Luis Antonio Luize

Paz a Qualquer Preço – A Mudança Começa em Mim

“… Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; …; e José trazia uma má fama deles a seu pai.” (Gênesis 37:2)

Hoje nossa sociedade tem prestado um verdadeiro culto à felicidade e para isso procura isolar as tristezas ao invés de resolvê-las.

O fato de José levar as questões dos irmãos ao seu pai demonstrava seu amor por eles, ao contrário do que possa parecer.

Mas quando temos um senso distorcido do certo e do errado, não compreendemos o que se passa. Foi assim com Deus Pai que enviou Jesus para nos dar vida abundante chamando-nos ao arrependimento. O convite de amor foi não foi entendido, culminando com a morte do Salvador e a completa redenção aos que creem.

O arrependimento é o primeiro passo para podermos iniciar uma vida de paz verdadeira.

Entretanto, nossa cultura atual prefere não interferir na vida dos outros. Devemos nos relacionar bem e sermos bonzinhos, não quero dizer educados e gentis, mas não questionar os atos de injustiça do nosso próximo.

E numa sociedade em que há um culto à felicidade e que nas redes sociais só se mostra o que é bom, gerando ciúmes e inveja nos mais próximos. Por isso enviamos longe todo sofrimento e tristeza e queremos viver na mesma falsa paz e alegria.

Olha, não é problema ter momentos de tristeza na vida. São esses momentos que irão preparar e dar significado aos momentos de alegria seguintes. Digo isso pelo seguinte, o momento de tristeza é quando algo nos ocorre ou que praticamos e não gostamos.

Isto deve ser fruto de decisões, atos ou pensamentos errados que nos levaram a agir diferente do que era o melhor para nós. Pode ser um momento de doença também. Isto tudo gera tristeza.

Nas situações assim, alguns rejeitam a tristeza e enviam para longe o problema, se possível.

  • É por isso que os asilos de idosos estão cheios.

  • É por isso que o corrupto pede a prisão do juiz que o julga.

  • É por isso que os doentes ficam restritos aos hospitais e não se fala do assunto.

  • É por isso que cônjuges deixam seu(ua) companheiro(a).

  • É por isso que os filhos de Jacó venderam José.

  • É por isso que você foge dessas situações ao invés de enfrentá-las e dar novo significado à sua vida e à vida dos que estão perto de você.

Não podemos deixar de examinar o outro lado desta situação, ou seja, olhar pelo ponto de vista de José e dos demais excluídos nestas situações.

A estas pessoas são imputados os erros do outro, de forma que aqueles possam se sentir mais felizes por não sentirem culpa após jogá-la no outro.

Conheço pessoas que foram enviadas para fora de casa num relacionamento conjugal e carregam a culpa do erro quando na verdade foi a outra parte que errou e jogou a culpa sobre este. São enviados a hospitais e asilos para ficarem internados e longe daqueles que perderam o amor. São massacrados por expor a verdade e pedir justiça.

Muitos injustiçados passam a se sentir culpados e infelizes.

Recuse-se a carregar a culpa dos outros, pare de pagar pelo pecado alheio e por ser sal e luz neste mundo!

Reconheça o pecado que o outro cometeu e confesse o seu erro. Peça perdão a Deus e perdoe-se também. Restaure seu relacionamento com Deus e realinhe sua vida aos princípios da Palavra de Deus.

Paz não é sinônimo de passividade. Deus ordena que amemos nossos inimigos e não que sejamos cúmplices deles.

O lema da “paz a qualquer preço” é diabólico e não divino.

PARA EXERCITAR

  • Em que situações tenho procurado a paz a qualquer preço?
  • O que me foi imputado como erro indevidamente e preciso perdoar?

“Pai celestial, quero pedir perdão por todos os meus atos de injustiça e por ter imputado meus erros a outros em busca da minha felicidade e por falta de arrependimento. Também quero perdoar a quem assim agiu comigo e perdoar a mim mesmo por ter carregado os pecados alheios. Restaura meu relacionamento contigo e mostra-me o caminho da paz verdadeira que somente Cristo pode nos conceder. Amém!“

Luís A. Luize

5 thoughts on “Paz a Qualquer Preço – A Mudança Começa em Mim

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor:

    A postura de José requer coragem, pois a maioria das pessoas fogem de problemas. Inclusive dos seus próprios. Embora seja custoso, é necessário encarar as dificuldades, buscar entender o cenário e adotar medidas que combatam a causa. É possível, dessa forma, desfrutar e oferecer a paz.

  2. Avatar Ana Paula disse:

    Sinto falta de suas mensagens. Otima reflexão, Deus o abençoe ricamente.

  3. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Enquanto não entregamos tudo a Cristo e damos a Ele a primazia nas nossas vidas, a verdadeira paz não enche nossos corações, a paz que excede todo o entendimento, a paz em meio as tribulações, a paz que nos traz esperança mesmo que tudo parece que não tem jeito, etc

  4. Avatar MARCIA MATTOS disse:

    Graça e paz..sou muito abençoada pelas mensagens que recebo no meu email através desse site…Não deixa de ser um aprendizado..pois a palavra.de Deus é boa perfeita e agradável. ..às vezes estamos passando por momentos tão difíceis na nossa vida cotidiana, e aí lemos uma mensagem que nos levanta o ânimo e pronto…DEUS não esquece dos seus….que a paz de Cristo continue reinando sobre a vida de cada um que faz parte desse site abençoado. ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *