Mário Fernandez

Armadura Espada – Vivendo o Evangelho

“Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6:17-17)

Eu acho que, exceto algum brinquedo, eu nunca peguei uma espada na mão, pelo menos não uma de verdade. O que eu conheço bem é facão. Perceba que o princípio é o mesmo, lâmina longa, feita de aço, cabo chato, afiado, geralmente tem uma bainha, etc. Mas meditemos juntos numa coisa significativamente importante: facão não é espada.

Facão se usa para abrir picada no mato, cortar galhos, poder árvores. É portanto um instrumento pacífico que se usa para trabalhar e produzir algo útil. Mas é uma lâmina longa com cabo. Espada é uma instrumento de combate, de ataque mais do que de defesa e nem precisa estar tão afiada para ser intimidadora. Tamanho é documento, precisa aguentar pancada. É arma.

Muitas pessoas vivem uma vidinha abaixo de mais ou menos com Deus porque pensam que podem viver sem a Espada do Espirito que é a Palavra de Deus, e ficam improvisando com um facão. Alguns, pior ainda, estão com faquinha de mesa. Não é uma espada, embora possa até parecer e siga os mesmos princípios básicos. Só a espada faz serviço de espada E ainda mais neste caso tem de ser a espada certa para dar o resultado certo.

  • Toda vez que trocamos a palavra de Deus por um “livrinho” saímos à batalha de facão e não de espada.
  • Toda vez que trocamos um culto coletivo onde a Palavra de Deus é pregada por uma gravação de seja-o-que-for…
  • Toda vez que buscamos ensino e aprendizado em qualquer outra fonte que não seja a Bíblia…
  • Toda vez que enfrentamos o inimigo das nossas almas com argumentos humanos, psicológicos, teológicos, filosóficos, qualquer coisa que não seja a Palavra de Deus…
  • Saímos às ruas pelos nossos direitos mas paramos de subir o monte para amolar nossa Espada…
  • Discutimos todos os assuntos com todo tipo de pessoa, fazemos carreiras, empilhamos títulos e diplomas…
  • Toda vez que usamos qualquer outra lâmina que nos parece grande o suficiente, deixamos a espada guardada e usamos outra coisa.

Pode parecer que isso seja algo sem importância e, embora certamente algumas batalhas seriam vencidas aqui e ali, jamais venceremos no final sem a Espada. Quanto mais eu olho para a igreja do Senhor, no sentido de povo que se intitula ser de Deus, mais vejo gente carregando canivetes e faquinhas ao invés da Espada. Conheci um homem que era conhecido como “Bíblia-andando”. Aquilo me marcou, ele parecia saber tudo de cor. Ele não era um homem perfeito, mas ele era muito íntimo de Deus e com certeza um homem muito abençoado. Venceu facilmente em coisas que fracassei. Me marcou e a tantos outros.

Onde estão esses homens e mulheres que impressionam pelo que sabem das Escrituras? Onde estão os que combatem o bom combate com a Espada na mão? Onde estão os que não cortam os dedos com a ferramenta errada e são vitoriosos?

Enquanto não vem o Senhor, empunhar a Espada que é a Palavra saiu de moda, mas precisa voltar. O melhor jogador de tênis de todos os tempos numa quadra de basquete provavelmente seria medíocre. Um medalhista olímpico de natação provavelmente jogando tênis seria fraquinho. Qualquer de um nós empunhando a Espada é um guerreiro, mas como um facão na mão não passa de um jardineiro.

Nosso desafio para esse tempo é tomar a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, para com ela combater o bom combate. Retomemos nossas leituras, estudos e meditações. Evangelho é estilo ode vida. Avancemos.

“Senhor, me ajuda a recuperar a habilidade de manusear esta Espada e ser um guerreiro preparado e produtivo. Me perdoa pela perda de foco e pelo desvio de foco na batalha.“

5 thoughts on “Armadura Espada – Vivendo o Evangelho

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    A habilidade em manusear a espada é derivada da frequência com que se usa a tal espada. Hoje a pessoa é tomada por mil e uma atividades e muitas vezes a leitura da Palavra é marginalizada. É ilusão querer ser cristão robusto sem a leitura e meditação da Palavra.

  2. Avatar Kátia Cristina disse:

    Muito verdadeira esta palavra, faço minha a sua oração.
    Deus abençoe você.

  3. Avatar Cibeli disse:

    Ótima mensagem. Uma palavra de despertamento para nossas vidas e para começar a semana mais confiante na vontade de nosso Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *