Vinicios Torres

Desprezando a Bênção de Deus

“Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.” (Gênesis 25:31-34)

Você alguma vez se comportou como Esaú, desprezando a bênção ou o projeto de Deus para você? Eu acredito que, conscientemente, você não deve ter feito isso, assim como eu também não me lembro de ter feito.

Você acha que Esaú percebeu que estava fazendo isso? Se você ler com cuidado a história e tentar compreender atitudes e características das pessoas envolvidas perceberá que Esaú, naquele momento não tinha ideia da besteira que estava fazendo.

Percebemos, pela dinâmica da história, que Esaú era o camarada que agia sem medir as consequências, talvez estimulado pela preferência do pai por causa de seu porte físico e de suas aventuras em caçadas; seu espírito livre, como diriam alguns hoje. O fato do texto destacar que ao chegar aos 40 anos de idade ele tomou para si esposas dos habitantes do lugar, contrariando o desejo dos pais, demonstra que ele tinha uma vontade independente e não media as consequências dos seus atos.

Ao vender a primogenitura (o direito de herança pertencente ao irmão mais velho), Esaú demonstrou não valorizar aquilo que não fosse imediato, já que este direito só seria usufruído quando o pai morresse. Fazê-lo por um valor tão pequeno e por motivo tão espúrio, fez o autor do texto escrever que ele o “desprezou”.

O que Esaú não compreendia, mas Jacó demonstrou ter discernimento, é que junto com a herança vinha a promessa de Deus, a mesma que Deus fizera para seu avô e para seu pai. Prosperidade, riqueza, território, descendência e influência estavam incluídos e Jacó, sabendo que seu irmão não valorizava isso o suficiente para esperar o tempo de Deus, tratou de conquistar para si o direito a essas bênçãos.

Eis algumas atitudes que são semelhantes a “desprezar” a bênção de Deus:

Não crer que a bênção exista ou valha a pena. Podemos perder a bênção por não crer nela. A Bíblia registra que Deus responde as nossas orações, mas nós não oramos e não buscamos a Deus regularmente. Ela fala que devemos obedecer ao mandamentos para vivermos bem, mas insistimos em tentar viver bem quebrando-os todos.

Não esperar o tempo correto para usufruir a promessa. Alguns até creem e, por isso mesmo, querem-na agora. Mas Deus tem seu plano para nós e o tempo determinado para as coisas acontecerem. Será que a vida de José faria sentido se os sonhos que ele recebeu tivessem se cumprido logo que eles ocorreram? No tempo certo, José viu que os sonhos se realizaram no momento em que eles puderam abençoar a todos.

Não trabalhar pelo cumprimento da promessa. Tem gente que acha que tudo que Deus promete cai do céu de mão beijada. Ledo engano. Na maioria absoluta das vezes, o sonho ou a promessa que Deus dá implica, na verdade, que você deve trabalhar (e muito) por ele, porém, com a fé de que Deus o abençoará e o ajudará a conquistá-lo. Jacó demonstrou esta atitude ao trabalhar pelas suas esposas, garantir a descendência e aumentar seu patrimônio, pois esta era a forma de usufruir as bênçãos de seu pai e de Deus.

Desistir. Esta é uma das formas mais comuns de desprezar a bênção de Deus. Começar e não perseverar até conseguir ver o cumprimento da promessa. O teste do tempo, das dificuldades do trabalho e das adversidades faz muitos abandonarem a caminhada. Já imaginou se Jacó, ao descobrir que a mulher desejada havia sido trocada no casamento, desanimasse, desistisse e ficasse por isso mesmo? Não teria casado com Raquel, não teria José, que não teria sonho, não teria Egito e todos poderiam ter morrido quando veio a fome sobre a terra. O fato de não ter desistido, fez a história registrar a intervenção de Deus e a salvação de muitos.

Não sejamos como Esaú. Não abramos mão das promessas de Deus e dos sonhos que Ele colocou em nosso coração. Persigamos com perseverança aquilo que Deus tem para nós.

Se você não fizer isso pelo que Deus te deu, logo ouvirá um Jacó, com uma panela, atrás de você perguntando: Vai um prato de lentilha aí?

26 thoughts on “Desprezando a Bênção de Deus

  1. Avatar Airton disse:

    Vinicius:

    A impaciência pode levar à perda ou ao desprezo da benção que Deus reservou para a pessoa. Desejosa para alcançar resultados rapidamente, a pessoa não quer investir tempo com Deus a fim de saber o que o Pai quer dela ou para ela. A tirania do tempo a que a pessoa se submete implica distanciamento daquilo que Deus projeta para cada criatura humana.

  2. devido fase trabalhosa , fui acumulando email’s para ler depois : hoje li esta mensagem que VEIO A CALHAR. Que o Senhor nos fortaleça e desembarace perfeitamente nosso caminho, levando a bom termo o qu nos diz respeito para que possamos ficar firmes e avançar no propósito dEle para nós. Deus os abençoa neste ministério Leda

  3. Avatar Ananias Semedo disse:

    Muito obrigado meu grande amigo e irmão, por mais esta belíssima mensagem; Na verdade, nós esquecemos que podemos vender a nossa bênção sem termos a consciência de ter feito. É muito bom esta chamada de atenção, porque nos mantêm atentos… Saudação afectuosa no santo nome de Cristo tanto para si como para sua família. Conte com a minha aroacao. Um abc.

  4. Avatar Denise disse:

    Durante a rotina diária, na corrida aos nossos compromissos, nos cegamos, dos propósitos que Deus tem para nós. Determinação, foco e muita coragem precisamos para enfrentar os dasanimos e as situações contrárias à nossa vontade. Obrigada pela lembrança de sermos “filhos” com promessa, e precisamos continuar a caminhar. “Aquele que te guarda, não descansa e nem dorme”. Deus te abençoe por mais esta mensagem!

  5. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Obrigada Senhor por estar sempre nos redarguindo acerca de assunto que às vezes deixamos passar sem percebermos a gravidade. Este é um deles. Glória a Deus por essa reflexão bem colocada nos dias atuais.
    Deus os conserve em paz e faça com que esse Ministério cresça a cada dia.

  6. Avatar Rodrigo Abreu disse:

    Prezado Vinicius.
    Tenho sido permanentemente enriquecido pelo conhecimento e a sabedoria contidos nas mensagens que você redige. Não foi diferente com essa. Agradeço a Deus pela sua vida. Que você nunca deixe de crer, não tenha pressa, não cesse de trabalhar e não desista até ver todo o propósito de Deus cumprido através da sua vida. Um forte abraço.

  7. Avatar João A. Mendes disse:

    Um dos melhores textos de reflexão que li até hoje. Sim, deveremos estar alerta para que não desperdicemos as benção que Deus pela Sua misericórdia nos outurga para nosso bem spiritual.
    Obrigado querido pastor…

  8. Avatar Esther Carvalho disse:

    Alimento para a alma! Obrigada por tão preciosa lição de um texto tão conhecido . A Palavra de Deus é sempre renovada e nos faz viver diariamente em “Novidade de Vida”.
    Obrigada pastor

  9. Avatar Kátia Cristina disse:

    Glória a Deus por esta palavra, que nos esclarece e incentiva a ir em frente Deus é fiel e jamis voltará atrás naquilo que Ele nos prometeu.
    Jesus continue a abençoá-lo pastor Vinícius.

    abraços,

    Kátia

  10. Avatar Ronaldo ffranco disse:

    muito boa palavra de incentivo e advertência para com as promessas de Deus para nos.

  11. Avatar Pr. Walder disse:

    Obrigado, pela reflexão que faz pensar sobre o que temos feito com o chamado de Deus, Ele nos convoca, mas achamos que não valeu a pena!

  12. Avatar Isa disse:

    Sempre leio os devocionais de vários lugares e sempre leio a parte em que as pessoas pregam que a pessoa “perde” sua benção. Isso me deixa indignada; porque se nós pobres mortais quando damos nossa palavra a alguém temos que cumprir, imagina Deus… e há também uma passagem em Números 23:19 19 que diz: Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
    Não entendo isso.
    Fora esse meu questionamento, achei o texto excelente e de muita sabedoria. Parabéns

  13. Avatar Cleber disse:

    Bela reflexão, que Deus nos proteja e que possamos conquistar todas as bençãos que Ele preparou para nós

  14. Avatar Gilberto disse:

    Pr Mário e Vinicios

    Muito obrigado pelas mensagens de ajuda e orientação. Elas sempre chegam na minha caixa de e-mail num momento de respostas.
    Que Deus continue abençoando vocês neste projeto. Forte Abraço

  15. Avatar Cleverson Araujo disse:

    Nestes últimos 2 dias, Deus tratou duramente comigo sobre este assunto. Obrigado Senhor por usar pessoas tão distantes para ministrar aquilo que preciso ouvir do Senhor. Tomo a atitude de continuar na dependencia do Pai, a ouví-lo e obedecê-lo. Cleverson – Ipatinga – MG

  16. Avatar disse:

    Obrigado por essa mensagem, oportuna no momento em que eu estou vivendo as Promessas de Deus em minha Vida, e estou perseguindo com perseverança o que Deus tem prá mim. PAZZZZ!!!!

  17. Avatar Maria Marli disse:

    Deus abençoe, esta palavra veio quentinha de Deus direto para o meu coração.

  18. Avatar Jurandir Coelho disse:

    Bom dia Mano Vinicuis,
    Obrigado por esta linda e maravilhosa mensagem. Levei um susto, mas foi uma brilhante ideia colocar o nome a quem vc dirigiu a mensagem. Deu a impressão que não estava lendo, mas sim conversando com voce. Acho muito de Deus este seu trabalho, essa obra. Continue firme, pois tenho certeza que sua mensagem tem alcançado muitas vidas, assim como tem me alcançado. Obrigado. Fiquem com Deus.

  19. Avatar tatiane disse:

    ótima mensagem! Deus me mandou como uma luva!! Deus os abençoe!
    muito obrigada!

  20. Avatar Samuel disse:

    Caro irmão. Paz em Cristo Jesus. Obrigado pelas palavras, quase que diárias, como esta que acabei de ler. De fato, algumas vezes, de alguma forma, nos desviamos do caminho da bênção. Estejamos alertas para não sermos enganados pelo nosso próprio citação. Shalom

  21. Avatar Marcelo feper disse:

    Que mensagem Linda muito obrigado por compartilhar comigo esta Linda palavra .Deus abencoe voces.marcelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *