Vinicios Torres

Liderando Com o Coração – Comunicando na Hora Certa

“Eu cheguei a Jerusalém e durante três dias não contei a ninguém o que pensava fazer pela cidade de acordo com o que Deus havia posto no meu coração.” (Neemias 2:11-12a)

Neste ponto da sua história Neemias nos dá uma lição de como conduzir um projeto com responsabilidade. Deus colocou em seu coração o desejo de reconstruir Jerusalém, ele elabora um plano e o apresenta ao rei que, além de aprovar ainda lhe fornece os recursos necessários para executá-lo. Agora, depois de muitos dias de viagem, ele chega a Jerusalém. O sonho está prestes a começar a virar realidade.

Se fosse um dos líderes de hoje, provavelmente ele teria feito um vídeo promocional mostrando em uma animação 3D como ficaria Jerusalém após a restauração e teria enviado antes de ele chegar, a fim de que fosse recebido com pompa e circunstância. Mas, curiosamente, Neemias não diz o que veio fazer logo de cara.

Isso tem motivos, claro, e ao analisarmos esses motivos podemos aprender alguma coisa.

Primeiro, Neemias estava na Babilônia quando soube da situação e foi tocado por Deus. Ele fez planos a partir do que os outros falavam e com certeza a partir dos documentos que o governo dispunha. Ao chegar a Jerusalém ele o fez o mais discretamente possível, embora fosse impossível uma comitiva real chegar em uma cidade daquela época sem ser notada.

Ele precisava de tempo para fazer pelo menos duas avaliações antes de anunciar suas intenções.

1. Ele precisava ver a situação por si mesmo e avaliar se o que tinha ouvido condizia com a realidade.

2. Ele precisava avaliar se os planos que tinha feito precisariam ser ajustados.

Segundo, Neemias sabiamente evitou criar expectativas antecipadamente.

Ao chegar sem anúncio ele evitou que os moradores inventassem estórias, especulassem motivos e criassem partidos antes menos do projeto começar. Se o povo soubesse antecipadamente que um emissário do rei estava vindo para reconstruir a cidade geraria expectativas que talvez Neemias não tivesse condições de gerenciar.

Fazendo assim ele também evitou criar inimigos antes da hora. Em todo o projeto sempre haverá aqueles que serão contra, principalmente se seus interesses forem afetados ou sua influência ameaçada.

Administrar a sua chegada de maneira tranquila deu a Neemias a condição de se informar, avaliar a situação e se preparar para interagir com o povo da cidade.

Certamente, você Já viu muitos projetos serem anunciados aos quatro ventos para em seguida morrerem solitários e silentes. Já vi muitas promessas serem feitas e depois esquecidas. Há uma classe especialista em usar essa técnica: impressiona antes torcendo para que você esqueça depois. No seu próximo projeto, evite prometer e se promover demais, pois senão poderá não conseguir atingir as expectativas que você mesmo gerar.

“Senhor, ajuda-me a saber o que comunicar e a hora certa de comunicar cada etapa do projeto que colocaste em meu coração.”

Vinicios Torres

8 thoughts on “Liderando Com o Coração – Comunicando na Hora Certa

  1. Ademar

    Obrigado por nos acompanhar e ficamos muito felizes de saber que a Palavra de Deus tem feito diferença.
    Deus abençõe vocês na nova empreitada.

    Abraços,

    Vinicios Torres
    ICHTUS Webmaster

  2. Avatar Ademar W Fonseca Jr disse:

    Vinícios,

    A muito tempo venho sendo edificado pelas palavras do ICHTOS. Sempre surpreendido com temas oportunos e aplicáveis. Este veio em um momento de Deus, onde eu e minha esposa temos um projeto inovador, que Deus nos deu como palavra a algum tempo e agora chegou a hora de praticar. Glória a Deus pelo seu ministério, continue firme que muitos frutos virão! Abs

  3. Avatar Airton disse:

    Vinicios Torres:

    Discrição. Essa foi a conduta de Neemias depois de elaborar o plano de reconstrução da cidade. Ele manteve em silêncio a conversa que manteve com Deus. Segredou com o Pai. Prática que nutre a relação com qualquer pessoa e evita falatório estéril. Que seja assim neste mundo nosso cujos meios de comunicação nos incentivam a falar, falar e falar mais e mais.

  4. Pr Arlei

    Louvamos a Deus que nos tem dado o privilégio de servi-lo. Nada que fazemos vem de nós mesmos, mas é Ele que tem suprido. Obrigado por nos abençoar e oramos para que Deus retribua com abundância.

    Abraços,

    Vinicios

  5. Avatar Arlei Oliveira disse:

    Prezado Vinicios, a graça e a paz do Senhor Jesus ao seu coração!

    Há muito venho sendo abençoado pelos artigos publicados no ICHTUS, pequenos em tamanho, porém grandes na essência. Liderando com o coração, é um artigo maravilhoso que traz algumas importantes lições para os que exercem liderança. Agradeço a Deus por vocês, rogando a Ele que continue a abençoar e a prover todas as necessidades do site, para que possa continuar a abençoar pessoas, expandindo assim, o Reino de Deus. Grande abraço, esperando revê-lo em breve!

  6. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    AMÉM! Com certeza quando Deus chama, Ele capacita e ainda fornece os suprimentos de modo que o projeto seja realizado da maneira como lhe apraz.
    Que Deus continue instruindo cada um de vocês para que esse Ministério produza frutos para honra e glória do nome do Senhor..

  7. Avatar Washington Pereirs disse:

    Caríssimo, parabéns pelo artigo, gostei muito. Um bela reflexão que nos remete a pedir a D’us sabedoria e não ostentação.

  8. Avatar Roger disse:

    abençoador, irmão Vinicios !!!

    q ELE continue a falar por meio de sua vida !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *