Vinicios Torres

A Quem Honra, Honra – David Balmant (In Memoriam)

Você já imaginou alguma vez que a sua vida normal pode fazer diferença na vida de outras pessoas? Muitas vezes nós nos iludimos de que, para fazer diferença, precisamos fazer algo fora normal, espetacular, algo que nos faça parecer heroicos.

Porém, muitas vezes, é justamente a nossa vida do dia dia que vai tocar as vidas das pessoas ao nosso redor.

Este foi o caso do seu David Balmant e sua família.

Eu tinha 14 anos de idade quando minha mãe decidiu que era hora de eu aprender a trabalhar. Então ela foi conversar com o seu Davi, que era alfaiate na cidade onde morávamos, e perguntou se ele tinha uma vaga para um aprendiz. A partir daquele dia comecei a ir todos os dias à tarde na sua alfaiataria para aprender o ofício. Lá trabalhavam, além dele, sua esposa e seu filho mais velho, Carlos.

Por ser filho de um pai alcoólatra a quem eu via muito pouco, e quando via estava quase sempre envolto em problemas, a experiência de trabalhar com seu David e sua família começou a fazer efeito em mim.

Eu não via ele gritando com seus filhos nem falando alto ou de maneira ríspida com sua esposa. Ele era honesto nos negócios e muito cordial com todas as pessoas com quem tratava, fossem clientes ou conhecidos que passassem para conversar com ele na alfaiataria. Seus filhos lhe tratavam com respeito, sempre vinham almoçar todos juntos e conversavam alegremente à mesa. Até então, eu havia experimentado isso apenas em momentos festivos e não sabia que era possível viver assim no dia a dia.

Seu outro filho, Moisés, embora não trabalhasse na alfaiataria, passava a tarde estudando na sala ao lado de onde eu trabalhava. Ele gostava muito de conversar e começou a me falar sobre a Bíblia e a compartilhar as coisas que ele aprendia na igreja. Por causa da maneira como eles viviam eu estava aberto a ouvir o que eles tinham a dizer.

Após algumas semanas eles me convidaram para conhecer a igreja. Eu gostei do grupo de adolescentes e comecei a frequentar a escola dominical. Depois de alguns meses aconteceu um encontro de adolescentes em um retiro da Igreja Metodista, na cidade de Telêmaco Borba – PR. Moisés iria participar e me convidou para ir junto. Neste encontro, durante uma mensagem do pastor Rosalino Domingos, eu entreguei a minha vida a Cristo.

Assim, a minha nova vida começou bem embasada pelo bom exemplo do seu David e sua família. Como Carlos era líder dos jovens, ele me ensinou muita coisa sobre a Bíblia, não apenas nos estudos bíblicos como também emprestando muitos dos seus livros. Como eu já gostava muito de ler, foi juntar a fome com a vontade de comer.

Seu David já partiu para estar com o Senhor a quem ele serviu. Eu sei que eu não fui o único a ser influenciado pela sua vida. Agradeço a Deus que o tocou a aceitar aquele aprendiz magricela que, apesar de não ter aprendido a profissão, ele colocou no caminho do Reino. Sua vida rende muitos frutos ainda hoje pois todos os três filhos são pastores e estão levando adiante a herança de benção recebida do pai.

Quero hoje honrar ao seu Davi e aos seus filhos pois foram instrumentos de Deus para minha salvação.

O apóstolo Paulo diz para permanecermos semeando pois se não desanimarmos colheremos os resultados. Lembre se que a melhor semeadura que nós podemos fazer é aquela que fazemos todos os dias.

14 thoughts on “A Quem Honra, Honra – David Balmant (In Memoriam)

  1. Rui Oliveira disse:

    Gostei muito do seu testemunho. Graças a Deus por vidas como a do Sr. David Balmant. Este é um dos exemplos “que depois de mortos ainda falam!”. Que alguém possa dizer de nós o mesmo. Estamos aqui para sermos “sal e luz”. Que o Senhor nos perdoe pelas vezes que temos sido insípidos e/ou temos “escondido a candeia debaixo do alqueire”. Glória a Deus.

  2. Pr. Balmant - Carlos Bittencort disse:

    Deus te abençoe Vinicius Torres, pela homenagem ao nosso pai David Uziel Balmant. Muito edificante as suas palavras. Temos certeza que aquilo que você aprendeu tem sido o seu Balsamo de vida até hoje. Não temos palavras para te agradecer por esta homenagem ao nosso pai. Que Deus continue te abençoando e te usando. #SomosIgreja e esse é o nosso papel, que toda Honra e Toda Glória seja data ao nosso Deus.

  3. Gilberto S Machado disse:

    A PAz Pastor Vinicius.
    Esta palavra não poderia chegar em outra hora.
    Realmente, muitos abrem seus corações para Cristo através de testemunho de vida, que também é uma forma de pregar.
    Jesus te abençoe.

  4. Divino disse:

    gostei da historia e digo quem procura andar nos caminhos do Senhor Jesus Cristo
    nunca erra e so tem felicidades, As dificuldades vem mais com Cristo venceremos.

  5. Sílvia disse:

    Que lindo…amei a história e ainda + que recebi personalizado….mexeu muito comigo….Parabéns pelo trabalho e que Deus continue abençoando …

  6. Shirley Costa disse:

    Muito lindo! É realmente maravilhoso ver o agir de Deus na vida das pessoas…

  7. Eli Conceição Soares disse:

    Olá Vinícios Torres, um pastor irmão e amigo, boa tarde!
    A graça e a paz seja contigo e todos os seus.
    Este seu comentário muito edificante, traduz perfeitamente a razão pela qual estamos por aqui neste mundo. Deus quer nos usar para alcançar outras almas que ainda não tiveram oportunidade de conhecer seu plano de amor para com cada pessoa individualmente. Tenho experimentado ao longo de minha vida algo parecido com isso que declarastes.
    Deus tem usado minha vida para outros chegarem a Ele.
    No final do ano retrasado, foi constatado que estava portando um câncer de intestino. Após 29 aplicações de radioterapia e, mais 10 de quimioterapia, e alguns outros exames dos quais, precisei ficar uma semana internado. Não escapei da cirurgia e, a mesma foi levada a cabo em seguida. Tive uma amputação do reto, e passei a usar de forma definitiva a bolsa de estoma.
    Muitas coisas aconteceram desde então, e pude enxergar o que até então me passava desapercebido. Com, a forma que passei e ver e reconhecer os irmãos da igreja. Quanto amor e carinho pude sentir, coisa que sempre me aconteceu, mas que foi preciso passar por todo esse sofrimento para reconhecer. Também, pude ver e sentir o quanto minha presença e Espírito de Deus fazia diferença nas pessoas que confessavam sua admiração pelo meu crescimento e reconhecimento do quanto Deus usou os meios para que minha vida fosse enaltecida assim como tem sido.
    Tenho procurado usar tudo isso para dar testemunho do amor de Deus em nossas vidas, e tenho colhido frutos que antes não os percebia.
    Obrigado Pr. Vinícios Torres, Deus continue trabalhando sua vida no sentido de levar ao conhecimento das almas o quanto Deus fez por você, e o quanto Ele fará por quem se inclinar, aceitando ao Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador e Redentor da vida.
    Do amigo e irmão na fé
    Eli Conceição Soares

  8. MARTA MARIA LIMA disse:

    Obrigada, Senhor Deus, por essa mensagem que muito me edificou e me trouxe ânimo. Deus o abençoe, irmão Vinícios Torres, profundamente.

  9. Almir Henrique Zagonel disse:

    Muito bom, e como é importante ver boas experiências de vida incentivando pessoas a estar mais firmes com Cristo. Abs irmão Vinícios

  10. Katia disse:

    Amém. Muito obrigado por este testemunho e incentivo. Deus continue a abençoá-lo.

  11. ana maria disse:

    Amei o artigo e acredito, de verdade, que Cristo é transmitido através de nossas atitudes. O site é uma bênção e as mensagens são maravilhosas.

  12. Ana Valéria L A Sande disse:

    Eu louvo a Deus por sua vida, Vinicius Torres, sempre nos exortando e animando com sábias mensagens do Senhor
    Essa mensagem de hoje me falou de forma tremenda (dentro da mensagem tem uma frase que eu precisava ouvir e meditar – que muito me animou a seguir em frente (sim, Deus falou através de você)
    Obrigada, irmão, continue nos abençoando com suas sábias palavras.

  13. João Mendes disse:

    Gostei muito do testemunho que acabei de ler. Obrigado pelo seu incentivo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *