Vinicios Torres

3 Mentiras Sobre Jacó Que Sempre nos Contaram

Toda história que lemos é grandemente influenciada pelo conhecimento prévio que temos acerca dela ou dos seus personagens. Conforme as características que conhecemos das personagens envolvidas interpretaremos suas intenções e reações. Por isso, uma das coisas que os amantes de cinema mais detestam são os famosos “spoilers”, aqueles comentários que revelam detalhes do filme ou o destino das personagens.

Quando lemos uma história com uma ideia preconcebida podemos perder detalhes dela, ou interpretá-la erroneamente, principalmente quando o preconceito for negativo. Ele pode fazer com que fiquemos bloqueados para as palavras e intenções da personagem que perdeu nossa simpatia por causa do preconceito.

Percebi isso nesta semana ao ser despertado por um comentário sobre a vida de Jacó, filho de Isaque e neto de Abraão. Nestes anos de vida cristã não tem como saber quantas vezes li a história de Jacó lá no Gênesis, nem quantas mensagens ouvi baseadas nele. Nunca esteve entre meus personagens favoritos, nem tinha nada em sua trajetória que me servisse de exemplo. Diferente de seu filho José, decididamente o personagem mais fascinante do Antigo Testamento, na minha opinião.

Mas, hoje, confesso que descobri que tinha preconceitos para com ele. Preconceitos esses alimentados pelos comentários lidos e ouvidos a seu respeito que, depois de uma análise mais cuidadosa da história, se provaram equivocados.

Vejamos então três ideias que se ouvem muito sobre Jacó e que influenciam a maneira como interpretamos a sua história, podendo nos fazer perder as riquezas que Deus quer nos passar através dela.

Que o nome de Jacó significa “enganador”.

Quantas vezes você já ouviu isso? Eu ouvi a vida toda. Mas o significado do nome literalmente é “aquele que segura o calcanhar”, porque ele nasceu agarrado ao calcanhar do irmão que nasceu primeiro. O outro significado do nome é “suplantador”. Suplantador é aquele que toma o lugar de ou substitui a outro, seja pela incapacidade/inadequação do outro ou pela conquista do direito ao lugar. Uma boa comparação é o jogador de futebol reserva, ou suplente, que aguarda a oportunidade de substituir (ou suplantar) o titular e mostrar o seu jogo.

Portanto, não há conotação negativa no nome de Jacó. Na verdade, o seu nome instigou-o a pensar que poderia ter participação nas bênçãos sobre as quais ouvia seu avô e seu pai falarem, que por costume da época eram reservadas ao primeiro filho nascido, o primogênito.

Que ele enganou seu irmão Esaú e roubou a sua primogenitura.

Esse conceito também é bastante difundido, e entra aqui o fator que a gente olha para um fato e analisa conforme a nossa escala de valores e não na escala de valores das personagens dentro do seu contexto histórico. Leia a história com cuidado e veja que, em nenhum momento, Jacó ludibria seu irmão. Esaú pediu a comida que ele havia feito e ele ofereceu um negócio. Esaú aceitou o negócio e, no momento, saiu satisfeito. Pense um pouco, eles moravam todos juntos, se Esaú se incomodasse com o negócio bastava ir conversar com a mãe e pedir comida a ela. Mas a Bíblia diz que Esaú “desprezou” (Gn 25:34) o seu direito de primogenitura, ou seja, ele não dava valor, não se importava.

Posteriormente, ao revelar ao pai que havia negociado a primogenitura, Esaú diz: “Não é com razão que se chama ele Jacó (suplantador)? Pois já duas vezes me “suplantou” (Gn 27:36). Algumas versões traduzem “duas vezes me enganou” mas a raiz da palavra traduzida como “enganou” é a mesma do nome Jacó, e a frase significa que Esaú reconheceu que Jacó o suplantou, conquistando o direito de tomar o seu lugar. E lembre-se, nesta frase, quem está falando é uma pessoa amargurada, explicando assim o tom negativo da tradução.

Que ele fugiu do irmão.

Esaú amargurou-se por ter sido “suplantado” pelo irmão. Se você pensar bem, é a reação natural de alguém que reconhece que cometeu um grande erro na vida. Pessoas amarguradas ficam remoendo seus erros e, conforme o seu temperamento, imaginando formas de vingança. Com Esaú foi assim e sua mãe ficou sabendo que ele andava falando que se vingaria.

Rebeca, consciente que as bênçãos das promessas de Deus para Abraão e Isaque recairiam agora sobre Jacó, não quer que seu filho cometa o mesmo erro que Esaú já cometera de tomar mulheres de Canaã para esposas (Gn 26:35,35). É dela a ideia de convencer Isaque a liberar Jacó para buscar uma esposa entre os seus parentes. Isaque aprova a ideia e abençoa Jacó para esta empreitada.

É verdade que Jacó sai sabendo que seu irmão está com raiva dele e, segundo a história, volta muitos anos depois ainda temente da amargura do irmão. Mas Jacó não saiu fugido, nem às pressas. Saiu com a bênção de seu pai para a empreitada e sabendo que um dia voltaria para tomar posse da herança da primogenitura que ele conquistara.


Depois que você “ajusta as lentes” tirando as ideias preconcebidas, ao olhar o texto novamente uma nova história emerge. Algumas coisas que pareciam contraditórias, passam a se encaixar. Por exemplo, você entende como Deus podia falar com e abençoar Jacó. Antes, para mim, não fazia sentido isso acontecer com um cara ruim. Mas ruim, na verdade, era apenas o meu conceito dele.

41 thoughts on “3 Mentiras Sobre Jacó Que Sempre nos Contaram

  1. Ajudou-me no entendimento de tão controversa história. No entanto, creio que precisamos ir mais fundo nisso. Podemos ver que Deus tem um critério muitíssimo sofisticado, perfeito, porque é Deus de toda a Sabedoria. Os critérios de Deus sao altíssimos, não acessíveis ao entendimento humano, se não forem revelados. Há um tipo de caráter apto a herdar as promessas, ainda que o ser humano tenha caído por conta do pecado. Temos um raso entendimento, muitas vezes, daquilo que Deus quer de nós. Suplantar é virtude, enganar é defeito – nesse caso, um péssimo exemplo de má tradução do texto – e muito tempo tivemos entendimento errado por conta disso. Ainda sobre o caráter que Deus requer daqueles que vão herdar o reino – nesse quesito está o querer de todo o coração, com todas as forças, com todo o entendimento – alguém disposto a SUPLANTAR a tudo e a todos, para obter o precioso Tesouro.

  2. Avatar Jane disse:

    A grande verdade e que há uma sequência de erros, Jacó se aproveita de um momento de fragilidade ( foi.e do irmão) para obter o que ele queria, ele se aproveitou, seu irmão também errou por levar-se.pelo momento, não valorizando a benção sobre a vida dele. Sua mãe errou pq induziu o filho ao erro e ele poderia não ter concordado com a atitude da mãe, ele quebrou o principio da honra mentindo e enganando seu pai. Quando Rebeca o aconselha a ir em busca de uma esposa, ela se utiliza de uma.estrategia para tentar amenizar oque ela mesmo causa dentro da sua própria casa, plantando discórdia e mal estar. A consciência dele pesa, mesmo em terra distante, e mais tarde precisa voltar e corrigir!!!

  3. Avatar Oliveira disse:

    Realmente O irmão de Jaco não deu muita importância a primogenitura ( a benção ), mais a ideia mesmo de Jaco se passar por Isau foi de Rebeca sua mãe. Ela deu a ideia das vestes para que Isaque nao percebesse nada , porque se Isaque reconhece-se que era Jaco e não seu primogênito ele não teria dado a benção. .

  4. Avatar José Maria Santana disse:

    Eu também pensava assim mas na realidade temos que entender que mãe é mãe eu fico a pensar que ela para evitar levar problema para o esposo o qual já se encontrava com problemas na saúde Isaque também não aceitaria abençoar a Jacó pelo o fato do mesmo guardar a tradição mas veja que ela teve sabedoria e evitou uma tragédia em família e quem sabe se ela não orou e pediu para Deus mudar o quadro um dia?( Pq nem tudo está escrito) porque apesar dela ter o coração mais aberto para um mas não é o fato dela abandonar o outro ? Na realidade o final foi feliz e ficou a história para a nossa meditação.paz

  5. Avatar Simone disse:

    Eu li duas vezes a história de Jacó e,também cheguei a conclusão q ele não enganou ninguém, nem mesmo o seu pai.Parabéns por ter coragem de expor a verdade. Amei!

  6. Avatar Josemar dos santos b disse:

    Foi trapaça sim , muitos tem essa mesma intenção de inversão de valores querendo inocentar personagens bíblicos mas vários personagens foram maus exemplos …Saul Davi Salomão Jacó jesus etc.

  7. Avatar Regina disse:

    Olá. Estava estudando este texto pra falar p as crianças e veio esse pensamento ” se Esaú trocou sua primogenitura por comida, porquê dizer que Jacó o enganou….” Obrigada pela explicação. Entendo que este texto poderia ser explorado a ganância, a avareza do ser humano, e por causa dela vc mente, engana,passa a perna ….. Qdo vc se aproveita de uma fraqueza pra tirar proveito ( Jacó e Esaú) . Vc mente pra conseguir algo em seu benefício (Jacó/ Isaque e labao/Jacó). Vejo que Jacó poderia ter dito a verdade ao pai, que seu irmão renunciou ao seu drto. Isaque, sendo quem era, se tivesse dúvidas como agir, no mínimo irá consultar Deus. Esaú era a força bruta, birrento, desonesto tbm, pois, na hora da necessidade aceitou qualquer coisa e depois se arrepende e fica furioso, como toda pessoa sem sabedoria e que quer ganhar as coisas pela força e violência. Obrigada pela explicação. Ajudou muito.

  8. Avatar Valéria Leite disse:

    Nenhuma negociação entre dois irmãos mudaria costumes e leis daquele povo. Jacó Enganou o seu pai Isaque, instruido por dua mãe Rebeca, Exatamente porque ele sabia que aquela negociação não tinha valor algum perante as leis do Povo. Ele Enganou o seu pai e pagou o preço sendo enganado por Labão.

  9. Avatar Angellys disse:

    Muito esclarecedor esse texto falando sobre Jacó, mas ainda eu fiquei presa a parte de Rebeca planejar a cerimônia da benção, o fato de ter que colocar em Jacó um pedaço de pele de animal no qual tem pelôs para se parecer ao braço do irmão que tb tinha braços peludos.
    Gostaria de entender essa parte. Pois a vejo (olhos humanos) como um tipo de enganar Isaque que com certeza Deus já o tinha permitido dar a benção.

  10. Avatar Analu disse:

    Não concordo em alguns pontos, por exemplo: que Esaú desprezou a sua primogenitura concordo.
    Mas , quem ouviu Isaque pedindo ao Esaú que fosse caçar e fizesse uma boa comida para depois ser abençoado foi Rebeca, que incentivou o filho a enganar o paí, então o Jacó também não era bonzinho não, visto que enganou o pai.

  11. Avatar ESTÁNISLAU disse:

    Na verdade se observarmos com mais atenção Jacó não enganou ninguém,ele apenas obedeceu a ordem dr sua mãe atente mais oara a leitura do texto e será bem esclarecido pois ele até tenta recusar não se disfarçar de Esaú pois sua mãe o obriga dizendo que eka assumiria qualquer oeba que DEUS impusesse pir causa disso….lembre-se que era de regra a obediência dos filhos aos pais…e Jacó apenas obedece o que sua mãe o impõe a fazer…leia o texto com mais atenção…DEUS os abençoe

  12. Avatar disse:

    Jaco aproveitou o momento de fraqueza do irmão, para chantagia-lo. Eis que estou a ponto de morrer pra que me serviria a primogenitura? Esau perguntou a Jacó, pq ele quis dizer se ele morresse de fome a primogenitura dele pra que serviria, então ele quis dizer que preferia viver sem ter a primogenitura do que morrer com fome.

  13. Avatar Pedro disse:

    “Viste-me com fome e não me deste de comer”, ou se o fizeste foi motivado por inveja, pecado capital.
    Depois usou da malícia para enganar o pai.
    Logo Jacó não pode ter sido abençoado. Alguma coisa aqui não bate certo.

  14. Avatar Israel Lira disse:

    Jacó enganou sim, agora o fato dele ter errado ou enganado, não faz dele um enganador. em nenhum outro momento vamos ver Jacó tentando passar a perna em alguem, ou outro texto que desabone a conduta de Jacó, isso por que nem sempre seus atos descreve quem você é.

  15. Avatar PR junius césar Barcellos machado disse:

    O nome de Jacó e lembrado até o dia de hoje
    O livro êxodo declara que não encantamento nem maldição contra Jacó, Jacó foi enganado por Labão,ele nunca foi um enganador,ele não perdia a oportunidade de ser abençoado ,ele lutou com Deus a noite toda e prevaleceu ,só para ser abençoado tudo tem um propósito

  16. Avatar Rafaela Oliveira disse:

    Olha desculpa, eu acredito sim que Jacó foi escolhido de Deus, e que Esaul não era digno dela. Deus vai dizer que amou a Jacó e detestou Esaú. Mas sinceramente, mesmo ele tendo sido escolhido de Deus, e sendo mais digno a promessa de Deus que seu irmão Esaú. Eu não gosto de Jacó, pelo simples fato do que ele fez com Lia. Eu sei que Jacó foi enganado por seu tio e amava Raquel, mas sempre me simpatizei mais por Lia do que por Jacó e Raquel. Jacó tinha muitas qualidades: era um homem honesto, tão honesto que trabalhou por sua mulher Raquel. Ele não desistia do que queria, tanto que lutou no ventre de sua mãe, e no nascimento pela primogenitura, lutou com o anjo. Mas nessa história toda quem arrebatou meu coração foi Lia, não foi nem Raquel e nem Jacó. E fora que Jaco tinha seus favoritismo, os filhos de Raquel, e só ressaltando eu adoro a história de José, um exemplo a ser seguido. Mas sinceramente, não gosto da história de Jacó, pois me machuca saber que Lia sofreu por causa da trapassa do seu pai, e por Jacó não saber conduzi bem as coisas.

  17. Avatar Alessandro Henrique disse:

    Ótima interpretação da palavra revelada do nosso Deus, e me fez parar e pensar, quanto a esse fato da suposta enganação por parte de Jacó.
    Na verdade, ao reler a passagem em gênesis me atentei para os seguintes fatos: os 2 já brigavam entre si dentro da barriga de Rebeca, o que me levou a acreditar, que Esaú pode ter lutado para ser o primeiro a nascer, daí vem o fato de Jacó segurar no calcanhar dele.
    Deus já havia revelado que o maior serveria ao menor, pela lógica, o fato de Esaú nascer antes o tornaria maior que Jacó, então pela revelação da palavra, ja estava determinado que Esaú serviria a Jacó.
    Agora então entendo, que a verdadeira primogenitura de Jacó, foi tomada a força por Esaú no ventre da mãe, mas Jacó agarrou no calcanhar mostrando que Esaú não iria escapar de tornar a primogenitura a quem é de direito.

  18. Avatar Humberto disse:

    Outra questão levantada, pelos defensores do dízimo, é que SOMENTE Jaco foi abençoado, argumento que vai por terra qdo da ocasião do reencontro entre os irmãos :
    ⁸ E disse Esaú: De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E ele disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor.
    ⁹ Mas Esaú disse: Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens.
    ¹⁰ Então disse Jacó: Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão; porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim.
    ¹¹ Toma, peço-te, a minha bênção, que te foi trazida; porque Deus graciosamente ma tem dado; e porque tenho de tudo. E instou com ele, até que a tomou.

    Gênesis 33:8-11

    É hora de revisitar muitos conceitos errados aprendidos em antigas escolas dominicais engessadas em preconceitos e preguiça de uma exegese honesta.
    Muito obrigado pelo texto.

  19. Avatar Manoel disse:

    o que eu aprendi, é que a palavra hebraica, é yakov.. Que significa Jacó. Que quer dizer enganador. Mais a palavra também tem o mesmo sentido.,de conquistar. esforçar. eu não acredito que uma mãe iria colocar o nome de seu filho. enganador. pois não teria sentido neun. na verdade Jacó não enganou o seu irmão. foi o irmão que trocou o seu direito da primogenitura. pois também em neun lugar na bíblia eu vi Deus reenprendendo Jacó por isso.

  20. Avatar Sandra De Souza Do Amaral disse:

    Estou a meditar o porquê da mentira de Rebeca, em deixar Jacó tomar posse das bênçãos de Esaú. Jacó era pacato e de repente era mais próximo da mãe, acredito eu, ele era pastor de ovelhas, e ja o seu irmão um caçador que talvez tinha um semblante mais duro, ríspido . Não ligava para o significado da sua primogenitura, tanto que a vendeu.. e ele também desobedeceu seus pais e casou com mulheres estrangeiras , e ai acredito eu que a mãe pensou o que ele iria fazer se ficasse xom a bênção do pai? Será que iria ser um bom lider? Às vezes nós mães e pais precismos tomar a rédia da situação e ver xom os olhos do futuro.

  21. Avatar Edinho disse:

    A paz!
    Bem, irmão. Se fizermos uma análise veremos que Jacó saiu fugido sim. No capítulo 27 e versos 43 e 44 está bem claro. Sua mãe o fala para ir para a casa de seus parentes até que a irá de Esaú passe. Aí a própria mãe dele mente para Isaque sobre o real motivo pelo qual ela quer o mandar para a casa dos seus familiares.

  22. Avatar Jamil disse:

    Me chamo jamil sirvo como presbítero aqui na assembleia de Deus em Vilhena tenho 9 anos que aceitei Jesus Cristo como meu salvador ministro a palavra de Deus mais nunca vi jaco como ladrao não sei da onde tiraram isso se a Bíblia mesmo é clara em dizer que Deus escolheu jaco não esau

  23. Avatar Alexandre Magno Brito de Medeiros disse:

    Não sabemos de pronto se Esaú estava vulnerável para “o negócio”. Mas Hebreus nos diz que não.

    Rebeca e seu filho Jacó foram cúmplices em enganar o velho cego Isaque. Mais curioso: aquela bênção tinha um caráter “mágico”. Os dois pretenderam manipular a verdade, mas quando são criaturas a fazer isto, significa mentir. Só Deus domina a verdade!

    Se tudo estivesse às claras, aquele infeliz “negócio” realizado, Isaque poderia abençoar Esaú, caso esta mudança fosse de fato algo previsto na “lei” (convenção) que viviam.

  24. Avatar Alessandro Maciel disse:

    Jocó…os filhos de Jacó …Rei David…Sansão…Salomão…um lista imensa de herois biblicos….que mesmo tendo a Graça de Deus…fizeram tanta coisa dificil de entender….morte….escravidão…guerras…xenofobia….machismo…adulterio…insesto…idolatria…mentiras…sexo com filha…sexo com nora…sexo com mulher do pai…bebedeira …velho testamento deixa a gente muito confusooo…

  25. Avatar Veronica disse:

    Muito interessante, mas com todos os aspectos citados no texto ainda me vem à mente a questão “enganar” houve um momento em que nos remete ao ato em que Rebecca orienta a Isaque um casaco peludo para então se parecer com Esaú, já que a negociação foi tão limpa por que a necessidade de ocultar a verdade ao pai (Isaque) Poderia ser tudo às claras, a limpo, teve aí uma cana de falsa identidade. Abss …

  26. Avatar loy disse:

    acredito que ele enganou sim, o próprio irmão.Quem faria negociação com uma pessoa faminta?O que pensar de um ser humano desses?Ele pegou pesado ao oferecer um prato de comida á alguém que acabou de chegar do campo,super cansado,cujo a resposta naquele momento seria óbvia. O Sr. tem ideia de quão faminto e cansado um homem,naquele tempo,chegava do trabalho?

  27. Avatar Giovani disse:

    Li um comentário aqui sobre Jacó ter enganado seu pai Isaque. Respeito o pensamento de cada um. Quanto ao que entendo é que a partir do momento em que Esaú troca o seu direito de primogênito por um prato de comida, [Jacó passa a ser de direito o “Esaú”. Portanto, para todos os efeitos era o Primogênito que se apresentava a seu pai Isaque e este o abençoou com a bênção do primogênito]. (leia Gênesis cap. 25 para ver que Deus revelou para Rebeca que Jacó estaria acima de Esaú. Rebeca apenas agiu em fé (orientou Jacó a ser fisicamente Esaú) de que o primogênito (agora Jacó por direito) tinha o direito à bênção de primogênito da parte de seu pai.

  28. Avatar Everton Luíz disse:

    Na vdd Jacó era sim enganador, ele enganou Isaque seu pai, mentindo que era Esaú.

  29. Avatar Hermes Miguel, pr disse:

    Muito o seu esclarecimento. Os dois primeiros estão corretíssimo, apenas o terceiro que vejo de uma outra forma. Em Gn 27:41 Esaú passa a odiar seu irmão e por isso Rebeca pede para seu filho ir para a casa do seu irmão (Labão) até que “passe o furor de teu irmão” (v 44). Rebeca usou o temor de seu filho casar com uma das filhas de Hete para fazer Isaque concordar e abençoar a saúde de Jacó. Ou seja, Rebeca enganou a Isaque.

  30. Avatar Antônio Carlos disse:

    Excelente esclarecimento. De fato mtos entende de modo diverso do esclarecido

  31. Avatar Rosemay Vasconcelos disse:

    Francamente, também achava meio estranho Deus ainda abençoar a Jacó, mas lendo este texto tão elucidativo…as dúvidas caíram por terra. Obrigada por tais explicações.Deus abençoe muito.

  32. Avatar Acioneo Geraldo Filho disse:

    Tomo a liberdade de fazer minhas as palavras da Eliene Souza Reis.

  33. Avatar Rute Dalva Santos disse:

    Gostei! A Palavra de Deus é maravilhosa e sempre nova. Parabéns pela defesa de Jacó… Concordo.

  34. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Do jeito que eu penso. Esta mensagem confirmou a interpretação/ revelação do Senhor a respeito da história de Jacó. Glória a Deus!

  35. Avatar João A. Mendes disse:

    Muito ilucidativa e boa a leitura deste lindo texto. Obrigado por mo terem enviado. Deus vos abençoe…

  36. Avatar Sandra disse:

    Pastor Vinícios, obrigada por trazer uma nova ótica sobre esse personagem. Também ouvi inúmeras mensagens similares sobre o comportamento dele. Mas eu não concordava 100% com essa versão, quase unânime, de que era um “trapaceiro, mentiroso”.

  37. Avatar Ivo Ázara disse:

    Leitura atenta da palavra de Deus, com todo o episódio, nos levam a um entendimento melhor. Gostaria de mencionar ainda que Deus já havia revelado a Rebeca que o mais velho serviria ao mais moço, e de uma forma ou de outra, isso iria acontecer. Não sei se Rebeca revelou isso a Isaque, mas Isaque não criou os filhos debaixo dessa orientação. Esaú, quando vendeu o seu direito de primogenitura, tinha a obrigação (pelo menos eu acho) de comunicar isso a Isaque, mas não o fez, criando toda essa situação que aconteceu para que Jacó recebesse a benção. Em Hebreus 12:16 está dito “E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura”, confirmando o que está no artigo que Jacó não enganou a Esaú. Finalmente, acredito que Deus estava querendo acabar com a tradição de privilegiar o mais velho ao invés de privilegiar o mais correto, usando uma situação em que, na prática, podemos dizer que os dois nasceram juntos, a mão de Jacó agarrada no calcanhar de Esaú.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *