Mário Fernandez

Sem Ovelhas

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;” (Habacuque 3:17)

Ovelhas são representação de almas, de vidas para serem cuidadas, mas isso é coisa de pastor. Também é simbolo de povo, de familia, de grupo de relacionamento – ovelhas são coletivas, vivem em coletividade. Pensemos que não ter ovelhas represente não ter amigos, família, convívio – simboliza isolamento.

Isso não deveria acontecer com nenhuma pessoa, de ficar sozinho, mas acaba circunstancialmente ocorrendo com muitos. Eu já fiquei fora da minha cidade por alguns meses e me senti solitário, até me adaptar em uma igreja local. Há os que se mudam, seja de cidade ou de país. Outros simplesmente não conseguem encontrar uma igreja local que os agrade. Outros estão colhendo o que semearam na vida e hoje estão sem seus familiares por perto. Cada um tem sua história e lida com ela de sua própria forma, mas para todos uma coisa é comum: todo mundo se sente só quando não está em convívio coletivo. Deus nos fez assim.

Mesmo nestas situações e apesar da solidão, nossa alegria precisa vir do Senhor. Já me senti só em meio a multidões, mas o Senhor é minha fonte. Com o passar do tempo, a ação do Senhor e com as orações, Deus coloca pessoas ao nosso redor, restitui familias destruídas, reenquadra os desencaixados, dá tolerância aos intolerantes e cura os chatos, dos quais já fui o maior. O papel da igreja local nisso é decisivo.

A alegria vem do Senhor quando não temos povo, não temos ovelhas, pois Deus não depende disso para ser Deus. Nós é que dependemos das coisas para nos sentirmos alguma coisa. Nem deveria ser assim, mas o ser humano é assim.

Deus nos permita encontrar nosso lugar na sociedade, nas igrejas, nas familias, nos grupos. Deus nos ensine e capacite a aprender a andar Nele e por Ele mesmo sem isso.

“Senhor, é terrível o sentimento de solidão e não quero me conformar a ele. Te peço que me fortaleça para me alegrar no Senhor estando rodeado de amados ou estando só.”

Mário Fernandez

6 thoughts on “Sem Ovelhas

  1. Avatar Katia disse:

    A Paz do Senhor!

    Essa palavra veio ao meu encontro nesse dia, estava me sentindo justamente muito sozinha, mas sei contempla a nossas tristezas e nos dá a vitoria no tempo dEle.

  2. Avatar AdinorDominoni disse:

    Deus nos permita encontrar nosso lugar na sociedade, nas igrejas, nas familias, nos grupos. Deus nos ensine e capacite a aprender a andar Nele e por Ele mesmo sem isso.

    Muito bonita e verdadeira esta mensagem!!!!
    Que Deus abençoe sua vida

  3. Avatar disse:

    Deus faz dos seus milagres todos os dias. Por isso nunca perco a esperança e procuro não esmorecer neste sentido, pois o inimigo continuamente utiliza de diversas armas pra nos colocar pra baixo. Esta mensagem é um destes milagres. Obrigada.

  4. Avatar gisele disse:

    Senhor me ensina a conviver com as limitações, e saber que só a Sua Graça me basta. Que possamos viver o versículi que minha alegria vem do meu Senhor.

  5. Avatar Maria de Fatima Moraes Rodrigues disse:

    Pastor Mario, Graça e Paz! mais uma vez comprovo que a palavra do Senhor é viva e eficaz! Há muitos anos leio e releio o livro do profeta Habacuque e hoje vejo o quanto podemos extrair de ensinamentos para as nossas vidas. esta é uma nova visão, perfeita! Daqui há mais algum tempo sei que se o senhor retoranr à esse livro novos ensinamentos serão repassados e isso devemos a ação poderosa do poder da palavra. É vida! É viva! É eficaz! Agradeço ao Senhor pela unção derramada abundantemente na sua vida.
    Em Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *