Mário Fernandez

Caráter – Vivendo o Evangelho

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30)

Nunca tive a curiosidade de comparar este texto acima com 1 Tessalonicenses 5:19 até que uma leitura de um livro, presente de um amado amigo e irmão em Cristo, me chamou a atenção a isso. Afinal, o Espírito Santo pode ser entristecido e apagado, mas o que é uma coisa e o que é outra?

Meditando sobre isso em uma manhã de domingo, num raro momento de folga dos meus afazeres, balançava na rede na sala e Deus falou comigo a este respeito. Aleluia. Eu jamais por mim mesmo entenderia algo sobre nada disso.

O texto da carta de Paulo aos Efésios está falando desde o inicio do capítulo sobre questões de caráter. Andar segundo a vocação (atitudes), guardar a unidade (relacionamentos), chamados para diferentes ministérios (vocação), não ser meninos (maturidade), não andar como gentio (santidade), renovar a mente (aperfeiçoamento), parar de furtar (mudança), palavras para edificação (testemunho) – tudo isso se refere ao caráter da pessoa, não necessariamente sendo uma questão “espiritual” por si mesma, ainda que penso ser tudo de fundo espiritual. Quero dizer com isso que esses aspectos todos são do nosso lado e não do lado de Deus, inclusive, afirmo eu, que mesmo pessoas sem Deus podem atingir, no todo ou em parte, este elevado padrão de conduta, ética, bom comportamento, relacionamentos, etc.

Já no texto de Tessalonicenses Paulo começa falando do dia do Senhor, sobre o qual não temos qualquer influência. Ele fala sim de atitudes, de unidade, de gratidão, de oração. Mas muito menos e seu foco é no Reino e não em nós. O que se pode ver é que há, sim, uma distinção do outro texto, embora não haja conflito mas complemento. Fiquei fascinado, admito. Evangelho de verdade é isso, é aprender de Deus o tempo todo, beber da fonte, viver ligado no Trono.

Quando falamos do caráter estamos falando do lado humano da criação de Deus, daquilo que carregamos como pessoas, sejam estas dedicadas a Deus ou não. Então é possível mesmo tendo uma alma renovada e salva, uma conduta cristã, uma vida para o Senhor – sim é possível que no meu deslize, na minha fraqueza, na minha limitação eu o entristeça. Provoco nele um sentimento negativo, causo uma reação contrária Naquele que devia “se orgulhar” de mim. É triste, mas é fato. Minha alma pode então entristecer a Deus com alguma coisa que faço ou deixo de fazer (chamava-se isso de pecado, agora parece ter outros nomes).

Quando falamos de apagar o Espírito (ou extinguir em outras traduções) estamos falando do lado espiritual, não da alma. O Espírito Santo de Deus não pode ser morto, ou destruído. O sentido de apagado ou “extinto” se refere ao seu manifestar, sua movimentação, sua atuação. Neste sentido a tradução por apagar me soa mais fiel ao original. O Espírito Santo é uma pessoa, tem percepção e atuação. Nós podemos apagá-lo tal como podemos apagar uma fogueira, mas Ele pode reacender-se quando e como quiser pois Ele é Deus. Ainda assim, essa brincadeira sem graça de apaga-acende-apaga não é o que Deus deseja de nós.

Temos de encontrar, seja a forma como crermos nisso, um meio pelo qual o Espírito Santo de Deus possa fluir e agir com mais liberdade, rumo à total liberdade. Isso se dará na nossa alma e no nosso espírito. Nossa alma não pode mais entristecê-lo e nosso espirito não pode apagá-lo.

Como já aprendemos que o evangelho não é um mero conjunto de regras e sim um estilo de vida, nada me parece mais apropriado que abraçar, neste estilo de vida, atitudes que conspirem a favor e não contra estas duas coisas.

Como fazer isso? Eu não sei se encontro uma fórmula, mas sugiro começar lendo o Efésios 4 inteiro e 1 Tessalonicenses 5 inteiro. Colocando aquilo em prática na totalidade, quero crer que se faltar algo será pouco. É um belo desafio.

“Senhor, perdoa-me por Te entristecer e por Te fazer cessar de fluir em minha vida. Ensina-me o que devo fazer e deixar de fazer para viver mais de acordo com Tua Vontade para mim.“

5 thoughts on “Caráter – Vivendo o Evangelho

  1. Avatar Denise Dal Pino disse:

    Agradeço muito por essa mensagem, a inspiração do Espirito Santo entregue a você, é consoladora e ao mesmo tempo animadora e edificante!
    Quando nos desapontamos com cristãos de nosso convívio, até mesmo seus pastores, devemos pensar nas condições da alma dessas pessoas e não culpar o Espirito Santo por não fazer nada pra ajudar a convivência dela. Se os cristãos agem como gentios colocando em duvida seu próprio caráter, estão doentes e precisam voltar a ter uma conduta cristã. Isso não é culpa do Espirito Santo então, que fica entristecido. Devo agradecer ao mesmo Espirito Santo por ter me dado essa percepção, dos erros dos que estão entristecendo ao Espirito, e procurar ainda mais entender os mistérios de Deus, e não me afastar da vida cristã, por não compreender as atitudes de uma comunidade.

  2. Avatar Adelaide Araújo disse:

    Mensagem esclarecedora e edificante! Que o Espírito de Deus continue te trazendo revelações para glória do nome do Senhor jesus!

  3. COMPARTILHO MINHA EXPERIÊNCIA. Há muitos anos intrigada com essa questão do Espírito Santo em nós, considerando a Palavra ( 2Tn 2.7) fui entendo haver uma certa progressão : ANDA NO ESPÍRITO GL 5.16 > ( crucificada a carne: se vive no Espírito, ANDA , GL 5.24-26
    NÂO entristecer o Espírito, Ef 4.30-32 : quando entristecido o Espírito não sai ( todo o potencial está lá) mas fica inoperante como um computer desligado da tomada. Precisa haver confissão dos pecados listados> ver ef 4.31-32 para serem purificados o que nos religa a Deus e o Espírito fica operante de novo
    continuando… não entristece mas , SIM, enchei-vos: falando, louvando agradecendo e sujeitando-VOS ( que é a voluntária aceitação do outro sem querer dobrá-lo ao meu bel prazer ou fazer dele minha xerox) Ef 5.18-21
    aí, vem ‘NÃO EXTINGUIR’ o Espírito com desculpas esfarrapadas que encobrem rebeldia : JÁ VOU ( e não vai nunca ou demora TANTO que passa da hora) NÃO TENHO TEMPO… NÃO TENHO JEITO… TENHO IDÉIA MELHOR…
    NÃO É BEM ASSIM… ( imagine como sei disso??? rsrsrs) o Espírito nos fala, fala fala… depois de um tempo, ELE DEIXA DE FALAR. E a pessoa fica um cristão apagado, sem expressão. Precisa haver uma busca a Deus, confissão de pecado para restaurar o agir do Espírito e avivar de novo a vida cristã da pessoa.
    GRATA POR ME ‘OUVIR’ att Leda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *