Vinicios Torres

A Transformação Deve Ser Interna

“Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,” (Efésios 3:16)

Nesses anos de vida cristã vi diversas “ondas” e “ênfases”. Em se tratando de libertar as pessoas de seus entraves e liberá-las para viver todo potencial que Deus deu a elas contamos: Aconselhamento, Cura Interior, Encontros de Casais, Discipulado, Quebra de Maldições, Libertação, Veredas Antigas, e a onda mais recente, vinda das áreas esportivas e empresariais, que tem se espalhado pela igreja: o coaching.

Entenda, nenhuma delas é ruim. Cada uma delas tem o seu valor e, cuidadosamente usada, pode fazer diferença substancial na vida de alguém.

Mas devemos entender algumas coisas para não nos decepcionarmos com o uso de alguma dessas técnicas e daí sair falando que elas não são úteis.

Devemos entender que nenhuma delas resolve todos os problemas e dificuldades. Nenhuma delas é a solução definitiva e completa. Nenhuma delas deveria ser aquela que usamos para todo e qualquer problema. Devemos ser sábios em identificar a necessidade real da pessoa e propor o uso da técnica adequada para aquela pessoa e para aquele problema, naquele tempo. O que pode ser útil hoje para uma coisa, pode não ser útil amanhã para o mesmo problema, ainda que para a mesma pessoa.

Mas, o mais importante que penso que devemos entender sempre: a motivação para mudança tem que ser interna.

Já vi igrejas implantarem um “ministério de resolver isso ou aquilo” e constrangerem todos os seus membros a participar. Invariavelmente, ouvi as pessoas reclamarem que gastaram tempo e recursos com atividades que não resultaram em nada para elas. Obviamente, elas participaram sem a motivação apropriada ou para resolver algo que o método não se propõe ou não é adequado.

A decisão da mudança deve estar estabelecida no coração, então a ajuda poderá ser efetiva. Enquanto não houver a consciência da necessidade da mudança, o esforço externo será infrutífero.

Aquele cuja decisão interna acontecer, tem a sua disposição o poder de Deus, por meio do Seu Espírito Santo, fortalecendo-o para batalhar pela transformação.

Que Deus te fortaleça no íntimo do seu ser com o poder do Espírito Santo para efetuar todas as mudanças necessárias para experimentar a plenitude da vida que Ele tem para você.

9 thoughts on “A Transformação Deve Ser Interna

  1. Vilma Ribeiro de Souza Varga disse:

    Palavra abençoadora! Não existem técnicas humanas infalíveis e universais. Concordo que alguns métodos de trabalho são inclusive constrangedores. Somos indivíduos que vivem situações individuais. Sou grata a Deus por me abençoar com seus textos. Peço a Ele que o fortaleça e dirija.

  2. Ricardo Wagner disse:

    Caro irmão Vinicius, graça e paz. Uma grande verdade você falou. Muitos ,mas, muitos mesmo, quase todos usam a mesmo remedio para diferentes problemas, agora, o que estamos vendo é um mandamentos sendo esquecido: O mandamento de fazer dicipulos, Mt 28:19 quando se conhece ao SENHOR JESUS, se cumpre o que Paulo disse:Tudo posso naqueçle que me fortalece! Não temos feito discipuos, temos feito pessoas fiéis a igreja não amigos de JESUS. João 15:15-16.

  3. Geraldo Antônio Mielki disse:

    Bom dia, querido irmão. Recebi sua palavra como vinda da parte de Deus para minha vida e ministério. Um grande abraço. Pr. Geraldo.

  4. Hull La Fuente disse:

    Obrigada caro pastor Vinicios Torres,

    Entreguei, como sempre faço, tudo nas mãos do Senhor, nosso Deus.
    Gosto do que faço, interceder. É claro que não me julgo capaz, andei ouvindo alguns áudios de pessoas
    especialistas no assunto, e confesso, fiquei até intimidada.
    enquanto o Senhor permitir estarei com o grupo, não vou deixá-las, mas continuo pensando, como assinalou o senhor, que elas estão querendo abraçar muita coisa ao mesmo tempo, a intercessão mesmo que é a proposta, vai ficando praticada uma vez por dia, eu acho que fiquei impressionada com a fidelidade de Daniel, que orava três vezes ao dia, aí eu me dou conta que orar é diferente de interceder. Vou continuar como “intercessora”, o Espirito Santo me capacitará, eu creio. Não vou mais olhar para o cisco no olho do outro. Obrigada, meu pastor. Deus o abençoe e ao seu ministério.
    cordialmente,

  5. Antônio Fernando Duarte Mululo disse:

    Infelizmente,muitos líderes tem pecado na melhor das intenções aplicando métodos com intuito de resolver problemas gerais sem querer avaliar individualmente cada um…que o Senhor nos ajude…

  6. Vicente de Paulo disse:

    Que Deus te fortaleça, Paulo, no íntimo do seu ser com o poder do Espírito Santo para efetuar todas as mudanças necessárias para experimentar a plenitude da vida que Ele tem para você. ==> Essa parte do texto, de alguma forma, foi “no ponto certo”, quero mudar; é muito difícil e só o Espirito Santo pode operar. Agradeço a Ele poder receber essas mensagens

  7. Denise Dal Pino disse:

    Agradeço muito essa mensagem porque veio responder meus questionamentos neste momento sobre como identificar o que esta faltando e o que esta sendo exagero na nossa vida, para um perfeito relacionamento com Deus. Muita comercialização da palavra, atualmente. O que se precisa é um olhar interno, só um entendimento do Espirito Santo para termos essa MOTIVAÇÃO. OBRIGADA!

  8. GERALDO RIBEIRO disse:

    Graça e paz
    Olha, esta mensagem veio confirmar em meu coração o que precisava. Glorifico ao Senhor por sua vida e seu ministério!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *