Mário Fernandez

Relevância – Vivendo o Evangelho

O próprio conceito de paz está bem abalado no nosso tempo, pois a maioria das pessoas vive atualmente em cidades. No caso do Brasil, mais de 20 capitais têm população superior a 1,5 milhão de pessoas na região metropolitana. Isso significa casas e terrenos cada vez menores, grades cada vez mais firmes, medo crescente e diversos problemas inerentes ao crescimento e concentração. Cade a paz? No nosso interior.

Se olharmos ao nosso redor não tem como termos paz alguma, entre inflação, violência urbana, assaltos, poluição de todos os tipos, congestionamentos, e até mesmo pelo esfriamento das relações entre as pessoas. Tudo contribui para que não consigamos dormir bem, não temos o merecido descanso e isso tudo rouba nossa paz.

Mas quem vive um evangelho legítimo, tão genuíno quanto simples, consegue encontrar paz em seu interior pelo simples motivo de que é o Espírito Santo que vive (dentro) que promove a paz. E este é o tipo de pessoa que, de forma relevante, contribui para que outras pessoas encontrem paz. O Príncipe da Paz luta em nosso favor, mas é preciso que isso seja vivo. Independentemente de fatores externos, é a nossa paz interior que faz de nós pessoas relevantes.

Alguns procuram ser relevantes com poder (social, político, econômico, comercial, etc), outros com influência, outros com ação social, e assim por diante. Quem realmente chama a atenção e faz diferença por onde anda não é o influente ou o poderoso, mas aquele que não se deixa abalar com que ocorre ao seu redor. É o que enfrenta enfermidade na família mas fica firme, passa aperto financeiro mas não se desespera, vive dificuldades de todo tipo mas continua dando Glória a Deus.

Não é, nem tem qualquer familiaridade com falsidade. Não é dualidade nem esquizofrenia. É fé, é paz interior que só pode vir de Deus. Vivi momentos na história recente da minha família em que enfermidades fizeram grande estrago nas pessoas, nas finanças e, de certa forma, até nos relacionamentos. Nossa capacidade de manter a paz foi testada ao limite. Foi tenso, mas serviu para testificar do Deus a quem servimos e até com o privilégio de levar nossa fé às pessoas ao nosso redor.

Viver a paz de Cristo através do Espírito Santo que vive em mim é benefício para min, e é benefício aos que me rodeiam. Mas acima de tudo, é diagnóstico de um nível minimamente profundo de intimidade com Deus.

Viver o evangelho simples e prático é encontrar paz. Não nas circunstâncias, não na capacidade pessoal nem nas pessoas que apoiam ou deixam de apoiar. No interior, de maneira invisível e individual. Isso faz de nós pessoas relevantes e demonstra um evangelho real.

8 thoughts on “Relevância – Vivendo o Evangelho

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    Segundo o texto bíblico, em que pese o cenário do Brasil e do mundo, é possível ter paz consigo mesmo e com todos. “Todos” inclui a própria pessoa. Ou seja, para promover a paz a todos é preciso gozar dessa paz. A partir daí promove-se a paz para fora porque se desfruta dela por dentro.

  2. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    O apóstolo Paulo vivia o que pregava e pregava o que vivia. Isso se chama coerência. Razão por que ele incentivou os filipenses a viver conforme ele vivia. Se cada um de nós seguir a orientação paulina, não tenha dúvida, o Senhor se agradará do Brasil e tornará esta nação, sob todos os aspectos, uma referência para o mundo.

  3. Avatar Eli C Soares disse:

    Meu amigo e irmão de caminhada Pr. Mário Fernandez, a paz do nosso Deus Criador seja contigo e com todos os seus!
    Eu que o diga meu querido, esse texto que escrevestes, vem de encontro com o deserto que estou vivendo com minha luta contra um câncer de intestino pelo qual estou vivendo de algum tempo desde que foi descoberto.
    Já passei por tratamento de radioterapia e quimioterapia, e baterias de exames e pré operatórios. Finalmente, amanhã, dia 28/04/2016 estarei sendo internado para a cirurgia a que serei submetido no dia seguinte 29, 04/2016.
    A paz que sinto, vem do fundo de minh`alma. O Espírito Santo do Senhor vem me promovendo à essa paz tão desejada por muitos que não a encontram, simplesmente por conta de estarem procurando longe da realidade do Senhor nosso Deus.
    Obrigado meu querido irmão, esse seu texto me trouxe à luz da razão do quanto Deus tem sido comigo e com todos que neste momento dobram o joelho diante do nosso Senhor em clamor pela minha recuperação.
    Estou certo de que tudo isso faz parte do meu aprendizado e crescimento na minha intimidade para com o nosso Deus Criador e Consumador da vida que, me faz lembrar do Seu amor incomparável e imensurável para com o homem que, limitado não consegue ser pleno em reconhecimento de tudo que Ele fez por nós.
    Este seu texto veio à caráter num momento preciso de minha vida. O rigado meu querido, Deus continue sendo contigo e te inspirando sempre à textos como a este.
    Abraços deste irmão em Cristo Jesus
    Eli C Soares

  4. Avatar Fabiana disse:

    Show Mario. Show. ” Mas acima de tudo, é diagnóstico de um nível minimamente profundo de intimidade com Deus. Viver o evangelho simples e prático é encontrar paz..” Simples assim. Por mais que o cristianismo puro e simples saiba disso, é sempre bom ouvir de outro cristão verdadeiro, puro e simples a mesma experiência. Obrigada.

  5. Avatar Heidi S. Ferreira disse:

    Muito agradeço por essa edificante mensagem, e por outras tantas que tenho recebido fielmente. Que o senhor Deus continue iluminando-o e usando-o para nossa edificação, é minha oração.

  6. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Só em Jesus temos paz, portanto é essencial viver o Evangelho da forma como Ele ensinou.

  7. Avatar Vicente de Paulo Ramos disse:

    A Mensagem parece que foi enviada apenas para mim que no momento estou passando algumas dificuldades mais ou menos graves. Apesar disso, dou graças a DEUS, tenho dormido em paz.

  8. Avatar Regina Radwan disse:

    Mensagem espetacular. Eu estava precisando muito ouvir isso . Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *