Mário Fernandez

Armadura/Justiça – Vivendo o Evangelho

“Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça” (Efésios 6:14)

Muito interessante tentar compreender o senso de justiça das pessoas. É no mínimo fascinante. É justo pedir desconto quando está comprando e também é justo tentar vender por mais. É justo reclamar mas não é justo ouvir reclamação. É justo copiar uma obra literária sem autorização mas não é justo trabalhar sem receber. É interessante, não?

A justiça é algo muito simples: o justo não é frouxo nem apertado. Se para uma das partes envolvidas a coisa apertar, não está justo. Se ficou tudo frouxo, não é justo. Quando a Bíblia fala de justiça, preconiza um senso equilibrado entre dar e receber, entre pedir e ofertar, entre ir e vir, perdoar e ser perdoado, e assim por diante. A Bíblia ensina a obedecer aos pais, sujeitar-se aos governantes, a pagar impostos e a trabalhar para ter riqueza – tudo isso é reputado por justo.

Se é uma couraça, é algo para proteção e defesa, não para ataque. Ainda que eu nunca tenha sido militar ou combatente de algum tipo no sentido físico, dificilmente concordo com a colocação de que a melhor defesa é o ataque. A couraça era um pedaço da roupa dos lutadores da época que visava basicamente proteger o peito do soldado. Curiosamente, as costas ficavam descobertas. Esta couraça da justiça portanto, deve nos ensinar a agir de forma justa para proteger nosso peito.

O peito representa nossos sentimentos, nosso coração, nossas emoções. Ainda que seja uma mera comparação, ou simbologia, ou analogia, ou alegoria. Entendamos: a justiça protege nosso coração. Temos que sempre ter em mente o que é justiça, como se aplica justiça, as consequências da aplicação da justiça. Mas tudo que é justo protege nosso coração.

Agora, me permitam espiritualizar um pouco. Nada, mas nada mesmo, será mais justo que a Palavra de Deus expressa ou revelada na Bíblia. Nenhum princípio, conceito ou ensino bíblico será injusto. Se algo parecer injusto ou inadequado, por favor estude um pouco mais as Escrituras pois não é nela que está o erro. Pode ser o contexto, pode ser o idioma, pode ser o entendimento – mas não será a vontade expressa de Deus.

Concluindo, vamos juntar todos esses conceitos e formular um entendimento final – O conhecimento Bíblico protege nosso coração. Na Palavra de Deus há cura para a alma, para os sentimentos, emoções, quadros depressivos, para os ataques do inferno que não são físicos. Podemos usar todas as ferramentas da medicina, da psicologia, de toda as ciências que a humanidade disponha. Mas nada vai nos proteger mais, para ter um estilo de vida que reflete o evangelho, do que a Palavra de Deus que contêm Sua Justiça. Deus é absolutamente justo. Couraça de justiça é uma “casca” formada pela Palavra de Deus para proteger nosso peito.

“Senhor, obrigado por que a Tua revelação é completa o suficiente para eu me proteger através do conhecimento da Tua justiça. Me ensina a viver de forma mais justa possível.“

6 thoughts on “Armadura/Justiça – Vivendo o Evangelho

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário!

    O conceito de justiça, no plano humano, é muito escorregadio. Varia de pessoa para pessoa. Às vezes, muda seu conceito ao sabor do momento. Tal variação causa instabilidade, gera desconfiança ao contrário do que afirma o verso em destaque: a justiça concorre para manutenção da firmeza.

  2. Avatar João Mendes disse:

    Muito bom este artigo. mei em o ter lido.
    Obrigado pastor por nos presentear coisa tão útil para crescimento spiritual…

  3. Avatar Eli C Soares disse:

    Olá meu amigo e irmão na fé com Jesus, graça e paz seja contigo e todos os seus!
    Esta sua mensagem vem de encontro a forma de vida que a maioria das pessoas pensam a respeito de justiça, quase sempre contraditória ao que a Palavra está expressando no versículo mencionado: “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça”; Efésios 6:14, e isso muito mais comum do que se imagina, mesmo entre nós os crentes. Uma mensagem muito a caráter do que temos pensado, feito e reagido, conforme nossos sentimentos de justiça.
    Creia meu querido, numa cultura onde em primeiro lugar está a lei da vantagem, quase sempre, quando não colocamos nosso Deus Criador em primeiro lugar em nossas decisões, coisas assim acontecem. Portanto, doravante é bom refletir muito nos ensinamentos, nos apegando o máximo possível da leitura diária da Palavra de Deus, colocando em prática o aprendizado, e assim sendo, ir cada vez mais freando nosso ímpeto ao tomarmos decisões.
    Obrigado meu amigo pela mensagem passada a este temente a Deus seu amigo e seu irmão de caminha com Jesus Cristo.
    Eli C Soares

    Efésios 6:14-14

  4. Avatar Lorena Fernanda disse:

    Olá Mário!

    Sempre recebo e sou edificada pela mensagens enviadas por você, obrigada!
    Hoje recebi essa mensagem como uma resposta de Deus pro meu coração.
    Ultimamente eu tenho tido uma noção de justiça bem distorcida, eu sei, mas
    sem saber bem como confrontá-la.
    Pensamentos e perguntas do tipo se Deus é justo por que Ele permite
    o sofrimento por doenças na vida de alguns e outros não?
    Por que escolheu alguns e outros não?
    O Senhor Deus é Justo!
    Eu sou tão limitada,mas ainda bem que Ele fala conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *