Mário Fernandez

Herança dos Pais

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,” (I Pedro 1:18)

Na minha origem cultural, posso dizer que tradição é tudo. Meu povo conterrâneo, além de estar espalhado por qualquer canto do planeta, é reconhecível onde for encontrado. Meus pais valorizavam isso. Recebi como herança uma carga de tradições familiares, sociais, culturais e até mesmo religiosas. Hoje sou liberto de tudo isso, para glória de Jeová.

Vamos ser sinceros: será que estamos fazendo diferente pelos nossos filhos? Estamos ensinando valores eternos e estabelecendo no coração de nossos herdeiros as verdadeiras fortalezas do Reino de Deus? Ou apenas estamos copiando e continuando o que aprendemos e lançaram sobre nós?

Eu só posso responder esta pergunta por mim mesmo, cada leitor terá de se auto-avaliar. E para você que porventura ainda não tenha filhos, cabe o mesmo questionamento, olhando para seu futuro e até mesmo para seus filhos na fé. Aliás: quantos de nós terão herdeiros espirituais? A maioria dos cristãos que conheço considera que convidar para o culto de sua igreja local é evangelismo suficiente para ele e, se algum abençoado se converter, cabe ao líder ensiná-lo.

Se nossos pais terrenos nos deixaram herança terrena, temos a obrigação de olhar para nossos filhos naturais e deixar-lhes herança. E temos sim de ter filhos espirituais. Fale com meus discípulos e até mesmo com aqueles que decidiram não andar mais comigo e pergunte. Minha prioridade é formá-los, fortalecê-los, ensiná-los, deixando neles as marcas de uma vida forjada pelo Senhor. Em nome do Senhor Jesus Cristo: deixe uma herança que não seja material. Faça e crie filhos espirituais.

Antes que eu me esqueça: este versículo diz claramente que fomos resgatados dessa vida vazia (vã) portanto é mais do que tempo de tomar posição e andar para frente. Quem anda de lado é carangueijo, não co-herdeiros do Leão de Judá.

“Senhor, suplico tua misericórdia para fazer de mim alguém que tem herança para deixar aos filhos da fé. Usa-me Deus não apenas para ganhar pessoas para Ti, mas para cuidar bem delas.”

Mário Fernandez

9 thoughts on “Herança dos Pais

  1. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    E bem verdade que temos de colocar sempre as coisas de Deus em prioridade e juntamente a essa, a preocupação e preparação das coisas que devemos deixar para nossos filhos na fé.
    A herança material faz parte, mas em minha concepção não há herança maior para deixarmos para nossos filhos na carne que o trabalho digno.
    Sabemos que muitos ricos ao deixarem heranças aos filhos, estes trataram com deszelo e por isso foram à ruína, por não ensinarem seus filhos o trabalho honesto e com “amor ao que se faz”.
    “Sabem a historia do psicólogo que fora exortado por seu filho ao entrar em seu consultório, tendo antes pago e com hora marcada, pois o mesmo não tinha tempo para a família”
    Demos pois a devida atenção tanto aos filhos na carne ou na fé, esposa, enfim a todos sem acepção de pessoas.
    Quanto à herança incorruptível, essa devemos ter mais zelo ainda, mesmo sabendo que é inesgotável.

    1 Pedro 1.
    3. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
    4. para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros
    5. que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

  2. Avatar Eliene Reis disse:

    Bem lembrado. Quando Jesus nos comissionou em Mateus 28:19-20, Ele ordenou irmos ganhar almas e cuidar bem delas.
    Grande abraço

  3. Avatar disse:

    A paz Mário Fernandez!!!
    É com imenso prazer que digo: Faço parte de uma herança bela, meus avós plantaram a semente do cristianismo em nossa família, e hoje colhemos os frutos dessa linda ceara, 90% cristã, frutos dignos de arrependimento, frutos que permanecem e estamos escolhendo as melhores sementes e lançando novamente para uma imensa colheita, já temos na família a próxima geração plantando junto ao ribeiro cujo as aguas nunca faltam, a qual dará o seu fruto na estação correta e tudo quanto fizerem prosperarão no Senhor. Marcos Felipe (pastor e capelão)

  4. Avatar edna disse:

    Graça e paz, bom dia.

    Minha experiência pessoal é de que a herança que recebi veio de Abraão pelo que tenho aprendido através das Escrituras, pois meus pais terrenos, espiritualmente falando, não me deixaram um ‘legado’.
    A educação em si me foi passada priorizando o ser honesto e correto, mas sinto que muitas coisas já estão forjadas em nosso cárater desde crianças.

    Não tenho filhos mas acredito que a Palavra de Deus é a grande herança que se pode deixar para um ser humano.

  5. Avatar Onesimo F. Andrade disse:

    Pela maneira que o irmão falou,devo pertencer a essa herança conterrânea espalhada por qualquer parte deste planeta(acho que meu bio tipo e sotaque me identificam) que só é pequeno por fora,mas é esse imenso mundo em que vivemos.
    Pois bem,meu irmão,essa crise de transferência de responsabilidades e falta de ensino aos nossos filhos(tenho 2)esta refletindo nas igrejas(entenda como o encontro de pessoas no templo).Veja que até o conceito de igreja/ser humano salvo,perdemos.Transferimos para o templo as funções de igreja que somos nós.
    Ganhar almas para Cristo então,passou a nos contentarmos com a presença de visitantes no templo e nada mais.
    Na auto avaliação que faço sobre a parte que me cabe neste comentário é: pedir perdão ao Senhor por me deixar “levar” pelo individualismo e negligência espiritual no ensino aos meus filhos(um esta atuante no Reino o outro esfriando na fé)que não foi talvez eficiente.Mas,como filho de crente não é crentinho,apesar de criados no evangelho,eles não cresceram espiritualmente como eu esperava.Seria o sistema americanizado que herdamos dos americanos com tantos departamentos e minis cultos,que nos deixaram acostumados com o “já fiz a minhaparte”?
    Com isso nos esqueçemos de que fomos resgatados da nossa vida vã.Esquecemos o valor do Sangue de Jesus Cristo,que nos comprou e nos tirou das trevas para sua maravilhosa luz.
    E daí vem a triste constatação: ” Quando o filho do homem voltar à terra,encontrará fé entre os homens?
    Encontrará igrejas/templos cheios,mas sem o Poder do evangelho que transforma.Misericórdia!

  6. Avatar José Ferreira Santos disse:

    Pr Mario,
    Bom Dia.

    Muito boa e oportuna a mensagem precisamos fazer uma auto avaliação sobre nossos herdeiros espirituais e os ensinamentos que estamos deixando para engrandecer ainda mais que só Jesus é o Senhor e Mestre.

    Abs.
    José

  7. Avatar Eliane Oliveira disse:

    Bom dia!

    Realmente esse artigo sobre herança é tudo que o servo do Senhor precisa ouvir neste momento profético que estamos. Vivemos na era do materialismo e precisamos resgatar os valores de Cristo, como acompanhar um novo convertido ou fazer com que nossos filhos saibam que o que realmente importa é ter comunhão com Deus. Enfim, temos que nos lembrar sempre de 1 João 1:7 “Se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comuhão uns com os outros e o sangue de Jesus Cristo seu filho nos purifica de todo pecado. Parabéns pela linda mensagem.

  8. Avatar gisele disse:

    A Paz!!!
    Senhor peço a Ti a sabedoria para que possa fazer filhos na fé, pois sei que as vezes vem a oportunidade e deixo passar, me perdoe senhor!!!!
    Te Amo a cada dia mais e mais e quero trabalhar em sua obra.

  9. Avatar disse:

    A Paz do Senhor, Pastor,

    Seus comentários sempre vêm para nos enriquecer espiritualmente, e hoje, não por acaso certamente, era exatamente a palavra que eu precisava ouvir. às vêzes, pelas circunstãncias adversas que atravessamos nos sentimos fracos e necessitados , e acabamos nos esquecendo dos nossos filhos espirituais,portanto…valeu !

    Toda glória ao nosso Deus !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *