, implica viver nao mais na carne e seus anseios mas no centro da vontade e plano de Deus para sua vida. Tambem estou caminhando e buscando e me adaptando ao que Deus quer fazer comigo, doi muito as vezes mas o efeito è melhor que o tratado. Glorias à Deus. Espirito Santo paciencia e misericordia.Maryanne Matter

  8. Avatar Jezimiel felix disse:

    Realmente ainda hoje existe crentes que parece não ter sido usado pelo ESPIRITO SANTO e passam a vida sem desenvolver, com isso qualquer vento o abalo ,são verdadeiros crentes abelhas que se espantam com qualquer fumaça que apareça em sua frente. Senhor dá-nos capacidade de ler e entender a tua palavra todos os dias.

  9. Avatar Elisah Ferraro disse:

    Shalom!

    Não tenho muito tempo que aceitei a Jesus, mas já deu para perceber essa preguiça espiritual em muitos crentes antigos, desculpe pastor, mas chegam a ser crentes retardados espiritualmente.

    Que Deus me guarde dessas coisas!

    Shalom! Abraço a todos!

  10. Realmente, nossas igrejas ainda estão cheias destas eternas crianças da fé, pessoas meramente religiosas, que não entenderam ainda que o propósito do Evangelho é o seu crescimento em Cristo.

  11. Avatar disse:

    Obrigado por sempre enviar mensagens que edificam. Esta palavra eu meditarei para uma reunião de célula que tenho hoje a noite. Um abraço!

  12. Avatar Valci Gonçalves de Oliveira disse:

    Complementando: Existe um ditado popular que expressa o seguinte:”Mente vazia, oficina do diabo”, é um convite para exercício de vida cristã, não devemos deixar nossa mente vazia, desta forma, é como se fosse um complemento para as palavras do querido pastor.

  13. Avatar Enésia disse:

    A PAZ DO SENHOR JESUS,

    Gosto muito de seus artigos, porque são bem objetivo e me ensina tambem.
    Observamos que uma boa parte do povo de Deus, não gosta de lê e meditar na Biblía, apenas escuta a pregação dos líderes e pregadores, sem se preocupar se realmente está dentro do proposito de Deus. por isso há tanta fraqueza espiritual, por falta de conhecimento da Palavra de Deus.
    que Deus abençoe o irmão e continue enriquecendo o nosso conhecimento.

  14. Avatar Valci Gonçalves de Oliveira disse:

    Existe um ditado popular que expressa o seguinte:”Mente vazia, oficina do diabo”, é um convite para exercício de vida cristã, e para mim, funciona como um complemento para as palavras escritas na mensagem do querido pastor.

  15. Avatar Bruno dos Santos disse:

    Muito oportuno/abençoador este comentário.Está lincado com as palavras de Jesus ” O meu povo sofre por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus”
    Sugiro para q todos os líderes de pequenos grupos distribuam entre os seus participantes uma xerox deste comentário para a edificação de muitos.
    No Amor de Cristo,
    Bruno

  16. Avatar João Azevedo disse:

    Amados irmãos

    Que o nosso Deus continue vos dando sabedoria e discernimento, pois essas mensagens fazem com que o nosso dia seja mais alegre, feliz e abençoado.

    Estou orando por vossas vidas…

    Shalon

  17. Avatar Alexandre disse:

    Pr. sou diretor de escola adventista, tenho formação em Pedagogia, administração escolar e estou concluindo um curso de extensão em teologia. Embora tenha farto material para estudos, gosto de seus artigos pois são objetivos e diretos e me oferecem grandes idéias para meus sermões.
    Parabéns.
    Alexandre, 40 anos – Viamão RS

  18. Avatar Gisele disse:

    A PAZ DO SENHOR!!MUITAS VEZES QUEREMOS SER ADULTOS, MAIS QAUNDO FALAMOS DA OBRA PR TERMOS DESCULPAS AI FALAMOS QUE AINDA SOMOS PEQUENOS.
    OBRIGADO POR ESTA MENSAGEM, VOU VIGIAR A CADA DIA PR NÃO CAIR NESSA.

  19. Avatar PEDRO FERNANDES TAVARES disse:

    ESSAS MSG ME TEM DA MUITA VONTADE DE SEGUIR EM FRENTE TODOS OS DIAS EU LEIO E FICO MAIS CORAJOSO OBRIGADO POR FAZER MEUS DIAS MELHOR, JA TEVE DIAS Q ESTAVA MUITO DESANIMADO MAIS LOGO RESEBIR UMA MSG E DEUS FALOU COMIGO! OBRIGADO POR TUDO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *