Mário Fernandez

Novidade de Vida – Terminar

“Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto.” (Eclesiastes 5:4)

Deixar as coisas pela metade é um dos males dessa geração que aí está. Insisto comigo mesmo e com meus filhos/discípulos para que jamais, JAMAIS, comecem alguma coisa pensando que podem deixar inacabado. Se acontecer algo justo e for impedido é uma coisa, mas estou falando de relaxo. Mesmo que custoso uma vida rendida ao Senhor não pode permitir isso.

E digo mais: todo voto não cumprido diante de Deus é algo inacabado. E Deus não se agrada dos tolos que votam e não cumprem, portanto Deus não se agrada daqueles que deixam coisas pela metade.

Por que não posso sair semeando “meias obras” pela vida? Das inúmeras razões quero destacar algumas:

1) Deus termina o que começa. Veja Filipenses 1:6
2) Perseverança vem da fé provada. Tiago 1:3
3) A promessa é para o fim. Apocalipse 2:10
4) Temos exemplos bíblicos. 2 Timóteo 4:7
5) Jesus foi até o fim. João 19:30

Mas a despeito da lista enorme eu quero chamar a atenção para um detalhe. Invariavelmente seremos chamados com algo em andamento. No dia em que o Senhor vier buscar os seus, algo vai estar andando. Mas preste atenção meu querido leitor: Jesus cumpriu completamente Sua missão terrena e não deixou nada inacabado, mas agora resta a segunda fase da missão – Ele voltará.

Quer você goste disso ou não, creia nisso ou não, compreenda isso ou não, esteja pronto ou não – Ele voltará. Ele não vai deixar de cumprir o que prometeu porque Ele é fiel. E eu tenho certeza, com cada gota do meu sangue e cada parte da minha alma, que Ele não vai te pedir a conta das casas, roupas, carro, dinheiro, carreira profissional, amigos, vitórias e conquistas. NADA disso importa para Ele. A conta será cobrada mas eu creio que somente duas moedas pagarão esta conta: almas e santidade.

Almas porque são a resposta de obediência ao IDE, são o cumprimento do segundo mandamento (amar ao próximo) e principalmente porque Deus nunca desejou a perdição de ninguém e lhe aprouve nos usar para isso.

Santidade porque responde ao primeiro mandamento (amar a Ele) e nos torna semelhantes a ele. Os pecados que abandonamos, as práticas que vencemos, os erros de deixamos de cometer, o crescimento espiritual que apresentamos – isso vai contar.

Eu imagino (influência da faculdade de engenharia) que no dia da Sua volta o Senhor vai olhar para mim com uma prancheta na mão com duas folhas: uma lista de almas e um gráfico de santidade. Misericórdia se a lista for curta ou se o gráfico não estiver subindo no final. Clamo e batalho por um rolo para minha lista e um gráfico de santidade agradável a Ele.

Mas meu querido, pense comigo: como aumentar essa lista e como fazer a curva subir sem terminar tudo que começo? Se Jesus levianamente agisse assim iríamos todos para o inferno ou teríamos de viver aqui para sempre. Aleluia, não é assim. Vamos ser imitadores Dele nisso também.

“Senhor, misericórdia para mim e para minha geração. Somos inconstantes e temos joelhos fracos que vacilam em se firmar nos Teus caminhos. Ajuda-nos Deus a vencer isso e sermos curados dessa coisa de não terminar.”

Mário Fernandez

7 thoughts on “Novidade de Vida – Terminar

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:
    Penso que nas entrelinhas do versículo está o planejamento. É bom calcular o custo do voto. Saber se é capaz de cumprir, se reúne condições para honrar a palavra. Do contrário, convém não prometer, não fazer o voto, pois a pessoa cai no descrédito, não inspira confiança. Algo bastante comprometedor para o filho daquele cujo Pai é fiel, cumpridor dos votos.

  2. Avatar Jorge Audi disse:

    Amado e querido Pastor,
    Confesso que tenho muita dificuldade nessa área: não de cumprir os votos, mas de votar(fazer votos), vejo também a necessidade de aprender em que votar mesmo sabendo da suficiência de Cristo, Ele nos convida a fazermos votos, não para salvação, e sim experimentarmos o quanto Deus é bom.
    Digo isto porque ao folhear a Bíblia me deparei com alguém que votou, e ao cumprir seu voto, teve de matar sua própria filha(Juízes 11:30-40). Concluo então que, mais importante que votar é saber como votar(sendo isto para tudo na vida).

    Querido Deus e Pai, cremos na suficiência de teu Filho Amado, Jesus Cristo, sabemos das suas promessas e que tudo está se cumprindo em nossas vidas, e por isso rogamos ao Senhor pelas tuas misericórdias e graça, dê-nos discernimento em todas as coisas que te agrada, nos afastando-nos de toda mentira e mal que incessantemente nos rodeiam, pelejando contra nós e principalmente contra nossa natureza que é a pior de todas.
    Enfim, ensina-nos a fazer os votos e ao final sabermos que cumprindo-os estamos fazendo a vontade do Pai, aperfeiçoados em Cristo e guiados pelo Espírito Santo, para nosso próprio bem e glória de nosso Deus.
    Em nome de Jesus cristo que nos fortalece.

  3. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Boa tarde., Pastor Mario! Mensagem de exortação muito boa para os tempos atuais em que a tecnologia toma conta de tudo e às vezes, o que necessita ser feito de maneira mais pessoal termina ficando para trás, inacabado.
    Que Deus nos ajude a perseverar com fé na missão que temos de propagar o evangelho e fazer discípulos, nos aprimorando na santificação.Grande abraço.

  4. Avatar Laurita Alves dos Santos disse:

    Pr: Mario Fernandez Deus abençoe sua vida e seu ministério
    Devocional abençoado inspirado com sabedoria para nossa reflexão e nosso crescimento espiritual.

    É um grande aprendizado.

    Laurita.
    .

  5. Avatar Thais disse:

    Tremenda essa a Palavra. Vamos ter aqui um acampamento de jovens em maio e Deus tocou no nosso coracao para pregar sobre Santidade. Vou usar suas palavras tb no tema do acampamento. Essa devocional me inspirou muito. Gloria a Deus! Orem pelos jovens na Holanda tb!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *