Vinicios Torres

O Que Você Vai Fazer no Fim de Semana?

Qual seria a sua resposta agora?

A maioria dos cristãos responderá que, entre outras coisas, vai à igreja. A maioria irá no domingo. Os mais jovens podem até ir no sábado na reunião especial para a juventude e no domingo junto com a congregação toda. Nas igrejas mais tradicionais acontecerá a escola dominical no domingo de manhã e muitos ainda voltam ao culto domingo à noite.

Muitas pessoas participam da programação de suas igrejas nos finais de semana por mero costume. Simplesmente já se habituaram a fazer isso e o fazem sem pensar. Acostumaram-se a ver as pessoas do fim de semana e a assistir a uma programação diferente daquilo que fazem no dia a dia. Para essas pessoas raramente os finais de semana são significativos.

Já outro grupo de pessoas se sente responsável por estar envolvido nas atividades da congregação. Elas carregam um peso e sentem que se não estiverem lá as coisas não acontecerão como devem acontecer. Para essas, a chegada do fim de semana pode ser motivo de estresse e não desfrutam do descanso que o afastamento do trabalho semanal se propõe a dar.

Existem pessoas que não querem mais reunir-se com a igreja no final de semana, ou em qualquer outro dia. Justificam isso com todos os motivos que conseguem encontrar. Afastaram-se e, com o tempo, não sentiram mais necessidade.

Essas atitudes todas contrastam com a atitude demonstrada pelo salmista quando afirma com êxtase:

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” (Salmos 122:1)

Interessante que, independentemente do seu estado emocional, você pode decidir alegrar-se. Se assim não fosse seria incoerente as tantas vezes que a Bíblia registra a ordem “Alegrai-vos”. Portanto, o salmista reage ao convite para estar na casa do Senhor com alegria.

A atitude com que você decide fazer algo determina os resultados que obterá.

Mesmo que você esteja triste, passando por dificuldades e enfrentando problemas, pode decidir alegrar-se ao se reunir com seus irmãos. Estar juntos na casa de Deus nos ajuda a entregar a Ele os problemas, orar e interceder uns pelos outros e animarmos e fortalecermos uns aos outros.

Quem se afasta do convívio dos irmãos e perde a alegria de ir à casa de Deus, vez após vez vai esfriando o amor por Deus, afasta-se da Sua Palavra e começa a achar explicações lógicas para o que antes considerava como mover de Deus em sua vida. Quando menos espera, perdeu-se pelo caminho, achando que não precisa mais de Deus, afinal acostumou-se a não sentir necessidade da comunhão com os irmãos, nem dos momentos de adoração e ministração da Palavra.

Então, , o que você vai fazer no fim de semana?

Vinicios Torres

11 thoughts on “O Que Você Vai Fazer no Fim de Semana?

  1. Avatar Airton disse:

    Vinicius:

    Bom, entre outras atividades, irei ao templo prestar alegremente culto ao Pai. Cantar músicas que expressem minha gratidão a Deus. Celebrar a comunhão com os outros filhos e filhas de do Criador.

  2. Avatar Luci Lopes Indelicato disse:

    Eu, se Deus assim o permitir, irei à casa dEle nesse final de semana! Muito bom e oportuno o artigo. Parabéns!

  3. Avatar Eli Conceição Soares disse:

    Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
    Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
    Apocalipse 2:4,5

  4. Avatar Creusa disse:

    Sábado, com certeza,estarei na igreja em comunhão com Deus e com os irmãos e faço isso com grande alegria e não por mera obrigação. O artigo está muito bom, parabéns!

  5. Avatar Ananias Semedo disse:

    Boa meu amado irmao pelo desafio apresentado! Es um excelente instrumento de Deus. Devo dizer que irei a igreja neste final de semana, m, mas nao pelo habito la ir, sim porque eu amo a casa, de Deus ; uso muitas vezes este versiculo…
    Nesses 25 de crente so faltei a igreja prepositadamente um vez.
    Conte sempre com as nossas oracoes.
    Um abc.

  6. Avatar Clevering Torres disse:

    Muito boa! Como pastor desde 1970, o fim de semana para mim é sem dúvida alguma é estar na igreja, mas não estar por estar, mas para participar. Embora já “aposentado”, amanhã, sábado, estarei numa reunião conciliar distrital há 85Km de onde moro. Domingo na igreja há 18Km, onde leciono para os homens na Esc. Dominical e à noite volto para o culto. E issi me faz muito bem.

  7. Avatar Anderson disse:

    Muito bom a Palavra meus irmãos, faço parte do Ministério de Louvor da igreja, e esta Palavra me edificou muito, pois o fazer parte do ministério, cai na rotina do ir ministrar e tira o Foco que é Cristo, independente das circunstâncias , é fazer o melhor , pois Ele merece o nosso melhor. Deus Abençoe a todos.

  8. Avatar Zelene disse:

    Muito boa a reflexão! Muito oportuna! Que Deus desperte em nós o desejo de ir à igreja, não por costume ou conveniência, mas para adorar e louvar ao nosso Pai!

  9. Avatar João A. Mendes disse:

    Gostei de ler a sua mensagem. Deus nos ajude a viver uma vida piedosa e dedicada a Deus que tanto tem feito por nós. Que o nosso eterno Deus o siga abençoando e usando…

  10. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Bom dia! e Excelente final de semana! Que Deus continue nos inundando da alegria de estar em Sua casa, na reunião dos santos (separados) para louvor, honra e glória do Senhor Jesus.Glória a Deus!

  11. Avatar Siméia Hernandes disse:

    Excelente artigo. Obrigada, irmão, pela exortação amorosa!!! Deus continue a abençoá-lo neste ministério que muito tem me edificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *