Mário Fernandez

Gratidão 2 – Vivendo o Evangelho

“Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor” (Hebreus 12:28)

A gratidão deveria ser uma marca de quem vive o evangelho simples, autentico, legítimo, purinho. Decidi-me a escrever uma segunda meditação, depois de argumentar os motivos de ser grato, agora investindo em expôr algumas das muitas formas de ser agradecido. Em outras palavras, começamos falando sobre PORQUE ser agradecidos e agora vamos meditar em COMO.

Podemos começar a ser agradecidos do modo mais óbvio possível: falando. Dizer “obrigado Senhor” pode ser superficial, ou não. Mas precisa ser dito, nada é mais básico do que isso. É simples, é grátis, não humilha e não exige formação acadêmica. Funciona. Isso pode ser feito em voz alta, em silêncio, mentalmente, em oração. Precisa ser feito.

Podemos também agradecer retribuindo. No caso da nossa salvação por exemplo não existe uma forma de retribuir, mas pela natureza que desfrutamos (podemos preservá-la), pela família (podemos zelar por ela), pela saúde (cuidando dela), pelo dom da vida (preservando) e mesmo pela nossa igreja (podemos servir através dela). É uma retribuição singela, mas faz parte.

Podemos agradecer presenteando, mas Deus é dono de todas as coisas. O que pode lhe interessar que já não seja Dele? Talvez almas perdidas… Talvez alguma honraria que Lhe seja devida. Talvez seja o mais complicado,

Podemos agradecer elogiando, tanto com palavras diretas (direcionadas a Ele) como para outras pessoas. Se eu contar para todo mundo das maravilhas que Ele fez e tem feito, rasgar elogios sobre Suas obras, com isso estou agradecendo.

Claro, podemos agradecer honrando e amando, mas estamos falando de como fazer as coisas. Servir para mim é a forma mais clara de honrar e amar ao Senhor. Quando eu O sirvo fazendo qualquer coisa para o Seu Reino em detrimento de meus interesses individuais, estou mandando uma declaração à Ele de que sou propriedade Dele. Se Ele é meu dono eu posso servi-lo por obrigação, obediência, constrangimento, medo – ou por gratidão, que é o caso.

Mas na minha opinião nada é mais eficiente como agradecimento do que agradar (no sentido de fazer coisas do agrado). Quando meus filhos fazem as coisas que eu gosto me sinto agradecido por tê-los criado. Quando fazemos o que é do agrado de Deus, estamos agradecendo incontestavelmente a Ele.

Se você conhece ou entende outras formas de agradecer que sejam práticas, nos ajude com seus comentários. Estamos todos ansiosos por fazer mais para o nosso Dono.

“Senhor, obrigado pela herança de um Reino Inabalável. Agora quero te agradecer de forma prática e visível, aplicando aquilo que sei e Te honrado mais e mais.“

4 thoughts on “Gratidão 2 – Vivendo o Evangelho

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    Quem sabe permanecer na presença dele seja outra forma de agradecer. Apenas estar junto dele, curtindo-o. Outra maneira de render graças é apreciar a natureza, embebedar-se com a vastidão e a pluralidade da criação divina.

  2. Avatar disse:

    Eu agradeço pela minha saúde doando sangue. Acho que ajuda os necessitados. O sangue vai saindo e eu orando pra ele ir cheio de vida pra quem precisa. Kkkk.

  3. Avatar João Mendes disse:

    Uma palavra muito do agrado de Deus e muito útil para alertar a quem não costuma agradecer a Deus. O apóstolo Paulo disse inspirado pelo Espírito Santo. “Em tudo dai graças”.
    Que Deus ricamente o abençoe pastor Mário Fernandez…

  4. Avatar Samir Borges da Silva disse:

    Gratidão, uma mensagem necessária para nossos dias. Tanta correria atrás do vendo, tanto tempo gasto, tantas coisas desperdiçadas. e pouca gratidão no mundo. Vamos agradecer um pouco mais. Lembrar do Deus criador, que já nos deu tudo de bom. Abraços e muito obrigado pela mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *