Mário Fernandez

Humildade – Vivendo o Evangelho

“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” (1 Timóteo 1:15-15)

Ter noção de sua própria condição é humildade. Saber que não é melhor do que os outros, ainda que possa fazer algumas coisas que os outros não podem, é humildade. Não pensar de si mesmo acima do que precisa é humildade. Não ter soberba ou orgulho pretensioso é humildade. Na minha juventude creio ter conhecido a pessoa mais soberba de todos os tempos – ele dizia que vinha de uma familha “humilde”, mas era mentira, ele era de infância pobre mesmo pois ali de humildade não tinha nem traço.

O apóstolo Paulo nos escreve esse trecho dizendo ser dos pecadores o principal. O que ele fez de tão grave? Adão não foi pior do que ele, por ter sido o primeiro? Judas não foi pior traindo Jesus por umas moedas? Será que ele pensava isso por perseguir os filhos de Deus, ou porque tinha noção mais clara da Santidade do Pai, ou porque não conseguia sentir que compensava a perseguição, ou será que tinha algum pecado oculto? Não sei, realmente. Mas isso denota que ele se achava de fato pior do que realmente era, basta ler seus escritos e medir o nível de revelação que Deus lhe concedeu. Ainda que sendo alguém de grande valor, de grande initimidade com Deus, de grande desempenho, isso nitidamente não lhe subia à cabeça.

A nós, em pleno século XXI, resta seguir o exemplo ainda que cenário e condições gerais sejam diferentes. Não precisamos dizer ou fazer parecer que sejamos os piores mortais da Terra, mas bastará não se achar os melhores. Ouvi de um pregador, alguns anos atrás, que o povo da igreja parecia mais ter o rei na barriga do que o Rei no coração. Não gosto de generalizar, mas a muitos isso soa verdadeiro. A humildade faz parte de um evangelho que é estilo de vida, que é mais do que regras, que nos leva além e adiante. A verdade é que independentemente de outros aspectos teológicos, práticos, psicológicos, sociológicos, emocionais, eclesiásticos – independente de tudo – sem a graça de Deus não somos nada, nada, nada. Ou menos.

Viver atualmente uma vida de humildade é relativamente fácil. Não precisa passar fome ou dormir na chuva. Eu vivo no sul do Brasil, aqui faz um frio constrangedor e alguns invernos dentro de casa é mais frio do que dentro da geladeira no verão. Fica negativo algumas noites, literalmente abaixo de zero. Sei bem o que é viver com o mínimo e sei ter um pouco de conforto, mas posso dizer que para glória de Deus isso não me afetou. Preguei para milhares de pessoas e preguei para 4 pessoas. Nunca me afetou. Fui subalterno de baixo nível e hoje sou chefe, mas isso não me afetou. Eu trabalho de forma diferente, tomo decisões diferentes, mas nunca bato no peito nem “cacarejo” como vejo alguns fazendo. Sou apenas um homem limitado e carente da graça de Deus.

Viver com humildade hoje é cumprir seu papel, exercer seus direitos, desempenhar suas funções. Excelência, capricho, resultados mais do que desculpas (quem dá um não dá o outro). Menos barulho e mais resultado, menos foco em mim e mais foco Nele. Testemunhos objetivos do que Deus fez por mim e não do que EU me tornei. Palavras amigáveis e tolerantes ao invés de “dedadas” nos narizes. Ter mais misericórdia do que ter razão. Ser liderado com objetividade e buscar sucesso. Liderar pelo exemplo e desempenho não por imposição. Coisas relativamente simples, principalmente considerando que o padrão do mundo não é esse, portanto pouca coisa já destaca.

Viver um evangelho autêntico, genuíno, vivido e não fingido, é um estilo de vida em que a humildade será uma marca e não um objeto de orgulho. Podemos começar agora mesmo. É um desafio.

“Senhor, se sou algo ou se tenho alguma coisa é por Tua causa. Me ensina a viver sabendo meu lugar e meu papel, para viver em humildade e te glorificar com isso.“

6 thoughts on “Humildade – Vivendo o Evangelho

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    Quanto é difícil ser humilde quando se está numa posição humilde. Mais difícil ainda é ser humilde quando se está numa posição elevada. Tem-se muito que aprender com o Mestre que, embora com o máximo de autoridade e sendo o dono do mundo, não explorou o humano com fins egoístas. Pelo contrário, deu-se à humanidade como prova máxima de humildade.

  2. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Amém! Também sou carente de muita misericórdia do Senhor pra viver em humildade de coração e entronizar o Senhor Jesus.

  3. Avatar Carolina disse:

    Ser humilde é uma característica fundamental para quem buscar viver o evangelho e pregá-lo. Mas, o que temos visto nas igrejas são líderes (pastores, presbíteros, diáconos, apóstolos) tomando o lugar de Deus ou achando-se o próprio Deus. Essa falha está levando congregações inteira à idolatria e com isso temos presenciados cada vez mais absurdos no meio cristão: pedaço de tecido com o suor do pastor que cura, campanhas malucas em que líderes entram na igreja pisando em cima da bíblia, falsas doutrinas, entre tantas coisas. Como também há o lado das pessoas que estão nas igrejas para buscar à Deus simplesmente para satisfazer os seus desejos e necessidades, acreditando que Deus deve dar tudo que elas pedem. Hoje a humildade é até vista com desconfiança pelas própias pessoas: se sou humilde no meu trabalho, estou me fazendo de boazinha para conseguir algo; se sou humilde na minha família, sou besta demais ou hipócrita; se sou humilde no tratamento com as pessoas estou posando de boa moça. E na minha opinião, atualmente, o mais difícil é transmitir a humildade como um valor para os filhos, sendo que o mundo que os cerca incentiva cada vez a serem egoístas, consumistas e materialistas.

  4. Avatar Kátia Cristina disse:

    Pastor Mário, estava com saudades das mensagens, fiquei um tempo sem recebê-las, acho que estavam de féria. Mas como é bom voltar a recebê-las, é benção para minha vida. Sempre aprendo com elas. Só posso pedir a Jesus que o abençoe. Que a cada dia a poderosa mão do Senhor esteja sobre sua vida e a vida de seus familiares.

    abraços,

    Kátia

  5. Avatar Elisa Sepúlveda disse:

    ~Ter mais misericórdia do que ter razão~
    Tento diariamente seguir esta premissa!
    Estou um tempo sem receber as atualizações, sinto falta, refiz meu cadastro.

    Bons dias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *