Vinicios Torres

Sobre Oração – Preciso de Uma Ajuda Sua

Olá, < !–data.assinante.firstName–>,

Algum tempo atrás fiz uma pesquisa no site com nossos assinantes e muitos participaram, você pode ter sido um deles.

Entre as muitas perguntas tinha uma sobre a prática da oração. Perguntava quanto tempo você gasta diariamente em oração.

Pois bem. As respostas sobre este assunto me levaram a colocá-lo como prioridade em nosso projeto e passei o ano pensando em como podemos ajudar os nossos assinantes a melhorar esse aspecto da vida cristã.

Antes de apresentá-lo, daqui a alguns dias, gostaria de uma informação sua.

Você pode descrever para mim como você aprendeu a orar?

Pode me dizer coisas como:

  • Quem lhe ensinou?
  • De que maneira?
  • Usou algum tipo de ferramenta de auxílio?
  • Apresentou-lhe algum método ou processo?
  • Como você melhorou ou evolui seu tempo de oração?

Pode responder mesmo que você considere que esta área não está bem em sua vida. Na verdade, é justamente por isso que estamos perguntando.

Sua participação é muito importante, pois nos ajudará a tornar o nosso serviço mais efetivo e útil para o Corpo de Cristo. Pode responder esse e-mail mesmo que estaremos monitorando as respostas.

Obrigado pela sua participação!

21 thoughts on “Sobre Oração – Preciso de Uma Ajuda Sua

  1. Almir Henrique Zagonel disse:

    Aprendi através de outras pessoas e com a leitura da Bíblia, a prática é que faz a diferença. Tanto faz se é parado, andando ou deitado, só a prática vai fazer a diferença.

  2. Villar disse:

    Boa noite Vinicios. Paz . Sobre Oração, sempre tive esse habito comigo, pois vim de uma família católica, minha mãe era católica praticante, meu pai não. Sempre que tinha necessidades orava muito e até promessas fazia (aos santos), mas depois de casado apos alguns anos trai minha esposa e, passamos por muitas tribulações, mas graças à minha esposa que batalhou por nosso casamento tive um encontro com o Senhor Jesus, e dai começou nossa caminhada com o Ele. E certa vez após nossa conversão se levantou muitas lutas contra nós, na oportunidade, procuramos vários líderes e pastores e não conseguimos contato com nenhum deles, (Graças à Deus), daí falei para minha esposa: Vamos orar e buscar à Deus. Abrimos a Palavra de Deus e o que lemos nos mostrou exatamente o que estávamos passando. Aí começou a nossa vida de oração. Passamos pelo Casados para Sempre, Veredas Antigas. Aprendemos a orar juntos, (utilizávamos muito a listinha de pedidos) o que edificou muito nossa vida conjugal. Mas hoje, temos uma vida de oração constante. Reconheço que devemos orar mais, ter mais tempo com o Pai. Oramos, ao levantar, na mesa, quando saímos de casa, à noite, e regularmente mantenho um tempo orando pela manhã, mas reconheço que é muito pouco. Ano passado orei 01 ano e um mes na madrugada, das 02 às 03, na igreja, todos os dias, semana sim outra não e agora eu e minha esposa vamos um dia por semana fora dos horários de culto a fim de orar. Mas como já mencionei precisamos orar mais. A princípio essa é nossa vida de oração e espero que esse breve relato seja útil para vocês. Um abração, que Deus continue os abençoando em nome de Jesus.

  3. Rubens Dias Fernandes disse:

    Boa noite
    Minha primeira experiência de oração, foi com meus pais, qdo eu já entendia alguma coisa, sempre ia junto de meus pais para os cultos de oração, ou mesmo em casa logo pela manhã, minha mãe colocava todos nós em volta de sua cama e dizia para cada um orar pela conversão de seus entes queridos, irmãos, tios, primos e etc…
    Assim tivemos nossa primeira aula prática de como fazer uma oração intersessória.

  4. Alex Freitas disse:

    Paz do Senhor

    Quem lhe ensinou?
    Meu pai, quando ainda eu era criança

    De que maneira?
    Observando, sempre antes de dormir, meus pais e irmãos orávamos juntos

    Usou algum tipo de ferramenta de auxílio?
    Bíblia

    Apresentou-lhe algum método ou processo?
    Aprendi a registrar meus pedidos de oração em um caderno, porque tem orações que não são respondidas na hora

    Como você melhorou ou evolui seu tempo de oração?
    Sendo membro da igreja, congregando, participando do corpo de Cristo, servindo como instrumento na obra de Cristo

  5. Alcindo Pimentel disse:

    Aprendi a orar sozinho, mas confesso que gasto pouco tempo em oração contínua. Talvez uns 10 minutos por cada momento que me disponho a orar.

  6. Eliene Souza Reis disse:

    – Quem lhe ensinou? – Meus pais
    – De que maneira? – orando com os filhos nos cultos domésticos (às vezes nos colocava para dirigir a oração) nos colocando para orar ao levantarmos, às 18 horas e ao deitarmos, além da oração antes das refeições.
    – Usou algum tipo de ferramenta de auxílio? A Bíblia sempre foi a ferramenta essencial e constante.
    – Apresentou-lhe algum método ou processo? – Não. Foi inculcado em nossa cabeça que orar é tão necessário quanto comer, beber e respirar e com o passar dos anos fomos aprendendo que a oração é a chave que move o coração de Deus.
    – Como você melhorou ou evolui seu tempo de oração? – Orando, participando dos cultos, vigílias e Estudos sobre oração, leitura bíblica e de livros sobre oração.
    Mas nunca foi fácil. O inimigo coloca barreiras terríveis para nos impedir de orar. Às vezes, o desânimo toma conta da gente, a fé enfraquece, o cansaço bate e é preciso muita intercessão do Santo Espírito para nos fazer voltar e conversar de novo com o Senhor.

  7. Joice Karla disse:

    Bem eu sou Cristão já alguns anos e antes de me converter era católica e tudo que eu sabia sobre rezar e pedir era ensaiado é direcionado nas missas. Então ao me converter descobrir que Deus não é um robô Ele tem sentimentos quando eu falo Ele escuta e quando Ele fala posso sentir. Fica triste com nossas atitudes de transgressões. Eu fui ensinada que a oração é um diálogo aonde falar com Deus se torna hábito para uma intimidade maior , exemplo: ao conversar muito com uma pessoa criamos uma relação positiva ou negativa, mas conhecemos a pessoa que convivemos diariamente, Então, oração não há segredo nem receita e sim abrir o coração pra pessoa certa Jesus o Senhor dos senhores.

  8. Edilson de Andrade disse:

    olá tudo bem?
    A oração começou a fazer parte minha vida logo após a minha conversão. Eu aprendi vendo e ouvindo os irmãos orando. Inicialmente eu fiquei um pouco cético quanto a resposta de Deus a tantos pedidos, mas depois eu fui aprendendo que devia levar ao Senhor todos os motivos de oração até aqueles que eu considerava irrelevantes, como pedir proteção na ida para casa ou para o trabalho etc. Tive momentos intensos de oração e também tempos de negligência. Hoje eu estou em luta para orar todos os dias, tento manter um tempo específico para orar e orar eventualmente durante o dia/noite, fora as orações nos cultos, eu sei da importância da oração para nós cristãos, além de que somos exortados a levar uma vida diária de oração. Espero ter contribuído de alguma forma no vosso empreendimento. Fique na paz!

  9. THIAGO BARBOSA COSTA disse:

    1. Meus pais
    2. Através de histórias da Bíblia
    3. Terço (era católico)
    4. Nenhum
    5. Através de experiências particulares

  10. Jenilda disse:

    Graça e paz do Senhor jesus

    Aprendi a orar em um momento de muita dor,no inicio era apena uma oração rápida,depois meditando
    na palavra e ouvindo a ministração da palavra,comecei a orar nas madrugadas,durante o dia mesmo quando estou no ônibus vou falando com Deus.Hoje isso é um hábito tão normal ,que,quando estou em casa e nas madrugadas oro uma hora e meia três horas.

  11. Adriano Benedito Martins disse:

    Você pode descrever para mim como você aprendeu a orar?
    Aprendi a orar na época com meu discipulador incluindo Relógio de Oração.
    Pode me dizer coisas como:
    Quem lhe ensinou?
    Meu Discipulador na epoca
    De que maneira?
    Reuniões semanais de oração.
    Usou algum tipo de ferramenta de auxílio?
    Relógio de oração
    Apresentou-lhe algum método ou processo?
    Não
    Como você melhorou ou evolui seu tempo de oração?
    Através de treina,mento Treinamento para intercessor Escola de Ministerio, Ministro de Cura libertação e Pastor
    Espero ter atendido
    Adriano

  12. Lucinda Maria Freire Magalhães disse:

    Aprendi a orar muito criança. Minha mãe católica. Estudei no Colégio São José em Goiás e aos 7 anos ajoelhada tive minha primeira experiência com Deus.Somos da Igreja Metodista. A oração sempre foi minha neta de vida.Fiz Teologia, extensão em Aconselhamento e não entendo um cristianismo sem orações. Jesus orou.

  13. RicardoWagner disse:

    1°, Aprendi em um livro chamado; “Nem uma hora” Larry Lea.
    2°, Não me ater em só orar de joelhos, mas, de pé, andando, sentado e deitado.
    3° e 4°, Uma cobrança incessante: Preciso orar, preciso orar…
    5°, Depois não precisei mais me cobrar, porque, ficou automatico. Tudo que eu via ou ouvia servia para iniciar uma oração.
    Eu respondi a ultima pesquisa. Desculpe-me, mas, uso sempre! “Tempo investido, e não gasto em oração.

    Confesso que: Hoje, sou resquicios de vagas lembranças em vista de como já fui em oração!

  14. Benedito Leite da Costa disse:

    Pastor Vinicios Torres a Paz!

    Venho de uma tradicional Família mineira, e meu pai terreno era católico; ao ter o dom divino de descobrir na palavra de DEUS a sua verdadeira vocação *cristã*, passou na Assembleia de Deus, parte
    de sua vida como Diácono( e secretário da igreja). Eu, Benedito, me converti ao evangelho no ano de 2016; meu filho Rodolfo Costa,(oito anos, já…) presbítero da Bola de Neve/Guaianazes, foi quem me levou às águas; hoje (Rodolfo e sua família esposa Jaque e filhinha Anna) está em Guarulhos, num novo ciclo e tempo, também na BDN/Guarulhos com o Pr. Marcinho. E a oração parte importante das escrituras, nós família, oramos todos os momentos, até na rua; mas a intimidade com o SENHOR é que nos eleva!!! JESUS nos faz: RESPOSTAS: 1o: a Família que Crê;
    2o: – Vivendo o evangelho e situações desse mundo; 3o: – Sempre pautando nas escrituras; AMOR de verdade (Ágape…); 4o: – o Processo é o da Libertação do pecado e a metodologia é a procura constante em CRISTO!; 5o: – a Cada dia encontramos no Amor de CRISTO por Nós e pelo Outro e na Oração, um Porto Seguro ‘JESUS’!!!…muita Fé naquilo que não vemos e cremos! e mais: conhecendo e entendendo as escrituras sagradas, e praticando obras…

    Muita Paz! agradecido e honrado…

  15. Airton disse:

    Vinicius:

    Muito legal sua iniciativa. Primeiro: porque me leva à reflexão, a um olhar para dentro de mim mesmo. Segundo: porque o objetivo é nobre, pois contribuir para o crescimento do imaterial em direção a Deus é prática mais do que louvável.
    Aprendi a orar com minha mãe e com a igreja de que participei na infância. Observei como as pessoas oravam. Via a sequência da oração, as palavras pronunciadas , sem auxílio de instrumento, sem ferramenta alguma. Se pessoas são ferramentas, então elas exerceram esse papel.
    Não lembro de método especificamente. Recordo de um senhor que certa ocasião disse: convém iniciar a oração partindo de temas acerca de si mesmo, depois amplia-se para aqueles próximos e finalmente, para os assuntos mais distantes. Depois de adulto, vi outra sequência que envolvia culto, louvor adoração a Deus, reconhecimento ao Pai pelas bênçãos concedidas. Depois comunica-se a confissão; perdão pelos deslizes.
    Em que pese o conhecimento sobre a oração e o lugar que ela ocupou na vida do Mestre, ainda estou muito aquém do tempo investido na oração. Dedico pouco a ela. Parece até que estou no automático o tempo todo. E por tal razão sou incapaz de parar por dentro e por fora para me sintonizar com o Pai. Trocar umas idéias com Ele, compartilhar meus projetos, conquistas, quedas. Na prática, ajo como se a oração fosse perda de tempo, algo irrelevante na vida cristã. Embora na mente o conceito seja totalmente o oposto. É uma incoerência que preciso superar.

  16. Maria vieira da silva disse:

    Na verdade estou tão perdida que só sei faze a oração do pai nosso sou evangélica a mais de 30 anos já tive algumas esperiensia com Deus principalmente com o novo nascimento não soube medir minhas palavras é um dia muito orada com uma citação disse à Deus que preferia morre de que viver aquela citação nunca imaginei que seria a vida espiritual que Deus tinha me concedido a minha queda deve ter sido maior que a de Adão a única oração que tenho feito e pedindo a misericórdia de Deus nem mesmo antes de me entregar para Jesus me senti tão perdida nessa vida

  17. Joao Romao Querido disse:

    Bom dia Paz do Senhor Jesus , eu adoro ler os estudos enviados por voces semanalmente, aprendo e cresço com os mesmos, eu considero a oraçao a base da vida do cristao, tenho orado muito pouco preciso melhorar nesta area

  18. Jurandir Coelho disse:

    Bom dia
    Sei que já disse isto antes, mas coisas boas devem sempre ser lembradas. Agradeço muito a Deus pela vida de vocês e por esse lindo e maravilhoso projeto. é uma verdadeira benção, chegar os email e ver que tem alguma mensagem de vocês. Que Deus continue abençoando suas vidas.
    Quanto a orar, graças ao bom Deus, estou no meu melhor momento de entendimento sobre orar, e aprendi tarde, apesar de ser cristão desde criança. Posso confirmar que agora aos 50 anos de idade, entendi a total plenitude da oração. Como sempre falo aos meus irmão. Sabia que tinha que orar, chegava a marcar no relógio, pois fui ensinado que no mínimo 1 hora por dia. Mas era uma oração incorreta, preocupado com o tempo e quantidade e não qualidade. Hoje aprendi com ajuda do Espirito Santo que orar é um dos momentos mais sublime do cristão, quando você tem o prazer e o privilegio de falar com Deus. Aprendi mais ainda, é na oração que construo uma relação de intimidade com o Senhor. Pois é com as pessoas mais intimas em nossa vida que desfruto os melhores tempos de nossa Vida e com Deus não é diferente. Hoje, tenho colocado como meta na minha Vida de não sair de casa sem antes ter um momento especial com Deus e da mesma forma, não vou deitar antes de terminar o dia na presença do Senhor. Talvez as pessoas podem pensar que todo Cristão faz isso, mas a diferença hoje é que não faço mais uma oração formal, obrigatória, repetida, não, hoje minha oração é uma verdadeira conversa com o Senhor meu Deus. É maravilhoso. Deus os abençoe, espero que minha experiência possa ajudar.
    Fiquem na ´Paz.
    Jurandir Coelho
    Itajaí-SC

  19. Bom dia Pastor Vinicius Torres, tudo bem?

    Em primeiro lugar quero dizer que aprecio muito os seus textos e glorifico a Deus por isso. O senhor é instrumento do Senhor.
    Sobre sua pesquisa, respondo.

    Quem lhe ensinou? Eu aprendi com minha discipuladora Pra. Mirian Santos.
    De que maneira? Ela começou fazendo devocionais com todas as discipulas. E me emprestou um dvd do Pastor Coty chamado “Oração inteligente”. Então comecei a entender como orar A Palavra.
    Usou algum tipo de ferramenta de auxílio? Somente a Bíblia e o Espírito Santo como mentor.
    Apresentou-lhe algum método ou processo? Eu costumo a seguir o método do devocional onde temos alguns passos e oração intercessória quando tenho discernimento da necessidade específica na vida de alguém.
    Como você melhorou ou evolui seu tempo de oração? Primeiro entendi que ser Cristão é ter uma vida de renúncia. Aprendi a orar orando, sem medo de estar certo ou errado. Aprendi a depender do ES. Mesmo quando muitas vezes me disseram que não era aquilo. Eu confiava Naquele que me comissionou.

    Espero ter contribuído para sua pesquisa.

  20. Júlia Miranda disse:

    Bom dia! No início a minha discipuladora orava comigo em particular. Depois comecei a frequentar reuniões semanais de oração…… também li alguns livros sobre oração. O melhor método: como uma criança no colo do pai. Aprendi a ter intimidade. Falo com Deus de tudo o que sinto, com sinceridade de coração! Jesus é o meu maior amigo…Hoje não tenho propriamente um tempo certo. Estou o dia todo ligada com o Espírito Santo e vou falando com Ele e Ele comigo! Claro que para mim é importante o ler a Palavra. Oração e Bíblia tem que andar juntos…. Espero ter respondido ao que pretendia meu irmão! Deus abençoe e continue a enviar as suas reflexões que tem sido uma bênção na minha vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *