Mário Fernandez

Liderança

“Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele.” (1 Samuel 22:1 ARA)

Um líder é uma pessoa que tem algo diferente em si mesmo, algo que não é fácil de explicar nem de copiar. Davi se refugiou, fugiu, se escondeu numa caverna. Não panfletou na esquina, não divulgou, não fez propaganda, estava foragido. Ainda assim foi reconhecido como líder e muitos o seguiram, tanto que nos próximos versículos vemos algumas centenas de homens se juntando a ele. Certamente não eram os nobres da sociedade, mas ali estavam e o seguiram, voluntariamente.

Isso talvez seja algo que mereceria mais de nossa atenção, pois temos visto e ouvido tantos que lideram pela força, pela imposição, pela autoridade delegada e não pelo carisma, pela liderança inata. No seio da igreja local despertam líderes diariamente, alguns que prosperarão e outros que serão sufocados ao longo do tempo. Imagine se nós tivéssemos mais discernimento e mais motivação para treinar estes líderes e fazer deles os influenciadores da nossa geração, o impacto que isso traria.

Mas, o que mais chama a minha atenção nesse episódio é o fato de que Davi era, sim, um homem comum, cheio de erros e pecados, cheio de limitações, como eu e você. Mesmo assim ele tinha essa característica de atrair para si liderados, com certa naturalidade.

Isso me ensina diretamente duas coisas: primeiro, não sãos as qualidades de um homem que atraem seguidores, do contrário Davi jamais teria um time de futebol. Segundo, nós é que decidimos o uso que damos para o carisma que temos, seja para amontoar gente ou para tirar proveito pessoal disso.

Que isso nos ajude a discernir os verdadeiros líderes, a liderar com excelência sem se vangloriar disso, e também a servir a Deus com o que temos, afinal foi Ele que nos deu. Davi com todos os defeitos que tinha fez coisas grandiosas para Deus.

“Pai, muito obrigado porque a Bíblia me mostra que é possível fazer tantas coisas boas mesmo sendo tão limitado. Ajuda-me a servir a Ti e a Teu povo de maneira justa e correta.”

Mário Fernandez

12 thoughts on “Liderança

  1. Avatar Airton disse:

    Mário:

    Grato pela mensagem. O poder que o líder tem não é para mandar, senão para servir.

  2. Avatar TOMAS DE SA disse:

    Caro Pr. Mario,
    Paz!
    Na minha opiniao a posicao de lideranca na Igreja ja’ sofre por questao politica e tradicionalismo levando pessoas sem ‘carisma’, nem preparo para funcoes de lideranca e isso afeta a Igreja de forma prejudicial pq, ao meu ver, e’ um tipo de injustica, enquanto pessoas mais lideres, habilitadas e capacitadas sao colocadas de lado e substimadas. Misericordia!

  3. Avatar disse:

    Já tem um bom tempo que recebo devocionais Ichtus e gostaria de hoje externar o quanto tem sido importante ler a cada essas mensagens. Gostaria de agradecer a Deus pela vida do irmão Vinicios Torres pelas sua palavras tão abençoadas e dizer que tenho compartilhado com minha familia, igreja e amigos a semente lançada em minha vida.

    Deus abençoe sempre e por favor continue.

  4. Avatar Pr Jeliel disse:

    Mario, concordo contigo plenamente, somos limitado sim, e dependemos da graça e misericórdia do pai todos os dias.

    Obrigado por Deus te usar nesta grande mensagem.
    Um abração estou com saudades.
    Deus te abençoe e a toda sua família.

  5. Avatar Edson Luis Ritter disse:

    Olá, Mário!
    Muito sábio teu comentário, como sempre aliás. No exemplo que colocastes quem sabe não esteja a comprovação de que Deus não escolhe os preparados, mas prepara os escolhidos?! David era um pecador, mas Deus sabia de sua capacidade de ser um grande mensageiro Dele, um líder. A partir do perdão pedido, tudo se confirmou. Ora, então podemos fazer o mesmo. Forte abraço e fiques na paz.
    Edson.

  6. Avatar Mirian Guedes Nascimento disse:

    Muito obrigada, que Deus continue inspirando o senhor, é uma graça depois de um dia cheio de compromissos poder ter alguns minutos para ser alimentado com a palavra de Deus e partilhar de sua meditação inspirando pelo Santo Espírito. Deus o ilumine e o fortaleça.

  7. Avatar Day disse:

    A nossa vida com Deus revela quem somos!! Davi, homem segundo coração de Deus. A presença de Deus faz toda a diferença na vida de um grande LIDER.

  8. Avatar eliane disse:

    Caro irmao, pude perceber atraves de suas palavras a humildade em reconhecer como um verdadeiro lider de CRISTO deve ser. Nos dias atuais poucos querem entender que quem faz a escolha de um lider é o SENHOR e nao o homem.Davi era ungido por DEUS para liderar o povo ,eles o seguiam porcausa da unçao que DEUS lhe deu, essa era a missao que ele tinha na terra.Infelizmente ainda hoje esses lideres ungidos sao perseguidos como Davi para serem impedidos de fazer a vontade do soberano DEUS.É necessário que a igreja se una a eles como os povos do passado, sabemos que aqueles que nao o apoiaram sofreram a correçao do SENHOR e o SENHOR é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Que possamos ser como a igreja do passado unidos em amor, verdadeiros crentes em CRISTO JESUS, obedientes nas leis de DEUS, nos seus mandamentos, crentes fieis, com o carater de CRISTO pois, ELE veio nos ensinar como devemos ser e como devemos agir como cristao e filhos de DEUS. Quando desprezamos os ensinamentos,nos tornamos aqueles que a palavra ensina falsos irmaos , falsos pastores, falsos profetas….Portanto, e hora do povo de DEUS rever suas atitudes. ELE usa e escolhe quem ele quer,pois é o DEUS que sabe o que faz. Nao olhem com desprezo para os pequenos na casa do SENHOR pois DEUS os usa porcausa de suas experiencias na vida.Assim foi com Davi, pequeno, pecador,pobre, sem beleza mas com o coraçao segundo o coraçao de DEUS. Que seja um tempo de grandes mudanças na casa do SENHOR.Para concluir, gostaria de confirmar o que penso, lider deve ser escolha de DEUS , os pastores devem orar e consultar a DEUS se realmente aquele que esta sendo levantado para um cargo é pela vontade dO SENHOR, nao podemos correr o risco de colocar qualquer pessoa no lugar de Davi. Portanto,irmaos e pastores , joelhos no chao, comunhao com DEUS para que a resposta certa venha dos ceus e nao da terrra.Assim a igreja de hoje sera a igreja que DEUS tem em seu coraçao. amém

  9. Avatar Eliene Reis disse:

    Bom dia, Pr. Mario! Obrigada por mais esta mensagem de edificação. Peço a Deus que me capacite no serviço que Ele tem me colocado a fazer e também me ajude a discernir um verdadeiro líder de um fanfarrão que só quer aparecer. Muitas vezes um lider é desprezado, desvalorizado por puro preconceito dentro da Igreja. Que Deus nos socorra e fortaleça nossa fé, diante de experiências como essa. Deus continue abençoando seu Ministério. Grande abraço.

  10. Avatar disse:

    Paz!
    A meu ver existem muita liderança que na verdade foram moldadas, investidas de poder e autoridade para defender o interesse de um grupo, associação ou denominação, porém existe o líder nato, aquele que tem o dom da liderança e que luta sempre por um ideal maior, que muitas vezes bate de frente com o interesse de instituições, que tentam sufoca-los.
    Deus abençoe!

    Valdir Damada

  11. Avatar Flavio Santos disse:

    Bom Dia Pastor Mário
    Muito obrigado pela mensagem que DEUS o inspirou a nos compartilhar.
    Que nosso PAI o abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *