Vinicios Torres

Começar: o Grande Separador

Alguns tempo atrás li um pequeno artigo do Pastor John Maxwell que é uma inspiração para todos os que são ou desejam ser líderes e fazer diferença em sua vida e no mundo ao seu redor.

Com vocês, John Maxwell:

Você quer ser um sucesso? Como você sabe, muitos obstáculos podem manter mesmo a pessoa mais altamente motivada, longe do sucesso. Mas hoje eu quero falar sobre o ÚNICO obstáculo que nos manterá SEMPRE longe do sucesso: Não começar.

Começar é o Grande Separador. Ele separa…

  • Os que fazem dos que não fazem,
  • Os que têm dos que não têm,
  • Os vencedores dos chorões, e
  • Os bem sucedidos dos fracassados.

Se desejar fosse suficiente então todo mundo seria um sucesso. Mas o sucesso é como um livro e o início e o fim são a capa e a contracapa. Até que você abra a capa da frente, não pode experimentar nada das páginas que estão dentro.

Então, como você começa?

_1. Comece com você mesmo. _

Se você já voou de avião, então já ouviu as instruções antes do voo acerca das máscaras de oxigênio – que caem do teto em caso de emergência. Se você estiver viajando com alguém que poderá precisar de ajuda, em quem eles dizem que você deve colocar a máscara primeiro? Em você mesmo! Eles querem lembrar-lhe que você não pode ajudar alguém a conseguir oxigênio se você mesmo não consegue respirar.

Começar por você não é um objetivo egoísta – contanto que você não esteja fazendo isso apenas para seu próprio benefício. Colocando a minha própria máscara de oxigênio, eu consigo o ar que eu preciso para poder ajudar os outros a obterem oxigênio também. Como um líder, eu consigo o que eu preciso para poder ajudar aos outros.

2. Comece cedo.

Eu não posso superestimar o quanto você ganha por começar cedo. É algo que você realmente não pode entender ou compreender quando você é jovem. Uma criatura que entende este princípio é a formiga.

Considere o que a Bíblia diz em Provérbios:

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.” – Provérbios 6:6-8

A atividade de uma única formiga parece ter pouco impacto. Afinal de contas, ela só pode carregar uma semente ou um pequeno grão de areia. E não fica clara o que um simples grão de areia significa no grande quadro que está sendo formado. Mas, independentemente do que se enxerga de fora, o impacto está acontecendo e alguma coisa está sendo desenvolvida.

Se você está tentando perder peso, construir um negócio, construir um casamento, educar uma criança, superar um hábito, resolver uma depressão, ou construir um negócio, tudo é construído da mesma maneira: um tijolo por vez. E quanto mais cedo você começar, mais tijolos (ou grãos de areia) você acumulará.

3. Comece pequeno.

A maioria de nós gostaria de ver todo o caminho de onde estamos até o fim. Mas a vida não funciona desta maneira. Como uma pessoa que está carregando uma lanterna, muitos de nós só consegue enxergar pequenas porções do caminho na nossa frente. Nossa melhor resposta é apenas para dar o próximo passo.

Por que começar pequeno? Isso encoraja você a começar e lhe permite priorizar e concentrar-se. Também fornece a base necessária para dar o próximo passo.

Como uma pessoa que carrega uma lanterna, seu caminho e iluminará uma curta distância a frente. À medida que nós avançamos, conseguimos enxergar mais à frente. A lanterna que nós carregamos pode não iluminar a casa toda, mas nos mostra o caminho que devemos andar para chegar lá.

4. Comece com o fim em vista.

John Wooden, um treinador americano de basquete, era conhecido por seu foco na preparação. Em cada exercício ele mantinha a meta – o próximo jogo – em vista. Por quê? Porque ele dizia: “É muito tarde preparar-se quando a oportunidade aparece.”

Em primeiro lugar, descubra a sua paixão. Uma paixão, um objetivo que você deseja fortemente, lhe dá energia. Depois, planeje a sua direção. O começo da jornada é o lugar para estudar o mapa. Você pode até não conhecer todo o caminho, mas o seu plano deveria sempre apontar a direção do seu destino.

5. Comece agora.

É muito fácil dizer “Eu vou começar amanhã.” Nós prometemos que amanhã começaremos a dieta, a estudar, uma carreira ou um relacionamento. Mas até que nós comecemos, sonhos permanecem sendo apenas sonhos.

Pode ser clichê dizer que uma jornada começa com o primeiro passo, mas continua sendo verdade. Pessoas bem sucedidas não esperam que tudo esteja perfeito para então começar a se mover. Eles não esperam que todos os problemas e obstáculos desapareçam. Eles não esperam até que o medo diminua. Eles tomam a iniciativa. Eles sabem um segredo que bons líderes entenderam: o momentum é amigo deles. Quanto mais cedo você der o primeiro passo e começar a mover-se a frente, as coisas se tornarão mais fáceis. Se o ritmo for forte o suficiente, muitos dos problemas cuidarão de si mesmos e o talento desabrochará. Mas isso só acontecerá depois que você tiver dado os seus primeiros passos.

4 thoughts on “Começar: o Grande Separador

  1. Avatar Airton disse:

    Vinicius:
    Excelentes dicas para se alcançar o que muito se deseja. Apenas vontade, intenção, ainda que essenciais, são insuficientes. Os vencedores são aqueles que iniciam a caminhada e prosseguem a caminhar até concretizar o projeto.

  2. Avatar Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira disse:

    Gostei muito da mensagem, que trouxe um recado de nosso Deus no momento exato. Quem para no caminho, certamente, terá dificuldade para alcançar aquele que tem o firme propósito de um objetivo. Obrigado Pastor Vinicios Torres. Grande abraço.

  3. Avatar Cleverson disse:

    boa meditação e aplicavel a este momento que muitos acham dificil. é Só começar e cedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *