Mário Fernandez

Poder da Igreja – Vivendo o Evangelho

“E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.” (Romanos 16:20)

Eu não sou igrejista nem igrejeiro, o que significa dizer que eu não coloco a igreja acima do Reino de Deus, muito menos acima de Deus, e também significa que eu não espiritualizo o que não é espiritual. Igreja é um treco complicado, cheio de gente complicada, funciona mal, não faz tudo que tinha que fazer, acaba perdendo gente por falta de “jogo de cintura”, escandaliza uns, desagrada outros, erra nas prioridades – enfim, o que não tem na igreja é perfeição. Estou ciente disso, convivo com isso. Igreja tem Deus, tem, mas tem pessoas e estas são falhas ambulantes.

Por outro lado, não posso me furtar de dizer que creio na Bíblia e esta ensina que a igreja é projeto de Deus. Há um poder intrínseco no povo que se reúne em torno da Palavra de Deus para orar, adorar, aprender, pedir e agradecer. Podemos até discutir o que é o que não é igreja, as expressões atuais corretas e desviadas, bizarras ou não. Mas não podemos discutir uma coisa: há sim um povo que, reunido ou não, é sincero diante de Deus e busca santificação (sem a qual não se verá o Senhor), usa a fé (sem a qual é impossível agradá-lo) e tem na Palavra de Deus sua luz e estrado. Esse povo, reunido ou não, é a igreja verdadeira do Senhor na Terra e será reunido na eternidade para lá permanecer com o Deus Todo Poderoso. Aleluia, me deu arrepio aqui só de escrever isso.

Debaixo dos pés de pessoas assim, que vivem para o Senhor, há uma promessa poderosa de pintar o chão com a cara do diabo. Há poder na igreja sim, desde que seja igreja. Não na instituição, mas nas pessoas. Há poder a ponto de servir para emprestar os pés para esmagar a Satanás. Note que o texto não diz que Deus esmagará com o Seu pé, ou com os anjos. Em um texto unanimemente dirigido a uma igreja, Paulo diz “debaixo dos seus pés”. Isso é demonstração de poder e de autoridade. Sim, está no futuro, ainda não é hoje, eu sei de tudo isso. Mas nada no Reino de Deus acontece do nada ou de um minuto para o outro, veja que já somos esse povo e portanto esse poder já deveria estar fluindo.

Sonho (literalmente) com dias de culto sem hora para acabar mas sem anarquia. Com reuniões onde as pessoas ao chegarem se sentem péssimas, horríveis, um trapo – por consciência do pecado. Mas vão embora regozijantes, curadas, saradas, restauradas, libertas – e contrariadas, pois queriam ficar. Sonho com um tempo quando as pessoas contribuem voluntariamente com tudo que tem e o uso é absolutamente adequado – como era no começo. Sonho com pessoas que se convertem hoje, são batizadas amanhã, e daqui dois dias já começam a trazer os próximos. E na semana que vem já estão atazanando médicos orando com doentes. Sonho com uma igreja que lê a Bíblia e ora mais do que faz qualquer outra coisa. Será que verei este sonho? Não sei. Mas eu e minha casa estamos lutando para fazê-lo realidade.

Será que é sonho ou é um vislumbre de alguma promessa? Também não sei responder, mas tenho certeza de que é possível, atingível, palpável. Se eu não fizer, meus descendentes o farão. Junte-se a mim e vamos acelerar essa coisa.

“Senhor, ensina-me a ser igreja no meu tempo, na minha geração, na sociedade onde vivo, nos lugares onde frequento. Ensina-me a dar um passo de cada vez para chegar no Teu alvo para mim.“

3 thoughts on “Poder da Igreja – Vivendo o Evangelho

  1. Avatar João Mendes disse:

    Gostei imenso desse seu artigo de sonhador com um future em que a igreja sairá da sua passividade e entrará em ação de levar almas aos pés de Cristo e lhes ensinar a dar os passos de fé até que alcancem a madurez spiritual para darem testemunho com as suas vidas de que Cristo é tudo em todos os que o recebem como Salvador e Senhor.

  2. Avatar Geraldo Ribeiro disse:

    GRAÇA e PAZ
    Olha é desse jeito!
    Pois também fiz esta oração pra minha vida
    Deus o abençoe sempre!

  3. Avatar PEDRO JOSE MOREIRA DOURADO disse:

    Oh Pastor Mario Fernandez como eu sou grato com uma mensagem tao edificante diante de um mundo totalmente aveso AO DEUS CRIADOR DO UNIVERSO E DE SERES HUMANOS INFIÉIS . Que o Todo Poderoso Jesus Cristo possa derramar abundante LUZ em sua vida e ministério e também em seus fieis discipulos. Ore também por mim e pela minha casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *