Mário Fernandez

Resgate

“o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.” (1 Timóteo 2:6 ARA)

Certa vez meu carro estragou na estrada, justamente numa curva, num lugar em que o celular não dava sinal. A muito custo, andando para um lado e outro, consegui mandar uma mensagem para um discípulo que veio me buscar com o carro dele. Quando chegou a frase “seu regate chegou” soou como um doce som.

Hoje, alguns anos depois, encaro o resgate com outro tom, talvez mais amadurecido. Naquela oportunidade eu estava com um pequeno problema, mas vejo que as pessoas em geral estão literalmente perdidas. Ser resgatado tem a ver com o perdido, não com o resgatador. Não se trata, em outras palavras, de alguém querer ser resgatador, mas de alguém precisar ser resgatado. O curioso no Reino de Deus é que raramente alguém procura resgate, pois não se dá conta de sua condição de perdido. Isso tem me incomodado.

As pessoas que vagueiam pelo mundo apenas existindo, sem rumo definido e sem noção de eternidade, não sabem ou não se dão conta que estão perdidas. Pedir socorro para quê? Talvez isso explique a razão pela qual alguns grupos encontram tanta dificuldade em crescer, pois estão tentando resgatar quem não pediu socorro. Se voltarmos às origens do evangelho, veremos que tudo começou com o anúncio do Reino de Deus e do arrependimento, portanto, apontando ao pecador a necessidade mais básica que ele não sabe que tem: conhecer sua condição de perdido.

Uma mensagem contemporânea, amorosa mas firme, interessada no bem-estar mas desfocada do imediatismo, fundamentada na verdade mas sem acusações. Se encontrarmos essa fórmula, as pessoas se entenderão perdidas e aceitarão ajuda, certamente a ajuda do Senhor. Como sempre, trata-se de voltar ao elementar e básico, simples e direto. Descompliquemos e conseguiremos.

Ele já Se deu em resgate, agora basta se apropriar.

“Pai, tem compaixão de nós que pensamos que sabemos de alguma coisa mas não nos importamos com os perdidos. Faz de nós anunciadores eficientes da Tua graça e Resgate.”

Mário Fernandez

4 thoughts on “Resgate

  1. Avatar Jorge disse:

    Amado e querido Pastor,

    Permita-me dá outro título a este, “Na dor ou no amor” porque para mim foi bem o que aconteceu quando sabia que conhecia muito, o mundo desabou e fez-me saber que pouco sabia e por isso senti na pele o que diz o salmista no livro dos Salmos(119:71) Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. e para o bom entendedor meia palavra basta afinal não reconhecia que há essa luta contra os quais temos de enfrentar todos os dias, que é contra os nossos inimigos: o mundo(por seus convites indecentes, os quais devemos rejeitar); contra nós mesmos(pela natureza humana e por isso corrupta); e por fim Satanás(por suas influências malignas que busca a todo tempo nos persuadir, afim de que erremos o alvo).
    Hoje sei que o Senhor castiga os seus e é por isso que sou grato a Deus por tudo pois Ele mesmo me tem fortalecido em Cristo que me fortalece.

    Um conselho a todos :” Perseverar é preciso!”

  2. Avatar Fabio Gerard disse:

    Concordo com a afirmação de que precisamos descomplicar a mensagem do evangelho, as pessoas muitas vezes rejeita ajuda, por que não se tem fornecido simplesmente a ajuda, mas como , esse devocional mesmo diz, o que se tem oferecido é uma ajuda com acusação e condenação, talvez precisemos, ajudar como Jesus ajudou as pessoas de sua era, e ainda ajuda hoje, obrigado Pr. Mário, que Deus te recompense com bençãos do céu.

  3. Avatar Denise disse:

    nossa, me identifiquei muito com esse texto, pois minha conversão passou por isso…como espírita, na época, eu não sabia que precisava ser salva…fiquei surpresa com a notícia…E isso é realmente algo difícil de ser compreendido na contemporaneidade, pois o que mais vende por aí, com tantos livros de auto-ajuda, é que vc se basta para resolver seus problemas…Mas como parte do Evangelho, a percepção de necessitado de salvação, só é dada pelo Espírito Santo, ninguém faz ninguém entender isso apenas pela razão…cabe a nós anunciarmos a VERDADE e deixar que o Espírito os convençam, e a “VERDADE os libertará”….Amém!

  4. Maravilhosa mensagem, simples e de fácil entendimento.
    Realmente, devemos voltar ao elementar e básico, simples e direto. Dessa forma, creio eu, muitas vidas serão levadas ao altar de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *