Mário Fernandez

Sem Gado

“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;” (Habacuque 3:17)

No contexto da época, o gado representava não somente fonte de carne como também leite, couro e de força bruta para arar os campos. O gado de curral está mais associado à imagem do suprimento de carne do que uso de força.

De onde eu venho, culturalmente se faz churrasco para comemorar qualquer coisa, até mesmo porque fez sol. Se chover, comemora-se a chuva. Se fica nublado, comemora-se as nuvens. Mas o fato é que churrasco = comemoração. E gado supre a carne do churrasco, portanto vamos entender aqui o gado como fonte de satisfação e sucesso. Aliás, vamos evitar o aspecto material do sucesso.

As pessoas mentem, roubam, enganam e até matam por poder, mesmo que isso não traga lucro financeiro direto. Basta ter a posição superior, basta mandar nos demais, basta SER. Isso é comum no meio político, nas empresas, na vizinhança e até mesmo dentro de igrejas onde cargos e posições são valorizadas. Infelizmente, isso existe. A alegria de um cristão no Senhor não deve ser baseada nos cargos que ocupa, na satisfação que tenha ou nos motivos de comemoração que encontre. Se faltar carne para o churrasco, aleluia. Se não faltar, aleluia. Se abundar, aleluia.

Essa batalha é do ego humano contra o Espírito Santo de Deus tentando fazer alguma coisa. Não se iluda, meu querido leitor, o ego pode vencer, embora isso não seja nada nada bom. Se você tiver gado no curral é por que o Senhor deu, e se não tiver é por que o Senhor não permitiu. Reconheça que Deus é soberano e não se apegue aos motivos que seu ego precisa para ter contentamento. Coma seu churrasco por estar vivo. Se não puder, alegre-se como se tivesse. Eu te garanto: Deus se regozijará com sua alegria e com seu contantamento Nele.

“Senhor, é mais fácil te louvar quando tudo está como eu quero, mas isso me torna egocêntrico. Livra-me de depender das comemorações do meu ego para Te louvar..”

Mário Fernandez

6 thoughts on “Sem Gado

  1. Avatar Isaac Angelo disse:

    Se me permitir gostaria de fazer uma correção , quando diz “As pessoas mentem, roubam,
    enganam e até matam por poder, mesmo que isso não traga lucro financeiro direto.
    Basta ter a posição superior, basta mandar nos demais, basta SER. Isso ”
    acredito que na verdade o termo “SER” pode ser substituído por “TER”,
    porque a ostentação do cargo sem necessariamente ponderar a capacidade para desempenhar o mesmo, ao meu ver e vontade de “TER” é impulsionada pela ganancia provocado pela vaidade excessiva,um exemplo oposto disso é grande José Filho de Jacó,
    que era tão proativo e competente da parte de Deus que as autoridades lhe entregavam seus cargos,
    por reconhecerem nele o Cristo, por reconhecerem que Deus era com ele.
    Eficácia, boa vontade, perseverança, e humildade, fizeram o “SER” de José, “TER” os melhores cargos,
    devemos ser competentes em cumprir o primeiro mandamento amar a Deus sobre todas as coisas, ai buscaremos o Reino e tudo nos será acrescentado.

  2. Avatar Eliene Reis disse:

    Louvar ao Senhor em qulquer circuntancia é prova de fé genuína. Às vezes, somos tentados à murmuração e eu tenho pedido a Deus continuamente que me livre desse pecado.
    Pr. Mario, estas mensagens continuam me edificando e me fazendo refletir no quanto preciso crescer na graça e na dependência de Deus.
    Um abraço

  3. Avatar gisele disse:

    Senhor quero te louvar pelo que é não pelo que pode fazer, mais preciso que o Senhor me ensine a cada dia a Te amar, a servir,etc…. obrigado por nos amar e escolher primeiro quero valorizar a cada dia este gesto.

  4. Avatar Celeste Marcondes disse:

    A Paz Pr. Mário, é sempre muito bom receber suas mensagens que edificam e trazem mais certeza de que com Cristo, o nosso fardo se torna mais leve.
    Que Deus esteja abençoando as obras de suas mãos e que no devido tempo, no tempo determinado por DEUS, o Sr. colha muitos frutos desse deu trabalho que é Maravilhoso.
    Deus o abençoe sempre.

  5. Avatar Selma Mirian Silva Souza disse:

    Olá Queridos!
    Sei muito bem o que é isso, comemorações do nosso ego, vivo num divisor de águas, entre fazer tudo para me vingar dá o troco e ter tudo isso nas mãos e não fazer, por ter Temor a Jesus, por querer conhecer e prosseguir com o Senhor e proceder conhecendo o Senhor é tudo que quero o alvo da minha vida é descer para que Ele cresça.

  6. Avatar Leda Medeiros disse:

    O mundo tem tentado nos absorver com a finalidade de alimentar nosso ego. Ao ler essas orientações, pude refletir particularmente e observar como, sem percebermos, nos conduzimos conforme os desejos do mundo. Isso ocorre quando alguém fura a nossa fila e passa a nossa vez, quando alguém nos fecha no trânsito, quando percebemos que alguém se deu bem em alguma coisa que nós é que fizemos etc.
    Se nós cristão conseguíssemos vencer esses momentos tão triviais em nossos dias, começaríamos a fazer diferença de verdade em nosso meio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *