Vinicios Torres

Aprendendo com a Mudança

“Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual eu vos levo, nem andareis nos seus estatutos.” (Lv 18:3 ARA)

Quando estamos num processo de mudança, é interessante observar que podemos tentar permanecer os mesmos, mesmo mudando. Temos a tendência natural a procurar estabilidade, faz parte das nossas defesas psicológicas assegurar que as coisas aconteçam de maneira previsível. Quem vive mudança constante acaba sofrendo um estresse além do consegue suportar.

Mas, mesmo quando a mudança é inevitável, necessária até, temos essa tendência de querer fazer as coisas do mesmo jeito que sempre fizemos. Raras vezes isso é possível. Além das óbvias mudanças geográficas, há também as mudanças sociais e psicológicas que precisam acontecer. Querer fazer tudo exatamente do mesmo jeito é receita para frustrações e problemas.

A própria passagem do tempo provoca esse mesmo fenômeno. Você já não pode mais fazer as coisas hoje da mesma maneira que fazia há dez anos. Algumas não são possíveis, outras não convém mais. É sinal de imaturidade, ou até de insensatez, não acompanhar essa mudança natural na vida.

Quando Deus tirou o povo de Israel do Egito deu instruções específicas: não farás lá como fazia aqui. Foi inclusive além, dizendo que quando chegassem lá, não era para fazer nem como os de lá. Ou seja, nem de um jeito nem de outro, mas do jeito dEle.

Na nova situação (seja ela geográfica ou não) Deus quer dirigir e ensinar como devemos proceder. Ele deseja nos mostrar a maneira melhor de viver, desfrutar a presença dEle e ser instrumentos de bênção para aqueles que Ele pode alcançar através de nós.

Mudanças são inevitáveis. Muitas delas é o próprio Deus que inicia, com o propósito de que busquemos nEle a sabedoria e a direção.

“Senhor, que eu tenha a humildade de entender que as mudanças são a oportunidade de aprender a maneira nova que queres que eu viva.”

Vinicios Torres

12 thoughts on “Aprendendo com a Mudança

  1. Avatar Rogério disse:

    Eu agradeço muito a DEUS pois minha mudança é em nome dele. E estou muito satisfeito com a presença de Jesus em minha vida e sendo ele meu unico salvador e estou decidido e não vou voltar atrás.

  2. Avatar disse:

    Foi complicado ao povo de israel o q Deus pediu, porém na nova aliança Deus pede isso tambem aos crentes em Cristo: Romanos 12.1 e 2 além de outras passagens…. a mudança tem dois lados, positivo e pode ter o negativo como foi dito. Obrigado!

  3. Avatar Eliene Reis disse:

    Às vezes é muito difícil aceitar novas situações em nossas vidas. Mas temos que entender que o querer de Deus é o melhor, sua maneira a mais linda, pois é o seu jeito de nos mostrar como é agradável desfrutar da Sua presença e sermos bênçãos para aqueles que Ele pode alcançar através de nós. Esta mensagem é uma lição preciosa Pastor, Deus o abençoe sempre.
    Um abraço.

  4. Avatar José Ferreira Santos disse:

    Prezado Vinicios,

    Agradeço por receber mensagens tão gratificantes e edificadoras, com elas tenho adquirido percepções que outrora passaram despercebidas, as mudanças são necessárias para o nosso próprio crescimento.

    Paz do Senhor.
    Prof. José

  5. Avatar Junior disse:

    Sou assinante Ichtus há muitos anos e confesso que por conta do excesso de trabalho nos últimos tempos não tenho conseguido ler a fundo as mensagens abençoadas escritas por vocês.

    Hoje abri esta e consegui terminar toda a leitura. Mais uma vez glorifico à Deus por vossas vidas, realmente são porta vozes do Senhor para edificar as nossas através da internet.

    Nessa semana soube que serei papai novamente. Meu filho já está com 10 anos e ao mesmo tempo que queríamos um filho, outrora não queríamos.

    Obviamente estou muito feliz com isto, afinal vejo aqui no meu trabalho inúmeras pessoas que não podem ter filhos por algum problema.

    Por outro lado estou em reforma na casa, muitas dívidas e fico pensando muito nisto, fico muito preocupado. Mas através dessa mensagem, mais uma vez sei que Deus está conosco e que não devemos fazer as coisas da nossa maneira, que as coisas acontecem por permissão de Deus e porque nossa vida deve ser direcionada unicamente por Ele, para que o seu propósito seja cumprido em nós na terra.

    Glória à Deus.

    Junior

  6. Avatar Marli Fontes disse:

    Que bom foi ler essa mensagem! Algumas mudanças estão acontecendo em minha vida e o que precisava ouvir estava bem aqui.
    Att
    Marli Fontes

  7. Avatar Carmo Aparecido de Farias disse:

    Não poderia vir em melhor hora, tenho vivido grandes mudanças na minha vida pessoal e ministerial, e tenho certeza de que é o Senhor movendo-se em minha vida, para que a minha estória seja exatamente aquela que Ele planejou. “..Eu é que sei os pensamentos que tenho a respeito de vós…”

  8. Avatar gisele disse:

    Muito obrigado, pois estou passando uma crise no meu casamento e estava pensamento ir em bora, e com esta mensagem veio de Deus para eu refletir, muito obrigado.

  9. Avatar Cypriano José da Silva. disse:

    Mensagem oportuníssima,´povo de Deus,leia,essa mensagem, e pratique-a, que com certeza fará diferêça em vossa vida.
    Agradeço o envio da mesma.

  10. Avatar edna disse:

    Bom dia, graça e paz.

    Vê se a mudança por aqui, que beleza, o site está sofrendo transformações, até fotinho já tem…

    Eu acompanhei uma mensagem poderosa de um congressista africano de nome Mulinde sobre a atmosfera dos lugares(bairros, cidades, países…) e Deus nos leva a lugares em que a atmosfera não é positiva e nos pede para que não nos ‘contaminemos’ com ela. Esse versículo diz muito disso, é um aviso de Deus para que eles resistissem àquela atmosfera de pecado afim de não serem contaminados. Dependendo da situação precisamos conservar nossa essência.

    Mas como Paulo diz é necessário a renovação da mente. Deus não muda e seus propósitos não se frustram e é um desafio nós nos envolvermos com o pensamento Dele pois são pensamentos elevados que requerem de nós intrepidez e coragem para agir de acordo com esses pensamentos.
    Fé, coragem e resistência tem de fazer parte de nossa vida todos os dias, que Deus nos ajude.

    Abraço a todos.

  11. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Vinicios,

    Já ouvi alguns dizerem que queria morara em um lugar onde só tivesse crentes pois viveriam tranquilos. Esquecendo, conforme eu tenho aprendido, e a palavra de Deus não me permita errar pois a mesma foi escrita para crentes, que sendo assim as exortações contidas nela é para cada um de nós, como que um problema que um dia passamos e que não desejamos para ninguém, daí a verdadeira mudança que devemos cultivar é na permissão a Deus na transformação de nosso ser. Por isso Paulo escreveu aos Romanos no cap. 12:1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
    2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
    Moro em um cidade na região metropolitana e como toda cidade, idólatra desde a fundação, mas graças a Deus a sua palavra adentrou-a e a semente que fora semeada à décadas(na época das perseguições), hoje germinada e já frutificando, porque durante esse tempo o Senhor nos deu crescimento.
    Em Cristo que nos fortalece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *