Luis Antonio Luize

Quando os Justos Sofrem – A Mudança Começa em Mim

“Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem.” (Gênesis 50:20)

Em boa parte dos presídios vemos pessoas sofrendo pelo que fizeram e, via de regra, se declaram inocentes, culpando qualquer outro, tal como a sociedade, o governo, algum familiar ou alguma outra pessoa. Quando se paga a pena sendo culpado é uma coisa, mas sofrer sendo inocente é bem diferente.

Depois da rejeição, creio que sofrer injustamente seja a situação mais difícil para o ser humano suportar. No entanto, o princípio da cruz é exatamente este: o justo pagando pelos pecadores.

Basta olhar nossa sociedade e observar que é assim. Pagamos mais seguro porque alguém que seja imprudente causa prejuízos às corretoras, que então cobram mais de todos. Temos leis em relação à segurança, porque alguns cometem ilegalidades.

Como vivemos numa sociedade corrompida, precisamos que Deus intervenha e nos ajude a mudar a situação.

Certo sujeito, vou chamá-lo de João, foi levado à uma posição de liderança na sua empresa. Ao chegar nesta posição percebeu que os lideres anteriores haviam feito coisas erradas e até ilícitas. João ficou muito chateado com isso, pois agora estava pagando o preço pelo que outros fizeram, além de toda a preocupação que estava sentindo.

Certo dia indo ao trabalho, entrou em oração enquanto dirigia. Sua oração era de lamúria pelos acontecimentos e reclamando com Deus porque a culpa dos outros tinha que recair sobre ele.

Subitamente o Espírito Santo tocou em seu coração e ele teve uma visão da cruz em que Cristo morrera. Só então percebeu que um justo havia morrido pelos pecadores.

Deu-se conta de que toda rejeição, amargura, desgraça, desigualdade, podridão, ruindade e rebeldia humanas recaíram sobre Jesus.

Só então pode entender que não devia julgar e nem atribuir culpa àquelas pessoas, mas perdoá-las e amá-las. Foi assim que a humildade tomou o lugar do orgulho, a submissão substituiu o senso de rebeldia e o amor tomou o lugar do medo.

Da mesma forma ocorre quando assumimos para nós os pecados de outros. Isto é muito comum em família, quando alguém faz algo pelo qual somos julgados ou que tenhamos que carregar todo o peso. Quanta gente anda com seus corações carregados de mágoas pelo que receberam dos seus pais, pagando pelos erros de outros.

Quando entendemos, pelo Espírito Santo, que precisamos perdoar e liberar essas ofensas é que seremos verdadeiramente livres.

Quantos estão pagando pelos erros dos outros, embora não sejam culpados. Isso pode acontecer. Foi para isto que Cristo veio ao mundo. Ele abriu o caminho para que eu e você possamos perdoar os pecados alheios e nos libertar deles.

José fez menção a isto quando disse o texto citado logo acima, do qual grifo Porém Deus.

Estas duas palavras se transformam num marco e ponto decisivo na história de todo ser humano. Deus pode transformar qualquer situação que estejamos passando, seja perseguição, uma forte luta ou um sofrimento injusto. Para tudo há uma solução – a Cruz.

A situação que nosso País passa hoje leva muitos a sentirem que estão sofrendo injustamente, porque um governo corrupto sugou todas as finanças gerando desemprego e desesperança.

Tudo na vida tem potencial de produzir algo bom ou ruim sobre nós. Quando um justo sofre pelo erro de outro visando o seu bem, isto é positivo. Por outro lado, ser inocente e sofrer de maneira negativa não é.

Somente Deus é capaz de transformar os aspectos negativos da nossa vida em positivos. José disse Porém Deus.

Coloque sua fé em Deus, na Sua Palavra e no Seu Poder e observe a transformação que Ele fará em sua vida, levando todo peso, tristeza e amargura embora, substituindo-os pela Sua abundante Paz.

PARA EXERCITAR

  • Tenho sofrido injustamente mas ajudando a outros?
  • O que posso fazer para entregar a Deus todo o peso que tenho sentido?

“Pai celestial, quero perdoar todas as pessoas que me fazem sofre d maneira injusta. Entrego a Ti meus sentimentos e meu fardo para que o Senhor possa substituir pelo Teu amor e paz. Que a partir de hoje eu possa caminhar mais leve pela vida. Amém!“

2 thoughts on “Quando os Justos Sofrem – A Mudança Começa em Mim

  1. Avatar João Mendes disse:

    Lindíssima esta palavra.
    Que o nosso eterno Deus lhe vá dando sabedoria para ensinar aos outros quanto é necessária a humildade nas vidas de quem quer servir a Deus…

  2. Avatar Valmir disse:

    Esta mensagem “Quando os justos sofrem…”, chegou numa hora boa. Hoje eu estava me sentindo triste por sempre sofrer injustamente. Ter ao meu lado pessoas que me sugam sempre e nunca agradecem, e nem se lembram que eu existo, quando eles estão bem ! Sei que Jesus tambem passou por isso e me entende. Eu perdoo todos estes me são injustos comigo e continuarei sendo benção na vida deles. Amem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *