Mário Fernandez

Paciência – Vivendo o Evangelho

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;” (Rm 12:12)

Viver uma vida centrada em Deus, com busca constante de santidade, fugindo do pecado, desenvolvendo dons, evangelizando, dedicando-se ao Reino – tudo isso é apenas mera e fraca retribuição pela salvação que recebemos. Ainda ssim, para alguns é um fardo ou um fanatismo inaceitável. Para mim é um prazer e uma satisfação. Mas, isso não nos insenta de passar tribulações neste mundo. Não estou afirmando que Deus tenha prazer em nos atribular, mas é necessário para nosso crescimento e aprendizado que Ele permita que passemos por certas coisas.

Ainda que nesta vida não possamos compreender determinadas situações desagradáveis, precisamos delas para aprender algo. Eu não sei o que é, mesmo porque talvez para mim a mesma prova ensine uma coisa diferente do que para outra pessoa. Mas a mesma doença que mata um fortalece outro. A mesma traição que a um foi quase indiferente ao outro foi mortalmente insuportável. A certeza é a de que tem algo para ser aprendido, desenvolvido, algum crescimento está encomendado e a prova ou tribulação é o mensageiro.

Para quem ler este texto pode parecer que foi escrito por alguém que nunca sofreu na vida, que vive num aquário protegido de tudo e de todos. Mas pode acreditar, nada é mais falso. Sou um homem que passou por muitas situações neste mundo que para outros seriam insuportáveis. Não passei por outras que para mim o seriam, é verdade. Mas a constante nisso tudo é sempre a mesma – se perseverarmos aprenderemos. Viver um evangelho verdadeiro é a busca constante e interminável pelo aperfeiçoamento. Ser perseverante é a chave. Este texto não diz para se alegrar na tribulação, não diz para agradecer por ela, não diz para comemorar a vitória depois dela, não diz nem para enfrentar de boa vontade – tudo isso tem seu papel, seu momento e sua atitude corretos, citados em outros textos. Aqui nossa admoestação é para ser paciente, perseverante, persistente, tenaz.

A paciênica é filha da espera com a disposição. Esperar é ter paciência, mas desde que com a disposição correta. Esperar murmurando ou amaldiçoando não é paciência. Ter boa vontade com pavio curto e atropelar, não é paciência. Ser paciente na tribulação é encarar a tribulação, esperar ela dar seu tempo, mas manter a alma na disposição ou inclinação correta. Vejo e convivo com muitas pessoas que esperam a tribulação passar se martirizando, murmurando ou mesmo se rebelando. Isso não é paciência e estica o tempo de tribulação, pode acreditar.

Dias atrás ouvi uma palavra que me marcou. Um jovem dizia “eu queria estudar medicina, mas quando penso que vai levar 8-10 anos para eu ser um médico eu desanimo”. O seu conselheiro, mais velho e sábio lhe disse “e se você não estudar medicina esses 10 anos não vão passar? Sabe qual a diferença entre fazer e não fazer? O resultado. O tempo vai passar igual, se fizer outra coisa daqui 10 anos você será 10 anos mais velho, médico ou não”. Estou digerindo esta palavra desde então. Se encaramos as tribulações com paciência podemos vencer e o sofrimento será certamente abreviado. Encarar de forma impaciente só vai piorar.

Vivamos um evangelho que nos anima e motiva a prosseguir, pacientemente, mesmo diante de tribulações. O evangelho não nos vacina nem nos blinda contra elas, mas nos ajuda a vencer.

“Senhor, não consigo imaginar algum motivo para eu me alegar ou me motivar que não venha de Ti. Se o Senhor não me fortalecer qualquer desafio será grande demais para mim.“

5 thoughts on “Paciência – Vivendo o Evangelho

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    Muitas graças pelo estímulo à paciência. É uma virtude de grande relevância nos dias de hoje, vez que a tecnologia e o egoísmo empurram as pessoas para obter a resposta rápida, o retorno do investimento (material ou imaterial) do dia para a noite. Enquanto que a natureza, se não sofrer a influência humana, mantém sua velocidade.

  2. Avatar Soraya Oliveira Viegas Rodrigues disse:

    Simplesmente, uma palavra para refletir e aplicar na vida. Gostei da história de 10 para ser médico. Pensamos que está tão longe pra alcançar algo e desistimos de fazer. Mas esse longe um dia chega, e mesmo assim não teremos aquilo que almejamos anos atras porque estava tão longe pra alcançar. Perdeu a chance.

  3. Avatar João Mendes disse:

    Gostei deste artigo caro pastor. Deus nos abençoe, a você para escrever e mim para ler tais delícias como esta…

  4. Avatar Eli Conceição Soares disse:

    Sem dúvida uma mensagem acolhedora e própria para todos, não importando qual seja a vida que em levando. Até porque, fica muito claro que só podemos viver o momento, e este, conforme o que a vida nos tem preparado. Então, qual seja a situação, devemos viver honrosamente para que Deus se agrade da forma como o fazemos.
    Com agradecimentos do amigo e irmão em Cristo Eli Conceição Soares para o Pr. Mário Fernandes

  5. Avatar Jenilda santos disse:

    Graça e paz da parte do Senhor Jesus pastor,louvo a Deus por sua vida,pois seus ensinamentos muito tem me fortalecido,pela misericórdia de Deus sou uma intercessora na casa dele,é confesso que diante da prova que estou passando,as vezes sinto vontade de desistir,e,quando abro meu e-mail,e lei essa palavra…vem um refrigério.Deus continue te usando tremendamente para que assim como eu,os escolhidos dele não olhe para trás.
    grande abraço
    jene

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *