Vinicios Torres

Integridade na Oração

“Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” (Marcos 7:6 ARA)

Um dos motivos chave por que as nossas orações não são respondidas está expresso nesse versículo em que Deus se expressa através do profeta Isaías. A falta de sintonia entre aquilo que dizemos e aquilo que nosso coração realmente acredita ou quer.

Isso demonstra, na verdade, a falta de integridade da nossa personalidade, a nossa capacidade de dissimular nossas palavras escondendo a verdadeira intenção do nosso interior. E fazemos isso, na maioria das vezes, inconscientemente. Quanto mais nos acostumamos a tentar fazer os outros se sentirem bem conosco mais tentamos fazer o mesmo com Deus, como que tentando fazê-lo ficar do nosso lado.

Quem nunca orou para Deus “fazer a sua vontade” no caso daquela doença quando na verdade o coração estava gritando por cura. Quem nunca orou para que o evangelho seja pregado, mas lá no íntimo estava dizendo “mas não mande a mim”? Qual o empresário não orou para que a empresa seja um ministério mas, no coração, estava contando que a bênção do ministério se transformasse em riqueza? Quantos já não oraram perdoando alguém e quando terminaram a oração ficaram imaginando mil e uma maneiras como aquela pessoa poderia receber a “recompensa”.

Deus nos ensina através de Samuel que Ele não se impressiona com o exterior. De nada adianta fazer orações bonitas ou repeti-las à exaustão se o que é dito não expressa o real desejo de quem ora. Não há conjunto de palavras, por mais bonitas que sejam, que chamarão a atenção de Deus se elas não condizerem com a atitude interior.

Precisamos aprender a ser íntegros com Deus fazendo com que nossas orações sejam expressão do mais profundo do nosso coração. Do contrário, continuaremos sem respostas.

“Senhor, dependo da Tua graça até mesmo para orar a Ti. Ajuda-me a ser íntegro diante de Ti.”

Vinicios Torres

11 thoughts on “Integridade na Oração

  1. Avatar João Batista disse:

    Muito edificante esta mensagem! É maravilhoso sempre estar dia após dia aprendendo com a Palavra do Senhor!!

  2. Avatar Jorge disse:

    Querido Irmão Vinícios,

    Creio que nos falta muito, apesar de estar em nossas mãos fazê-lo, para que haja essa sintonia que você fala, uma das coisas é conscientizarmos de que necessitamos orar e remar ao mesmo tempo, e deixarmos de lado o automático desligado, e crermos que unindo-nos em oração tudo se torna mais fácil ou aceitável mesmo que a resposta do Senhor seja o não, porque da mesma forma poderia ser um espere para que sejamos provados e aprovados por Ele.
    Aprendi buscar esta força que me faltava, e em Daniel 2:14-23 vejo a resposta para isto: uma decisão de um rei pagão que daria cabo a todos os sábios que se encontravam na Babilônia, daí vem o grande conselho de um homem de Deus no verso 18, que seria de unir as forças com os seus para oração e que por fim foram não só ouvidos, mas atendidos em suas súplicas de misericórdia, pois hoje sabemos quem muito pode a oração dos justos(não justos por praticarem justiça e sim porque Jesus em seus feito nos tornou justos(Rm. 5:1); outra referência vem do próprio Senhor, quando lá no Getsêmani diante da sua angústia(Grande), pediu a seus discípulos que vigiasse com Ele, embora pela tristeza deles não conseguiram.
    Que nosso cansaço não nos impeça de vigiar e orar por este mundo cego que são impedidos de ver a luz de Cristo que há em nós(muitas vezes por nossa culpa), sejamos portanto luz e sal para esse povo que jazem em trevas, trevas estas de onde saímos.
    Por Cristo e em seu nome, que nos ilumina e fortalece.

  3. Avatar maria do carmo disse:

    Graça & paz, queridos irmãos!
    Ontem lendo um livrinho bem fininho do pastor Glênio Fonseca “A morte do grão de trigo” Percebi pela graça do
    Sr Jesus a minha arrogância, e soberba.Achando que só agradecendo tava bom. Dessa forma eu estava me afastando e perdendo a tão importante comunhão com o nosso pai.Precisamos sim, da graça e misericórdia e de orar por tudo e a sua oração pastor Vinícius ,relendo hoje mais uma vez me ensinou, realmente dependemos da graça do Senhor.

  4. Avatar maria do carmo disse:

    Demorei pra entender o que é orar.
    Não peço mais nada, só agradeço, pelo ar, pela vida, pela saúde ,pelo pão nosso de cada dia. Não tenho coragem de pedir nada a Deus. Ele já nos deu tudo. O resto só depende de nós. Pai nosso que estai no céu, santificado seja o vosso nome,venha a nós o vosso reino,seja feita a vossa vontade assim na terra como nos céus o pão nosso de cada dia nos dai hoje,perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos aqueles que nos tem ofendidos, mas livrai-nos do mau amém.
    Que eu possa colocar em prática a oração do pai nosso.
    abraço
    Maria do carmo

  5. Avatar Adriana disse:

    Pr. Vinicios, seus textos estão sendo de grande valia para mim. são palavras de exortação, ensinamento e conforto.
    Que o Senhor Jesus continue o abençoando com muita sabedoria. A paz do Senhor!

  6. Avatar cicero disse:

    Deu até um arrepio no interior!
    Como vemos tanto isso, tirando Politicos,que é natural, vemos na tv , e nos relacionamentos diários, infelizmente vemos até dentro da Igreja, bla blá bla………..!
    Somente E’le mesmo,(Jesus) tudo que falava cumpria, não teve vontade própria, mas sempre dizia:
    A minha vontade , é fazer a vontade D’aquele que me enviou , somente ele desde do nascimento até a morte, foi Santo e nunca houve dolo em sua boca.

  7. Avatar Rosa Gonzalez disse:

    Bom dia!!

    Poucas vezes li algo tão profundo e verdadeiro. Parabéns!! Suas mensagens sempre me tocam muito, obrigada pelos alertas, com certeza Deus fala por suas palavras nos mostrando que Ele continua a semear infinitamente até encontrar “boa terra” em nossos corações. obrigada.

  8. Avatar gisele disse:

    Senhor, me ajude a ser sincera nas minhas orações e atitudes. Pois muitas vezes me pego nesta situação. Quando Deus nos corrige é por amor!!! Obrigado.

  9. Avatar disse:

    Lindo texto. Cada vez mais os crentes têm recebido essa iluminação para praticar a Palavra sem maquiagem. Caminhar com Deus em retidão e obter prosperidade certamente passa pelo aprendizado de se fazer orações íntegras. Tenho pregado que esse é o caminho do tão sonhado avivamento que esperamos, e não essa pataquada que assistimos por aí, que não deixa frutos, só teatro e vergonha.

  10. Avatar Esther Costa de Carvalho disse:

    Pr. Vinicios, mais uma vêz sua mensagem toca num ponto, para mim, o mais importante relacionado com a “Intimidade com Deus”. Se todos nós, Cristãos, levantássemos pela manhã e fossemos dormir, seguros que Deus vê a intenção do coração e todo nosso interior,e que o Espirito Santo habita em nós, logo não se ausenta, mesmo na nossa miserabilidade, seriamos mais verdadeiros.
    Não adianta mentir, “De Deus não se zomba”.
    Ensinei as minhas (o Senhor me deu para cuidar) filhas ainda bem pequenas:”Quando você falar a verdade, não precisa repetir”. A verdade tem força própria.
    Obrigada mais uma vêz, por mensagens tão atuais e oportunas. Deus o abençõe.
    Esther Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *