Vinicios Torres

Gratidão Contínua

“Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões” (1 Tessalonicenses 5:17)

Aprendi muito cedo na vida cristã que um dos segredos do crescimento espiritual é a obediência a Deus, conforme seus mandamentos e preceitos expressos em Sua Palavra, a Bíblia. Certas coisas são fáceis de obedecer, particularmente aquelas que são alinhadas ao meu temperamento e ao meu caráter.

Mas existem algumas que, eu confesso, são mais difíceis. Por exemplo, sou um reclamão por natureza e isso sempre foi algo que tive de ficar atento para não extrapolar e acabar azedando relacionamentos ou estragando o ambiente de trabalho. Muito treinamento e exercícios de auto-controle para pensar antes de falar me ajudaram a diminuir os problemas.

Um dos exercícios mais difíceis para mim, mas por incrível que possa parecer, mais eficientes foi obedecer este mandamento de Paulo: Ser grato a Deus em todas as ocasiões, mesmo aquelas que não me parecem boas.

  • Recebi um elogio: obrigado Senhor!
  • Recebi uma crítica do chefe pelo mau desempenho: obrigado Senhor! (Não acredite que foi tão fácil assim)
  • Fui livrado de uma cilada em um mau negócio: obrigado Senhor!
  • Esperava que o negócio prosperasse mas uma mudança na lei quebrou a empresa: obrigado Senhor!

Muitas pessoas não compreendem que o verso que diz para agradecer a Deus em tudo vem logo após: “Alegrai-vos sempre. Orai sem cessar.” É difícil se alegrar e reclamar ao mesmo tempo, são atitudes contraditórias. Você se alegra em Deus, ora a Deus confiando no seu cuidado e agradece a Deus por tudo que recebe. Este pacote completo faz a coisa toda fazer sentido.

Você confia em Deus e crê que Ele está lhe conduzindo pelo melhor, ainda que aos seus olhos as coisas pareçam estranhamente fora de controle.

Você acha que Paulo e Silas (Atos 16:16-40), após libertarem uma jovem do poder demoníaco, imaginavam que por causa disso seriam presos e açoitados? Não é o resultado que se espera por fazer o bem. Mas, em vez de reclamar e perguntar a Deus porquê, a Bíblia diz que eles “oravam e louvavam a Deus” quando um terremoto aconteceu e os levou à próxima etapa da sua aventura.

Se você é filho de Deus e ora a Ele pedindo sua bênção e direção, por que reclama e murmura pela vida que tem? Experimente agradecer a Deus o que tem agora e onde está agora e mantenha a expectativa pelo que Ele fará em seguida.

“Senhor, ajuda-me a manter meus olhos em ti e te agradecer por tudo, mesmo que eu ache que não mereça ou não entenda o que estou passando hoje.“

3 thoughts on “Gratidão Contínua

  1. Eliene Souza Reis disse:

    “Senhor, ajuda-me a manter meus olhos em ti e te agradecer por tudo, mesmo que eu ache que não mereça ou não entenda o que estou passando hoje.“ Faço destas palavras minha oração também. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *