Vinicios Torres

Liderando Com o Coração – Planejamento e Dependência

“Faze com que hoje este teu servo seja bem-sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei.” (Neemias 1:11b)

Um aspecto tremendamente importante da liderança é saber quando e como se comprometer com um projeto.

Com o exemplo de Neemias aprendemos que antes de nos comprometermos com o projeto temos de analisar tudo que for possível e estiver ao nosso alcance. A falta de respostas para algumas perguntas não precisa inviabilizar a iniciativa, mas temos de ter todas as respostas que forem possíveis.

Você vê que Neemias fez a sua lição de casa quando lê o capítulo 2, logo a seguir este versículo, e nota que ele teve todas as repostas às perguntas que o rei fez. Isso tinha que ser assim, pois ele iria pedir a permissão e ajuda ao rei mais poderoso de sua época para executar o seu projeto de reconstruir a cidade de Jerusalém. Você deve lembrar que não era uma tarefa fácil, pois a cidade havia sido destruída e queimada décadas antes por causa da sua rebelião contra o rei da Babilônia. A ideia de reconstruir uma cidade que havia sido rebelde não era das melhores.

É por isso que, apesar de ter um plano, Neemias ora a Deus pedindo que Ele toque o coração do Rei. Neemias devia conhecer o provérbio “O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer.” (Provérbios 21:1) Assim ele deposita a sua confiança em Deus e no fato de crer que este projeto tinha a Sua inspiração.

Muitas pessoas acham que planejar é falta de fé, mas como bem disse o Pr. Mário Fernandez, “Planejar não é falta de fé, absolutamente. Pelo contrário, é preciso ter muita fé para planejar, pois trata-se de olhar para o invisível e imaginá-lo concretizado. Planejar é olhar com antecedência para algo que ainda não aconteceu, isso é fé.” (https://www.ichtus.com.br/dev/2013/06/25/financas-planejamento/)

Neemias orou, planejou, orou, falou com o rei, orou, viajou, orou, executou o plano e orou no fim de tudo.

Após identificada a necessidade que move o coração do líder, um bom plano e muita oração e dependência de Deus é a receita para o projeto realizado.

“Senhor, mostra-nos que antes de sair tentando realizar qualquer coisa, devemos buscar em ti ajuda para planejar com sabedoria o projeto que confiaste ao nosso coração.”

Vinicios Torres

4 thoughts on “Liderando Com o Coração – Planejamento e Dependência

  1. Avatar Airton disse:

    Vinicios Torres:

    Até que analiso, procuro obter respostas ao máximo. Oro no início. Porém, continuar a orar na execução do projeto até concluí-lo, eis a questão. É prática de que preciso melhorar. Do contrário, a receita estará incompleta.

  2. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Excelente mensagem! Glória a Deus. O exemplo de Neemias é encorajador e deve ser copiado de fato pelos líderes de hoje. “Após identificada a necessidade que move o coração do líder, um bom plano, muita oração e dependência total de Deus é a receita para o projeto realizado”. Deus continue abençoando esse Ministério.

  3. Avatar Jussimar Siqueira disse:

    Parabéns pelo artigo. Muito enriquecedor. Isto mostra como dependemos de Deus. Mesmo nós planejando é o Senhor quem dirige os passos (Pv 16:9).
    Que Deus abençoe.

  4. Avatar Hans Werner Heinrichs disse:

    Tenho lido seus artigos e tenho sido tremendamente abençoado e abençoado a outros, inclusive os meus filhos.
    Muito obrigado pelo seu empenho, que Deus lhe recompense grandemente.
    werner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *