Mário Fernandez

Condenação do Diabo

“não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.” (1 Timóteo 3:6 ARA)

Novamente minha atenção foi capturada por este versículo depois de tantas leituras. Não tenho nenhum interesse em ficar escrevendo sobre o diabo, até porque acho que tem gente de sobra que faz isso. Mas se alguém pode ser condenado por ele, algo precisa ser considerado.

O texto não está ensinando que todo neófito necessariamente vai ser soberbo, mas há uma chance maior de alguém mais experiente se preservar, simplesmente apenas pelo motivo que tem mais experiência. Não é o neófito que o diabo condena, mas sim o soberbo. O texto está no contexto de alguém que anseia ministério numa igreja, portanto é apropriado imaginar que muitos líderes no mundo eclesiástico podem ser condenados pela soberba.

Eu infelizmente já conheci líderes que eram dignos desta palavra, não no sentido de serem neófitos, mas por que se ensoberbeceram a tal ponto que afastaram as pessoas. Conheci um pastor que afirmava que dar intimidade para os ovelhas só não era pecado por que a Bíblia não dizia, mas deveria ser. Na opinião dele pastor deveria andar com pastores e ovelhas com ovelhas. Não consigo imaginar algo mais absurdo no meu conceito, pois pastor para mim é quem tem cheiro de lã de ovelha na pele.

Cuidado com teu coração, meu irmão, quer seja você um líder ou não. Se deixar ensoberbecer não é privilégio deturpado de gente famosa. Da mesma forma que um pobre pode ser avarento, um humilde pode se tornar soberbo. Não tenha de si mesmo um conceito superior ou altivo, não se jugue mais do que é nem tampouco mais do que qualquer outro. Eu não vou entrar na discussão e no mérito de qual condenação do diabo seria essa, pois como disse, meu foco não é o dito cujo. Fato: ser condenado já não é coisa boa, ser condenado por este cidadão então…

“Pai, ensina-me a guardar meu coração para que em tudo eu possa glorificar Teu Santo nome. Me preserva da soberba para que eu não caia em condenação alguma, seja qual for.”

Mário Fernandez

17 thoughts on “Condenação do Diabo

  1. Avatar disse:

    Não é o diabo que condena, mas a Bíblia adverte para não cair na condenação do diabo, pois o orgulho e a soberba o fizeram cair, e o neófito, que significa inexperiente, quando quer assumir algo que não tem experiência para isto, pode cair facilmente na condenação do diabo!

  2. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,

    Obrigado pastor por andar conosco, ovelhas, e nos conduzir(bem) pelos pastos da vida com os ensinamentos que o Pastor Maior(Jesus) lhes tem ensinado.
    Peço a Deus que o teu zelo por nós o rebanho não seja jamais em vão.
    Em Cristo, o grande Pastor, que no fortalece. Amém

  3. Avatar leandro disse:

    olha achei mto forte esta msg. tem mtos prs bp que fala que o povo que ta na fé o seja sacrificanto, nao pode andar e nem falar com quem nao ta fazendo nada disso. o obr nao pode falar com quem é ex obr. acho isso um absurdo. aonde tar o amor para com o proximo.

  4. Avatar Eliene Reis disse:

    Pr. Mario, eu também oro para que Deus guarde meu coração e para que o nome do Senhor Jesus seja glorificado em minha vida, pois foi por causa da soberba que o diabo foi condenado para sempre. Assim, como Davi, “bendigo o Senhor que me aconselha, e, mesmo à noite, interiormente me instrui. Tenho o Senhor à minha frente sem cessar. Com ele à minha direita, jamais vacilarei… Por isso meu coração se alegra, minhas entranhas exultam, e minha carne repousa em segurança. Tu me ensinarás o caminho da vida, cheio de alegria em tua presença, e de delícias à tua direita, para sempre”. Salmos 16:7-11
    Que o Senhor continue atendendo suas orações.
    Grande abraço

  5. Avatar Elisah Ferraro disse:

    Shalom!

    A ambição é miséria enfeitada,veneno secreto, praga oculta, executora do engano, mãe da hipocrisia, o primeiro dos defeitos, ofensora da santidade e aquela que cega os corações, transformando medicamentos em doenças e remédios em males. Os lugares altos nuncam deixam de se incômodos, e as coroas estão sempre repletas de espinhos.

    ( Thomas Brooks)

    Quando procuramos honras, desviamo – nos de Yeshua.
    ( Hugh of St. Victor)

    Obs: do livro : HUMILDADE ! A BELEZA DA SANTIDADE!

    Sabe, tem uma irmã que eu conheço que só o sangue!
    Ela era tão simples, falava com todos , a pouco tempo foi ordenada a pastora, kkkkkkkk desculpa,mas tenho que rir, só nos cumprimenta e abre a boca com muita dificuldade para faze-lo kkkkkkk , mas isto só com as ovelhas.

    E YESHUA É O REI! KKKKKKK

  6. Avatar Rose disse:

    O Deserto durou mais o menos cinco anos a, as enfermidades que tive foi junto uma doença nas mãos fazia todo tipo de exame numca dava nada, ate hoje não sei que tive nas mãos, depois foi tiróide na garganta tomei muitos remédios mais o menos cinco anos tomado remédio, usei todo tipo de pomada nas mãos as rachaduras eram muitas profundas espirava sangue pelos dedos, quando ia fazer concurso tribunal de justiça isso foi dois anos atras estava estudando tive uma outra doença a locura foi para no leito de um hospital carreguei teclado pela br, não lembro de nada isso que a minha irmã conta, pastores horaram por mim, passei seis meses desse geito, sem conversa estava em outro mundo, a minha família fizeram muita campanha pela minha vida, a minha irmã dizia que ia volta meu juizo normal, uma mulher que era pastora falou que deus ia levanta para uma obra sei bem o que dizer muitas pessoa falou tanta coisa, antes disso recebi uma profecia de um homem que eu seria daquele jeito deu ia tira essa sorbeba não seria que nem jonas, ia fugi do ministério, e ai conheci uma pastora que ajudou a volta para minha vida novamente na igreja que estou hoje ela faleceu a pouco tempo tomei muitos remédios passando pelo psiquiatra voltei para hostipal para evangiliza pouco tempo, respeito as autoridades os pastores porque temos que respeita adquiri outra sabedoria depois de todas essas provas, agora pretendo ser pastora; depois de todo esse processo hoje me tornei uma pessoa melhor, orando todo tempo confiando em deus; e a um tempo para todas as coisas. O senhor levantou a pouco a minha família eu com outra sabedoria, passei dez anos no hospital evangilizando e dez anos nos monte fazendo campanha não vivo mas nós montes hoje vivo mas na igreja trabalhando e ajudando pessoas, outra coisa não tinha mais tempo para minha família adquiri mais sabedoria vivo mais tempo com eles, família e um presente de Deus, quero ajuda outras pessoas, não quero ganha dinheiro através da teologia quero ajuda vidas restaura casamentos, quero ganha vidas para senhor resolvi escreve meu testemunho para ajuda outras pessoas a confia em Deus. Esse e um pouco da minha história de vida passaria tudo de novo ser fosse preciso, a música ajudou muito nós abraço do pai a minha recuperação. Isso e um pouco da minha história de vida e provações que passei, não passei só o senhor sempre esteve comigo.

  7. Avatar gisele disse:

    Pai em Nome de Jesus, nunca deixe a soberba entrar no meu coração. Pois Sua Palavra nos ensina ser manso e humilde de coração.

  8. Avatar Astor disse:

    Quantos não estão incorrendo nessa falha, colocando neófitos na direção de células, grupos de oração e outras atividade e de repente, Ka bum, um grande escândalo, pessoas abandonado a fé, por comodismo da liderança ou desespero a procura de ajuda querendo que a igreja cresça e cresça e não a ovelha cresça em Cristo!

  9. Avatar Emilio disse:

    Fato: ser condenado já não é coisa boa, ser condenado por este cidadão então…

    Bom texto, porém, fica uma ressalva: se está especificando que a condenação – no caso da soberba – é feita pelo diabo, subentende que se pode ser condenados por mais alguém. Não nos sugere o texto que mais alguém pode condenar uma pessoa?

    Abraços,

    Emilio.

  10. Avatar shayena diesel disse:

    A graça e a paz do senhor! quero parabenizar vocês que são usados pelo senhor neste ministerio de enviar essas mensagens que nos ensinam a refletir cada vez mais nas palavras de Deus. NÃO SEI COMO COMECEI A RECEBER ESSAS MENSAGENS, MAS SEI QUE ELAS TEM SIDO UMA BENÇÃO NA MINHA VIDA.
    DEUS ABENÇOE VOCES.

  11. Avatar Selma disse:

    Serve de alerta essa mensagem. É comum nos sentirmos “santos” quando estamos envolvidos na obra, ou quando somos usados por Deus, quando Ele fala conosco. Na maioria das vezes, quando somos religiosos… Se não fora o Senhor, o que seria de nós? Só o Espírito Santo para sondar o coração, abrir nossos olhos espirituais para não cairmos em soberba.

  12. Avatar Edson Carvalho disse:

    Prezado Mário,

    Já que você não entrou no mérito de qual condenação do diabo seria esta mencionada no texto, me permita fazê-lo, já que a questão me parece tão simples, mas interpretada de forma errônea em seu texto, por não considerar o contexto maior da mensagem bíblica.
    Em primeiro lugar, a condenação da qual trata o texto não poderia ser nenhuma condenação proferida pelo diabo contra nós. O que Paulo quer é que não soframos a mesma condenação sofrida por Lúcifer em sua queda. Qual foi a causa da condenação e queda de Lúcifer? A soberba (Isaías 14:12-15). Por isso ele foi condenado, e Paulo nos alerta para que não soframos a mesma condenação, já que Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde. Satanás, que caiu em função de sua soberba, não tem nenhuma autoridade para condenar ninguém pelo mesmo pecado, e é óbvio que Paulo não usou este termo se referindo à nenhuma condenação feita por parte dele, como se alguém devesse alguma satisfação ao diabo, ou devesse se preocupar com a opinião dele. O apóstolo Paulo, que enfatizou a tolice de se tentar agradar a homens (Gal. 1:10) obviamente não se preocuparia com nenhuma condenação por parte do pai da mentira, que tenta nos acusar dia e noite, mas não pode nos condenar de nada, pois ele mesmo já está julgado e condenado.
    Paulo afirma em Gálatas que aqueles que procuram agradar aos homens não podem ser servos de Cristo. Da mesma forma, nossa motivação em evitar a soberba não pode ser a preocupação com nenhuma condenação por parte de Satanás, mas em agradar a Deus.
    Portanto, ao contrário do que o irmão sugere no primeiro parágrafo do texto, ninguém pode ser condenado pelo diabo, só Deus tem a autoridade para julgar vivos e mortos.

  13. Avatar Patricia Diniz disse:

    Não me canso de admirar as matérias do Mário Fernandez, simplesmente muito edificantes. Deus seja louvado!!!!!!

  14. Avatar Georgina Souza Alves disse:

    A paz, gostei muito, nos alerta a caminharmos em humildade com amor e paz no coração.
    Que ninguém pense de si mesmo mais do que convém!
    Antes faça do outro superior a a si mesmo(foi a palavra levada no nosso grupo de intercessão, antes do culto.
    Glória a Deus por sua vida.
    O Senhor o guarde e abençoe em nome de Jesus.

  15. Avatar Valdir Pichoz disse:

    Caro Mário sou leitor de suas mensagens, tenho quase todas lidas e arquivadas, além de admirar o alcance destas, com certeza é uma direção divina.
    Quanto a este ultimo que recebi, na minha ignorância teológica, percebe que a condenação não é do diabo, mas à qual ele esta submetido, assim como aquele que ensoberbecer. Nem o diabo nem ninguem pode condenar alguém. Esse poder não está nas mãos desse fulano. Que o Senhor continue abençoado a você que abençoa tantas vidas com suas mensagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *