Mário Fernandez

Sem Mantimento

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;” (Habacuque 3:17)

Eu nunca passei fome por falta de comida em toda minha vida, para Glória de Jeová. Mas já comi o último ovo, o último bife, o último pão e gastei o último dinheiro – incontáveis vezes. No dia seguinte o Senhor provisionou de uma ou de outra forma e nunca nos faltou nada, nem a mim nem a meus familiares. Mas a realidade de alguns é de constante escassez e de falta.

Não posso dizer qual é a sensação de louvar a Deus com a barriga vazia, não passei por isso e seria hipocrisia se dissesse algo. Mas conheço a realidade e sei que nada é fácil quando estamos numa pior. Não ter mantimento é tão básico que nos faz sentir mal pelos outros. Tenho tentado suprir as necessidades de irmãos e queridos que atravessam desertos financeiros, mas nossos recursos também são limitados. Mas entre eles, tem um irmão em especial que adora, que louva e que exalta ao Senhor com dois dias comendo banana. Nada mais do que banana. Mais de 40 anos de idade, um filho de 5 anos.

A alegria que devemos ter no Senhor pela abundânica e pelo suprimento deve se estender até quando não temos mantimento. A alimentação é a essência da vida humana, junto com o ar e a água, mas mesmo a sua falta está sob controle do Pai. É uma palavra dura, eu sei. Mas o Senhor é soberano sobre a falta de comida, sim.

Independente dos motivos que nos levam a uma eventual escassez de pão, nosso desafio é focar nossa alegria no Senhor. Não estou dizendo que quando o suprimento chegar a alegria não deva aumentar, por que vai mesmo. Mas não se deixar desfocar do Senhor no momento de dificuldade é o real desafio – Ele é Soberano.

“Pai, trabalha em mim para que o Senhor seja minha alegria independente de ter abundância de pão para repartir ou de não ter nem para mim. É difícil, por favor, preciso de Tua ajuda.”

Mário Fernandez

5 thoughts on “Sem Mantimento

  1. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    É sempre bom sermos grato a Deus por “tudo”, é sempre bom vermos o exemplo de Paulo(Apóstolo dos Gentios).
    Já na prática, não é o que vemos, muitos pregam que se deve cobrar de DEUS as suas promessas como o não abandonar, o não desamparar, esquecendo-se de que todas as coisa é para o bem daqueles que o ama, além de ser para nosso próprio aperfeiçoamento.
    Como pode se pregar ao povo já sofrido que, ao se achegarem ao trono de graça, deve-se vir com raiva, com ira, mostrando-se rebeldes, cobrando de DEUS?

    Gratidão acima de tudo pois o que Ele já nos fez não tem preço.

    Pastor sua história é também a minha história e compartilho com todos que: Quando ainda jovem, por muitas vezes, minha família reunida para tomarmos a última refeição, geralmente aos sábados, minha mãe preparava pão com ovos, sendo que minha irmão e eu nos contentávamos com um pedaço de pão menor que os demais, e meio ovo, confesso, para mim era a melhor das refeições que tínhamos, simplesmente por gratidão ao Pai, que sempre nos favoreceu e igualmente não nos deixou conhecer a fome e por isso e por muitas coisas, sou grato a Deus em Cristo que sempre me fortalece, a mim e aos meus.

  2. Avatar A.Rb disse:

    (os pardais também não passam fome)

    Caso alguém esteja nesta situação (a do texto do irmão), é inacreditável que seja para a glória de Deus. Ele não precisa disso. Jesus, veio para que tenham vida e a tenham em abundância.

    A ignorância sobre a palavra e o aceitar somente o que lhe convêm da palavra, diz o quanto a vida de cada um vai bem. Certamente o Senhor sabe todas as coisas, portanto, cabe a cada pessoa entender sua situação e se aprumar na presença do Senhor.

    Existem muitos fatores pelos quais as pessoas passam por necessidade ou sofrimento, dentre eles a desobediência, a ingenuidade e também a preguiça; louvar o Senhor com palavras e não adorá-lo no coração não refresca a alma de ninguém.

    O Senhor fala que as tentações não são maiores que as forças de quem possa suportá-la; Ele não falou em provações. Em toda palavra, somente Jó sofreu como nenhum outro homem sofreu (provações e tentações), nem Abraão sofreu como Jó. Jó provou ao satanás que o Humano pode amar a Deus em qualquer situação. E ponto final. Deus não brinca com isso, não é justo pensar que o Senhor aceita as investidas de satanás para provar ao satanás que há fidelidade por parte do sofredor, Deus não deve nada à satanás, Deus não joga dados, Ele conhece o coração de cada um e basta. E trata com cada um na sua medida.

    Toda situação em que as pessoas se encontram é originada por alguma decisão; seja própria ou motivada por alguém; por isso deve-se ficar no centro da vontade soberana do Senhor, e ser prudente como a serpente, para não ser enganado por alguém e cair em sofrimento.

    Aceitar a palavra do Senhor como um todo, é a fonte da prosperidade, pois somente assim serás coerdeiros das bençãos de Abraão e terás vida em abundância em Jesus Cristo (Deus, e não humano), que sofreu para PAGAR TODOS OS PECADOS e dar vida eterna aos que crerem e forem batizados em seu nome.

    O sangue derramado não foi de um animal.

    Paz à todos,

  3. Avatar Matheus Torres disse:

    Apesar de pouco tempo conduzindo minha família, ja passei por estas situações também!! Ali vejo Deus glorificado! Aprendi a confiar e a declarar “O Senhor é meu pastor, nada me faltará” mesmo sem mantimento, sua devocional ajudou a certificar minha posição de fé. Deus abençoe Mario! Saudades!

  4. Avatar Valdir Damada disse:

    Que a Paz do Senhor seja abundante em nossas vidas!
    Irmão Mário Fernandes, assim como o irmão falou, eu também nunca passei fome por não ter nada para comer e também nunca tive que comer só banana, também se quisesse comer banana, não teria o dinheiro para comprar, mas houve uma época em minha vida, pouco depois da conversão, que por motivo de desemprego e necessidade de se reestruturar a vida em um nível muito mais baixo do que eu e minha fámília (esposa e um filho com 2,5 anos e um com 5 anos) estávamos acostumados, precisamos deixar de comprar alimentos e ir comendo o que restava na dispensa, ja estávamos com saudade do último ovo, segundo a criatividade da minha esposa, um dia comiamos só macarrão, outro dia só polenta, e a nossa casa nesta época era ponto de culto (duas vezes por semana), mas o Senhor é soberano em qualquer circusntância, até mesmo sobre a falta de alimento, meu filho mais velho que na época tinha 5 anos (hoje tem 26) queria salsicha, ficava pedindo para mãe comprar salsicha, minha esposa fazia que não ouvia e orava, mas não reclamava. Uma irmã e visinha (que ja nos espera do outro lado) que tinha liberdade para entrar em casa, entrou e percebendo que minha esposa estava no quarto orando, deixou sobre a mesa um pacote de salsicha e saiu, depois ela explicou que estava no supermercado fazendo compras e Deus disse a ela para comprar as salsichas. Deus é ou não soberano sobre a falta?

  5. Avatar gisele disse:

    Senhor nos ensine a partilhar, a valorizar tudo que temos. Quantas vezes fazemos biquinho com Senhor por isso ou por aquilo. Esta muito frio vamos fazer algo pelos nossos irmão que hoje não tem por algum motivo. Desperta tu que dormes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *