Vinicios Torres

Mudança de Lei

“Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.” (Hebreus 7:12)

Temos visto, cada vez mais frequentemente, uma onda de pessoas na igreja defenderem a ideia de que o cristão não deve mais obedecer os mandamentos da Bíblia. Eles alegam que estamos vivendo no “tempo da graça” e não mais no “tempo da lei”. A lei deveria ser obedecida antes de Cristo mas que ele teria abolido a lei.

No entanto, essa passagem de Hebreus (leia o contexto para ter uma compreensão melhor) afirma que o sacerdócio levítico não era mais necessário, pois Cristo se fez sumo-sacerdote e ofereceu o sacrifício perfeito, que foi ele mesmo se entregando na cruz.

Agora o sacerdócio levítico não era mais necessário pois todos os aspectos cerimoniais da lei que apontavam para Cristo foram cumpridos nEle. É a isso que Paulo se referia quando falou que “o fim da lei é Cristo” (Romanos 10:4).

No entanto, o autor de Hebreus diz que como houve uma mudança no tipo de sacerdócio (do levítico para o de Cristo) também houve mudança de lei.

Ou seja, não deixou de ter lei, ela só mudou. Se tem lei então há mandamentos para serem obedecidos.

Se você ler atentamente os evangelhos verá que Jesus falou várias vezes “ouvistes o que foi dito aos antigos”, ou seja, o que era dito na Lei de Moisés. E ele continuava “mas eu porém vos digo”. Em todos essas passagens Jesus transformou uma lei que apontava para aspectos externos ampliando seu alcance para dentro do indivíduo.

Ele aprofundou o alcance do mandamento até onde só seria possível a obediência através de uma transformação interior, ou seja, como Ele mesmo explicou para Nicodemos em João 3, através um novo nascimento.

A obediência à lei de Cristo só é possível para aqueles que renderam suas vidas à Ele para que Ele viva dentro deles e podem dizer como Paulo: “Já não sou eu quem vive mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20).

Somos salvos por Cristo, que se sacrificou por nós, pela graça mediante a fé.

Não obedecemos a lei de Cristo PARA sermos salvos. Obedecemos PORQUE FOMOS salvos por Ele graciosamente.

“Senhor, ajuda-me a compreender que mesmo no ‘tempo da graça’ devo obedecer tua lei e ter prazer nela.“

2 thoughts on “Mudança de Lei

  1. Eliene Souza Reis disse:

    “Não obedecemos a lei de Cristo PARA sermos salvos. Obedecemos PORQUE FOMOS salvos por Ele graciosamente.” Isso é a base da nossa alegria. Oh Glóriaaaaa!!!!

  2. Sonia disse:

    Bom dia Vinicius… perfeito sua colocação. Se não houver de dentro pra fora uma transformação não há sentido em obedecer… A obediência tem que ser por amor, e não apenas pra cumprir regras… E Deus que conhece nosso coração, sabe se o fazemos por amor…ou pra mostrar aos outros (apenas atos exteriores)… Muito obg por excelente publicação. Parabéns…Que Deus nos ajude a ama-LO muito…e que nos dê forças pra sermos fiéis ao Seu chamado e seguir-Lhe os passos e sermos obedientes… Amar este Deus é bom d+++++

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *