Mário Fernandez

Maldizentes

“Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda.” (Provérbios 26:20 ARA)

Eu odeio a atitude do maldizente, odeio fofoca, reclamação, murmuração. Passo do ponto com estas coisas. Me sinto traído quando fazem fofoca de mim, preciso ir para o meu secreto e tratar do meu coração com Deus quando isso acontece. Este versículo tem me feito feliz diante do Pai.

A causa do evangelho na Terra não é nossa; é Deus quem batalha em favor do Seu Reino e para nossa alegria e privilégio, escolheu pessoas como eu e você para fazer isso. Meros instrumentos de Deus, temos de ser imunes a este tipo de coisa. As contendas não devem ser nem vistas em nosso meio, embora não tenha sido bem assim nos últimos anos. Tenho visto ataques entre irmãos nos sites de vídeos, nas redes e na mídia. Um por que quer o ministério de outro, outro por que não concorda com o estilo de daquele e assim por diante. Nem me refiro aos espetacularmente hereges de nossos dias, que cometem aberrações distorcivas com a Palavra de Deus. Estes nem contam, Papai é juiz deles.

Maldizente é o que fala mal e a raiz é a mesma de maldição. Quem amaldiçoa (não abençoa) faz pela contenda o que a lenha faz pelo fogo. Quem não concorda, ore, interceda. Quando for algo explícito, não concorde, denuncie – mas não julgue para não ser julgado, não amaldiçoe para não ser amaldiçoado. Não alimente a contenda, não seja maldizente. Tenha uma posição firme e defenda a sua fé legítima, com base na Palavra. Mas deixe o Senhor dizer quem é Dele e quem não, até por que a verdade aparece.

Geralmente nos dedicamos com grande empenho e por longo tempo às coisas pequenas como estilos, denominações, teologias, interpretações menores, bandeiras deste mundo. Não concordo com um monte de coisas que vejo por aí, mas me reservo a orar e dizer para os meus que aquilo não serve. Não somos donos da verdade, devemos respeitar até os mais escandalosos – sem se misturar, sem deixar de ser a gente mesmo e sem deixar de ter uma opinião firme. Cessemos a contenda e talvez escutaremos mais a voz de Deus falando conosco. Tem barulho demais…

“Pai, tem misericórdia de mim. Não devo ser juiz de meu irmão. O Senhor é o único juiz e tomar este lugar é rebeldia contra Ti. Ajuda-me a crer com firmeza sem maldizer a ninguém.”

Mário Fernandez

29 thoughts on “Maldizentes

  1. Avatar Rev. Neilo Machado disse:

    É melhor um cético digno do que um religioso hipócrita. No mundo que vivemos devemos cada qual ter muito cuidado com seu dia a dia, amar mais e deixar que as coisas de Deus fluem em seu ser. Que cada um possa cuidar da própria vida, sem esquecer das necessidade do seu irmão. Ainda fico com a máxima de Jesus, “amai vos uns aos outros” e isso encerra qualquer discussão em relação aos nossos semelhantes. Bom texto e ótima abordagem sobre o assunto, parabéns! Deus o Abençoe!

  2. Avatar Márcinha - DF disse:

    O mal bem presente nas igrejas infelismente e que tem feito muitas pessoas se desviarem dos caminhos do Senhor. Falta prudência no meio do povo que diz servir a Deus, “panelinhas” que excluem e pisoteiam muitas pessoas quem estão necessitados da presença de Deus. Resistir? Não é fácil…A mudança começa dentro da casa de Deus, no coração…chega de murmurar…chega de fofocas…como ser abençoado se ao menos não sabemos nos portar como verdadeiros cristãos?
    Somos nãçãoo eleita, portanto devemos ser verdadeiros adoradores.

  3. Avatar Rita de Cássia disse:

    Incrível como o Espirito Santo fala conosco. Essa msg veio para mim num momento que estava precisando. Preciso muito aprender a perdoar não só aos irmãos mas também aos incrédulos. Tive uma experiência de traição por parte de um parente incrédulo e estava muito magoada o que me fez murmurar muito contra essa pessoa e até cheguei a pedir que Deus o castigasse, mas, agora entrego nas mãos do Senhor para que Ele julgue e faça a sua justiça.

  4. Avatar Martha disse:

    Em resposta a Ademar W Fonseca Júnior.
    Meu irmão, compartilho da idéia que você expôs nesse espaço. Também já senti a frustração de ver pessoas pelas quais era grandemente abençoada dizendo ou fazendo coisas inesperadas, entretanto tenho tentado (ainda apenas tentado) exercitar a idéia de que não quero ser réu, tampouco juiz de nenhum tribunal e os meus atos também podem ser postos a julgamento como os das pessoas que eu tenho observado; então não quero esquecer que: dá sua vida cada um dará conta a Deus, quero olhar meu irmão e pôr o que poderia ser um julgamento no altar do Senhor. E que o meu olhar seja em amor e disposição em ajudá-lo naquilo que ele julgar necessário.
    A paz do Senhor!

  5. Avatar TANIA disse:

    é verdade a fofoca parece tomar conta e domínio da alma de algums no nosso meio. Nossa posição tem que ser essa, orar e não se misturar, e amar mais ainda o irmão.

  6. Avatar REgina disse:

    Creio que não devemos ser julgadores e como vc falou orar e abençoar, ser e não ter, isso é o mais importante ! No meu trabalho essa frase pegou: “Não analisa… abençoa” Temos que seguir largando, deixando, e sair abençoando, pois assim a boca se fecha para o mundo e se abre para o reino de DEus.Amém

  7. Graça e Paz
    Amigo Mário,

    È mais cômodo ficarmos na posição de crítico ferrenho, do que de fato arregaçamos as nossas mangas e pôr nos a serviço da obra. Fico a imaginar, quantos são os que em algum momento de sua vida, estavam na expectativa para que os planos de outros dessem errado simplesmente para dizer: __ Eu te avisei!!!.

    Somos seres egoístas e muitas vezes mesquinhos uns com os outros, no entanto, as Sagradas Escrituras, sempre e digo sempre nos dão uma aula de consciência e de bom senso. Não devemos somente lê suas páginas, mas acima levar os seus princípios éticos e morais, todo o tempo conosco.

    “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.” Mt 7.12

    Ótimo Texto!!!

    Shalom.

  8. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado de querido Pastor,
    Quero só complementar quanto a origem da contenda:
    Em Tiago 4:1 Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
    2 Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis.
    3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
    4 Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
    5 Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme?
    6 Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.
    7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.
    8 Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações.

  9. Avatar LILUSH-לילוש disse:

    SHALOM
    Que boa essas palavras.
    Nao pertenco a este grupo ,estou bem distante do seu Pais-outro continente,mas aplicarei isso na minha vida pessoal,devez enquanto me pego julgando as pessoas.
    A TORA e’ muito clara, o perigo da LASHON HARA(ma’ lingua) .
    A boca fala do que esta cheio o coracao ,acho que e’ uma das maiores expressao de Yeshua.Agradeco por nos lembrar ,JUIZ SO HASHEM.
    AQUI VAI UM VELHO PROVERBIO JUDAICO.
    “O TODO PODEROSO nos deu 2 olhos-
    UM- pra servir como telescopio e enxergar as virtudes dos demais de longe,e o OUTRO pra servir como microscopio e enxergarmos nossos proprios defeitos”.
    LILUSH

  10. Avatar benedito oliveira disse:

    A PAZ !
    Concordo que nâo devemos fofocar.Por outro lado se nâo discordar mos atraves da biblia de alguns pregadores e deixar que irmãos sejam engados ,nâo estaremos pecando tanto quanto eles ?

  11. Avatar Ricardo Cotta disse:

    Irmão,
    Este e outros artigos tem me abençoado bastante, corrigindo, dando ânimo, humildade, paciência, etc .
    Deus continue lhe usando .
    Em Cristo,
    Ricardo Cotta .

  12. Avatar Lindamir disse:

    Quando sei que falam mal de mim sempre demoro um pouco para entregar ao Senhor!!! nunca entendi direito porque a fofoca me magoava tanto, hoje li que vc se sente traido é descubri que é bem isso eu me sinto traida nao tanto pela pessoa que fez a fofoca mas por aqueles que na “intencao” de me ajudar me contam, isso me deixa muito triste mas sempre entrego á Jesus e sei que Ele me ajuda e me cura.Acho que ninguem passou tanto porisso como Ele e se Ele venceu!!!! ALELUIA!!!! eu vencerei!!!!

  13. Avatar Elisah disse:

    Shalom!
    Irmão, esta semana eu observei duas coisas: O fumante não tem educação nenhuma, quando fuma, sopra a fumaça na tua cara, e depois joga as pontas do cigarro em qualquer lugar . A outra é que, o fofoqueiro é covarde, ele espera tu sair, para falar de você.

    Mas, como você disse, Adonai é o juiz . E também, quem sou eu,para apontar meu dedo no nariz do irmão né? O negócio é resolver isto em amor! Pedir ajuda ao Papai Deus!

    Shalom!

  14. Avatar ROSA MARIA MEDEIROS PINHEIRO disse:

    Olá Pastor! graça e paz.Tem muita gente,que vive pra falar mal dos irmãos ,mesmo que esses não sejam crentes.gente que tem essa atitude,não tem conhecimento da verdade,da palavra de Deus.Tenho tanta tristeza com tudo isso,olha só ;tantas coisas de bom pra fazer ,sem que seja falar dos outros. Ninguém é perfeito,é o maior pecado é falar mal dos outros,Deus esta de olho em tudo aqui na terra,ele tudo vê;você sabe que eu tenho receio até de pensar qualquer coisa de outros irmãos,não cabe a mim julgar,só Deus pode; ainda não esta na hora;o dia do juízo final esta chegando,ninguém vai escapar,a fila é muito grande,eu sei que vou pra fila,mas a trás de mim ,tem muita gente. Isso vai ser com a volta de Jesus.Olha meus irmãos se quiser crescer em Espírito ,segue a carta de Tiago,não é fácil ,é possível: Deus vai ficar feliz,com os que seguirem;julgamento,só pertence a Deus,vamos seguir os mandamentos do Senhor,que amemos uns aos outros,fiquem na paz, Rosa.

  15. Avatar IRIS disse:

    GOSTO MUITO DE SUAS MENSAGEM E TENHO APRENDIDO A CADA VEZ QUE AS LEIO FIQUE EM PAZ

  16. Avatar disse:

    Sabe, sobre os maldizentes, encontramos até mesmo nos pulpitos, pessoas que acham-se superior a todos os demais da Igreja, e passam a maldizer daqueles que não fazem parte da cúpula dos dirigentes, em particular acho pura ignorancia, e que Deus os tenham sob a Destra Poderosa, pois somente Ele pode julgar.
    Gostei muito do assunto abordado…

  17. Avatar ADEMAR W FONSECA JR disse:

    Prezado irmão Mario Fernandez, graça e paz da parte do nosso Senhor Jesus!

    Fiquei muito feliz com essa mensagem, pois a muito venho recebendo seus e-mails e sendo edificado pelo seu ministério. Mas confesso que algumas vezes fiquei desconfortável com algumas abordagens. Não que as mesmas não tinham fundamento bíblico, e que seu cunho e intensão não sejam de fato combater o que não edifica. Mas algumas vezes, senti um tom de indignação contra algumas pessoas e denominações que as vezes tem postura e opiniões contrarias as sua percepção. Senti as vezes um tom suave de julgamento, isso por que pelas suas palavras percebia que aquelas atitudes de terceiros lhe ofendiam, como também me ofendem, mas quando permitimos que esses sentimentos subam em nosso coração e não os eliminamos imediatamente através da liberação do perdão pelo sangue de Jesus… na verdade estamos condenando essas pessoas, estamos nos posicionando como juizes. Assim como sua mensagem exorta. Para você ter uma idéia, eu fiquei muito triste no período das eleições deste ano, quando ví servos de Deus que já edificaram muito minha vida, pela suas mensagens se degladiando pela TV e vídeos na internet… por alguns momentos me senti ofendido e me vi numa posição de julgamento desses servos! Mas entendi pela palavra que isso não compete a mim, e que eu estava em pecado. Que o Senhor tenha misericordia de nós! Que nosso Deus continue lhe abençoando e dando-lhe sabedoria e graça para continuar esse ministério que é benção na minha vida e acredito ser também na vida de muitos!

    Jesus seja contigo!

    Fraternalmente,
    Ademar

  18. Avatar Eliene Reis disse:

    Bom dia Pr. Mário, confesso que eu também fico indignada com a maledicência. É coisa do diabo para nos tirar de foco. Sua oração é propícia. Deus continue abençoando seu Ministério de Edificação de Vidas. A minha tem sido abençoada.
    Um abraço

  19. Avatar luis disse:

    tem barulho demais sim senhor. E como e importante o silencio para ouvir a voz de Deus!!! Cristianismo e practica de fe!!!

  20. Avatar gisele disse:

    Pai muito obrigado por esta palavra!!!
    Eu vivo isso com a minha irmã de sangue ela congrega na mesma igreja que eu e estou passando esta prova, mais não vai ser eu que vou me justificar e o Nosso Senhor!!!
    A cada mensagem sinto o que Deus quer é tempo de calar.
    Muito obnrigado a Paz do Senhor.

  21. Avatar Martha disse:

    Muito boa essa palavra! Nós ainda temos dado lugar aos disse-me-disse, não sabemos guardar segredo, nos apressamos para levar más notícias,, não pesamos o que pretendemos falar.
    O Senhor tem me tocado muito, nos últimos dias, em relação a tal pecado. A minha tarefa é exercitar o calar, a crítica ao que o que chega aos meus ouvidos e até mesmo a importância de dizer certas veradades.
    Abraços!

  22. Avatar BEATRIZ disse:

    PAZ AMADO,ACABEI DE CHEGAR DO CULTO DA IGREJA QUE CONGREGO,ASSEMPLÉIA DE DEUS MADUREIRA, POIS FAÇO PARTE DA ENTERSSEÇÃO E HOJE FOI MUITO PESADO POR ESSE MOTIVO CONTENDAS ENTRE IRMÃOS, PICUINHAS , ENTRE PASTORA E OBREIRA, SÓ A MISSERICORDIA DE DEUS, DEPOIS DO CULTO O PASTOR TEVE QUE CHAMAR OS IRMÃOS PARA UMA REUNIÃO. FICO MUITO TRISTE COM ESSE TIPO DE COISAS AS VEZES CHEGO A SINTIR UM CERTO DESANIMO, PEÇO EM NOME DE JESUS QUE OS IRMÃOS ESTEJAM ORANDO POR ESSE MINISTÉRIO….AMÉM

  23. Avatar Carlos A. Monteiro disse:

    É por estas atitudes que a situação chegou ao estado crítico que estamos vivenciando hoje, digo isso porque maledicência é algo ruim mas quando falamos a verdade e buscamos a justiça as coisas mudam de figura. Quando se fala mal por causa do testemunho e mau caratisse de alguns denominados irmãos é uma coisa, mas falar a verdade e buscar aquilo que Deus nos chamou a fazer… afinal o que é buscar o Reino e sua Justiça.. Eu concordo com o texto mas apenas em parte, porque eu achei meio confuso, quando vivemos situações de falta de ética, mau caratismo, falsos profetas, líderes que apascentam a si mesmo.. daí eu discordo dessa posição de retranca e deixa que Deus vai dar a paga… Deus nos chamou a justiça do Reino, e buscar a verdade e lutar por isso é uma das prerrogativas de Jesus de Nazaré, ou não temos o irmão Paulo como exemplo…
    Um pastor me roubou, fiz uma parceria comercial com um sujeito que se diz missionário no Japão, possui várias igrejas em Países como Itália, Canadá, EUA etc. e o cidadão me tirou da parceria, ficando com o patrimônio e se esconde atrás de sua Instituição .. aqui no Brasil ele possui igreja em São Paulo (Mairinque) e no Rio (Freguesia) e abriu agora uma filial em Salvador. Esse suposto pastor é falso profeta, ladrão e salteador e continua fazendo perversidades por ae e continua enganando muitos incautos assim como eu fui na minha ingenuidade. Se eu falar mal dele a partir de agora é maledicência ou verdadedicência…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *