Vinicios Torres

O Que Você Fala Para Si?

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei.” (Salmo 42:11)

Você já falou sozinho?

Há algum tempo, ao ler este salmo, percebi que o salmista estava falando consigo mesmo. Ou seja, nos termos atuais, falando sozinho.

Esta é uma ação que a maioria das pessoas considera estranha. Ela é muitas vezes associada às pessoas mentalmente desestabilizadas, principalmente aquelas que conversam com amigos imaginários que só elas veem.

Mas, examinando a maioria da população que pensa que é mentalmente saudável (como nós, por exemplo) chegamos a conclusão que todos falamos conosco mesmos de alguma maneira. A grande maioria o faz apenas mentalmente, sem emitir sons audíveis. Alguns o fazem o fazem em voz alta quando estão sozinhos.

Essas auto-conversas são muito importantes. Elas muitas vezes induzem um estado mental que pode nos animar ou destruir a nossa tranquilidade. Quantas vezes ao pensar sobre um problema você começa a enumerar para si mesmo uma relação de motivos porque tudo vai dar errado? Ou quando vai a uma entrevista de emprego fica dizendo a si mesmo as razões pelas quais você não vai conseguir o trabalho?

O apóstolo Tiago ensina em sua carta que a língua pode determinar a direção do corpo da mesma maneira que um pequeno leme pode determinar a direção de um grande navio. (Tiago 3:3-12) Aquilo que você diz a você mesmo pode levá-lo à vitória ou à derrota dependendo daquilo que você diz.

Davi estava passando por tempos difíceis e constatou que estava abatido pelos problemas. Situação comum a todos nós. A vida nos traz problemas e muitas vezes as energias, sejam físicas, mentais ou espirituais, podem se esgotar. É natural isso acontecer. Ele poderia simplesmente ter percebido isso e ficado sentado num canto da caverna dizendo a si mesmo: “Ó vida, ó azar. Pobre de mim. Prometido rei e acabado perseguido, que será de mim?”

Porém, o que ele disse para si? “Por que você está abatido? Qual o motivo de ficar assim? Afinal de contas, temos a promessa de Deus, então espera nEle, pois ainda haveremos de louvá-lo pelo cumprimento das suas promessas!”

Em vez de dar ouvidos às palavras negativas devido às circunstâncias ele passou a falar para si mesmo palavras de ânimo e incentivo, palavras que mudavam o seu estado emocional para melhor.

Ele não fazia isso sem base. A sua base eram as promessas da Palavra de Deus que haviam sido dadas a ele e sua experiência do cuidado constante de Deus na sua vida.

O profeta Jeremias, em suas lamentações, em determinado momento diz: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” (Jeremias 3:21)

O que você anda dizendo para si mesmo? Qual é o conteúdo das suas auto-conversas?

Quero desafiá-lo a examinar essas conversas e passar a usá-las como ferramenta de edificação própria. Em tempos de dificuldades e tristezas, se necessário for, vá para a frente do espelho, olhe-se bem e diga para si mesmo:

“Por que você está assim? Espere em Deus, pois você ainda há de louvá-lo!“

19 thoughts on “O Que Você Fala Para Si?

  1. Osvaldo Rocha disse:

    Muito obrigado pela boa reflexão. Deus lhe abençõe grandemente pois tem nos ajudado muito.

  2. Moisés Ferreira Jorge disse:

    Obrigado, Pr Vinicius Torres, após mais de 500 mensagens recebidas, venho dar ao querido irmão em CRISTO, uma resposta de todos os saudáveis questionamentos recebidos. Relacionado a essa mensagem, muito edificável, tenho meditado com relação à minha conduta cristã e pedido ao SENHOR capacidade para bem servi-Lo e desempenhar a contento para o que fui chamado. Agradeço muito ao irmão e os demais desse ministério que têm acrescentado em minha caminhada. DEUS os abençoe grandemente em nome do SENHOR JESUS!

  3. Mirian Amaral disse:

    Vinicius,
    Esse texto falou profundamente a minha alma. Obrigada! Deus o abençoe!

  4. Margareth Bucker disse:

    Pr. Vinícios, boa tarde.
    Recebi esta mensagem dia 07, mas Deus quis que somente hoje eu a abrisse. Obrigada mais uma vez por essa e tantas outras que ajudam a minha alma se alegrar no Senhor.
    Deus o abençoe e ao seu Ministério….

  5. Maria de Lourdes disse:

    Esta mensagem falou diretamente ao meu coração. O que mais tenho feito esta semana é falar sozinha. Às vezes, na nossa ansiedade esquecemos das promessas do nosso Deus. E o Pr. através deta meditação veio me lembrar que não devemos ficar abatidos.
    Obrigada, Pr Vinicios. Que Deus continue abençoando seu ministério tão importante para todos.

  6. Mirian disse:

    Prezado irmão em Cristo, isso é tudo que precisamos. Em um mundo onde é comum as pessoas nos desanimarem, falarem palavras que nos colocam pra baixo, somos desafiados a lembrar em Quem colocamos nossa confiança! E quem poderá nos convencer a essa verdade se não nós mesmo? Obrigada por nos lembrar: Senhor eu creio, mas aumenta a minha fé! Eu confio em vós!

  7. FABIO ARNAUD CORREA disse:

    posso dizer que essa mensagem veio de encontro ao meu coração, pois era exatamente isto que eu estava precisando ler e meditar!!!! Que Deus te abençoe ricamente em todos os dias da sua vida!!!!

  8. João Grimberg disse:

    Muito oportuna a mensagem. Paralelamente quando alguém me pergunta: Você está sozinho ou vai sozinho? respondo não, vou comigo mesmo.

  9. Eli Conceição Soares disse:

    Olá Pr. Vinícios Torres, meu amigo e irmão de caminhada com o Senhor Jesus, boa tarde.
    Que a graça e a paz do Senhor seja sempre contigo e todos os seus.
    Muito a caráter esta passagem de Salmos, onde David, perturbado com toda sorte de dificuldades à que enfrentava naquele momento, falando aparentemente sozinho, pode dar tranquilidade a sua alma cansada pelas pressões de seu reinado.
    Claro, falava consigo mesmo sobre tais pressões, e desabafava consigo mesmo sem jamais deixar de externar sua fé e respeito pelo Criador de sua e nossas vidas. Quantas vezes isso acontece conosco também quando ansiamos por algo que ainda esperamos venha a acontecer.
    Quando temos um Deus a quem possamos confiar, nada mais normal que falemos para nós mesmos o quanto é importante nos agregarmos sob confiança na fé que nos foi confiada através da promessa do Altíssimo.
    Sim meu querido Pr. Vinícios Torrres, muitas vezes falamos conosco mesmo sem nos percebermos da ansiedade contida nestes momentos. O que também, penso não ser correto, pois, entendo que a ansiedade é fraqueza constante que carregamos, forçando falta de confiança na fidelidade da Palavra que aprendemos na Bíblia, e isso é duvidar do quanto Deus é por nós.
    Que possamos continuar sempre na confiança e certeza do que Deus tem para nós fazendo nossa parte.
    Abraços do irmão e amigo
    Eli Conceição Soares

  10. jenilda disse:

    Glória a Deus por essas palavras,só ele sabe o quanto falo sozinha rs.
    Deus continue te usando

  11. Marli disse:

    Boa tarde, que o Senhor Jesus Cristo continue a resplandecer sobre a sua vida cotidianamente Pastor Vinícios Torres. Ao começar a ler, me assustei e ao mesmo tempo me alegrei ao ver o meu nome mencionado, pois senti Deus falando diretamente comigo através desta mensagem, pois é o que acontecendo comigo ultimamente. Deus abençoe!

  12. Helio Pacheco disse:

    A mensagem é bem apropriada para nós nesses dias pastor Vinicios, pois o que se houve muitas das vezes são palavras de desencorajamento, e ate motivacional, porém a única fonte de vida é Deus, e em via de regras nao guardamos a Palavra dEle, que por intermédio da boca do salmista diz: “Senhor nunca me deixe esquecer de nenhum dos Seus benefícios para comigo”. Precisamos nos alimentar tanto emocionalmente como espiritualmente da Palavra de Deus, que é “boa, perfeita e agradável”, só ela pode fazer com que a nossa alma descanse e diga – “espere e confie em Deus, pois ainda nos alegramos e glorificaremos o nome do Senhor. Precisamos sempre pastor Vinicios receber esses ensinamentos e não nos conformarmos com as cousas desse mundo, ou desse século que motiva as pessoas a serem mais e mais dependentes de motivações puramente humana, o sucesso e a realização de uma pessoa pode não ser a da outra pessoa, e isso leva as pessoas a desanimarem. Só em Deus minha alma descansa e espera e continua a viver com alegria, esperança em suas Palavras. Um abraço fraternal em Cristo.

  13. Rubens Willer disse:

    Em todos os anos que recebo as devocionais nunca uma delas falou direto ao meu coração como essa! Que benção! Amém por tudo e glória a Deus por tudo!

  14. Saloméa Openkoski disse:

    Muito lindo este estudo ou melhor texto para ser lembrado no nosso dia a dia pois humanamente
    falando somos propensos a esquecer das promessas gloriosas de DEUS e nos lamuriar de qualquer
    situação menos favorável que possamos viver.

    Obrigado
    DEUS abençoẽ muito o seu ministério !

  15. Vicencia Santos disse:

    Bom dia, recebi essa mensagem a alguns dias mas só hj resolvi ler. Achei muito positiva, o fato de estar nominada faz muita diferença, dá uma sensação gostosa quando somos tratados pelo nome. É como se nos conhecêssemos pessoalmente. A mensagem é muito boa e nos trás novo ânimo diante de situações adversas. Importante saber como agir mesmo quando estamos passando por situações difíceis.

  16. Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira disse:

    Bom dia, Pastor Vinícios Torres, a meditação nesta manhã foi Deus me mandando um recado, levanta e creia que Eu sou Deus! Estou passando por um momento profissional e que já está afetando o lado familiar, muito difícil, sinto que o inimigo está usando uma funcionária muito próxima através do uso de palavras e exageros, situação que não concordo e aguardo em Deus, sei que Jesus Cristo é o meu Senhor e Salvador e Nele e por Ele já sou mais que vencedor! Sua mensagem me deu um puxão para o rumo e a luz do Espírito Santo, Deus continue abençoando e dirigindo o Irmão, tenha um ótimo dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *