Mário Fernandez

Como Um Animal de Moinho

“Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere.” (Juízes 16:21 ARA)

Eu tenho trabalhado muito, tanto no sentido de fazer muitas coisas como no sentido de muitas horas por dias. Não tenho respeitado feriados e, por vezes, em domingos tenho viajado para trabalhar. Às vezes, me sinto como um jumento de moinho.

Quando tirei um tempo para adorar ao Senhor fui atropelado por esta palavra que compartilho. Sansão foi empurrar pedra de moinho no seu cárcere por alguns poucos motivos: foi soberbo, foi desobediente, foi mulherengo, não honrou seu voto com Deus…

Quantos de nós será que estão sendo colocados por jumento de moinho apenas por umas poucas coisas? Eu só posso falar por mim, mas se olhar com cuidado, eu certamente poderia estar gastando meus dias de outra forma. Exige atitude, decisão, firmeza, sacrifícios. Talvez mais sacrifícios do que eu esteja disposto a pagar. Talvez mais firmeza do que eu tenha disponível. Mas que poderia ser diferente, não tenho dúvida.

Talvez nem eu nem você sejamos como Sansão, mas se pudermos terminar melhor do que ele terminou isso certamente será bom. O excesso de trabalho, as correrias do cotidiano, a ganância e tantas outras coisas encarceram e escravizam. Há cura, claro.

A cura se chama santidade e intimidade com o Senhor. O texto de Isaias 9 diz que Seu nome seria Príncipe da Paz, entre outras coisas. A vida de Sansão não é o retrato da paz. A minha hoje talvez não seja. Mas isso vai mudar, pelo menos em mim. Busco no Senhor a força para mudar. Devemos trabalhar e não precisa, nem deve, ser pouco. Mas tudo tem de ter seu limite.

Se depende de um aviso, eu recebi o meu: controle-se e sirva mais do que seja servido. Foque no Reino de Deus e deixe o resto ser acrescentado. As muitas dores passarão quando as muitas correrias passarem.

Se você se sente amarrado a uma pedra de moinho examine sua caminhada. Talvez haja um pouco de Sansão nela. Talvez seja apenas uma fase. Talvez seja o inimigo tripudiando. Talvez. Por via das dúvidas, eu estou decidido a mudar.

“Senhor, se meu caminho está errado quero endireita-lo e se tem algo em mim pra mudar eu quero mudar. O que não quero é ser encarcerado por algo que poderia ser evitado. Ajuda-me.”

Mário Fernandez

9 thoughts on “Como Um Animal de Moinho

  1. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,
    É bem verdade que se analisarmos com muito cuidado o que temos feito ou deixado de fazer, com certeza temos dado muitas voltas, como o povo de Deus no deserto, ou em outras palavras: quebrado a cabeça muitas vezes,e isso tudo se dá pelo fato de não permitirmos que Ele guie nossos passos, afinal Ele sabe o que é melhor para nós.
    Em Cristo que nos fortalece.

  2. Avatar Eliane Bogoni disse:

    Mario ja tinha ouvido algumas mensagens sua atraves de uma senhora de minha Igreja, e hoje 10/28/2011 ela me enviou ao meu pedido pelo meu e-mail, suas mensagens nos tem edificado muito, suas mensagens sao de uma sabedoria muito grande.
    que Deus te Abencoe.

  3. Avatar Eliene Reis disse:

    Como sempre, a mensagem de hoje me edificou muito. Gostei da frase: “As muitas dores passarão quando as muitas correrias passarem”. Corretíssimo!
    Que Deus o abençoe com discernimento e sabedoria do alto.
    Grande abraço.

  4. Avatar jose carlos de oliveira disse:

    Vários irmãos em Cristo dizem com frequência: ” Quando tiver o meu carro quero ajudar na obra de Deus e, inclusive levar para a igreja aqueles que não o possuem”. Muitos desses irmãos, quando têem os seus carros, deixam de principalmente, irem à Escola Bíblica Dominical, arrumam sempre um tempinho para curtir uma praia e/ou passeio com a familia. De certo modo tornam-se o Sansão do moinho.

  5. Avatar Elisah Ferraro disse:

    Shalom!

    É por aí! Antes , meu tempo era para adorar tantas coisas e até mesmo as obras de Deus, mais hoje, é nos pés de Yeshua 25hs por dia! Esse caminho de intimidade , essa busca por Nosso Deus, nunca mais quero perde -la. Por nada! Nada mesmo.

    Shalom!

  6. Avatar Valdir Damada disse:

    Verdadeiramente este é um alerta que vale a pena, principalmente para os mais jovens que pensam que são superhomens, em função de stress por excesso de trabalho, tive que implantar um marcapassos, portanto acho que não vale tanto esforço em trabalhar pela comida que perece.
    Deus abençoe!

    Valdir Damada

  7. Avatar Antonio Gerson disse:

    Olá Mário, Irmão.
    Agradeço sua mensagem; muito útil e sábia! Bíblica.
    Estou em fase de agir menos, preocupar-me menos, correr menos… aposentado e em final de recuperação de um meio longo tratamento de saúde; sua mensagem alivia certo sentimento de “cobrança” que nos assola. Nem sempre eu mesmo, mas o ambiente “saturado”em que vivemos, nos cobra até por cuidados e preocupações. Fraternalmente em Cristo, A.Gerson

  8. Avatar adilson disse:

    Graça e Paz Pastor Mário. Azafama, essa é a palavra da língua portuguesa que define o excesso de trabalho e compromissos assumidos. Jetro o sogro de Moisés chamou-lhe a atenção quanto a isso. Moisés então convocou homens entre o povo para dividir com ele as tarefas, se não me falha a memória foram 70 homens que passaram a fazer as tarefas que até então recaiam sobre Moisés. Nem na vida profissional; nem no ministério é bom ser um azafamador. O certo é fazermos o máximo que pudermos, tanto na vida profissional quanto no ministério ao qual Deus nos designou, porém, bem feito e acima de tudo concluir o trabalho. Amado Pastor, já fui um azafamador na vida profissional. Eu trabalhava muito, dormia pouco; não tinha final de semana nem feriado; às vezes emendava dias e noites. Sabe o que ganhei: Financeiramente quase nada. Em termos de saúde hoje vejo o quanto esse tempo me prejudicial. Deus não se agrada de excesso de trabalho, mas sim de trabalho concluído e bem feito. Deus não se agrada do tempo que tomamos D’Ele com os nossos afazeres pessoais. Às vezes precisamos de um Jetro em nossas vidas. Que Deus te abençoe e lhe dê toda sabedoria e capacidade necessária para administrar o seu tempo de acordo com a vontade de Deus.

  9. Avatar Douglas Fernando Crovador disse:

    Valiosa, necessária e desafiadora mensagem. Que o Senhor nos faça sábios e corajosos para tomarmos as decisões requeridas para priorizarmos o Seu Reino.
    Meu abraço aos irmãos.
    Graça e paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *