Vinicios Torres

Luta Contra o Pecado

“Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue.” (Hebreus 12:4)

Todos nós, em algum momento da vida, enfrentamos a situação de lutar contra pecados que muitos convencionaram chamar de “pecados de estimação”. Aqueles que, por hábito, temperamento ou fraqueza de caráter, parecem ter vida própria e nos assaltam quando menos esperamos e nos fazem cair.

Se por um lado, encontramos consolo de que Cristo é o nosso advogado e podemos receber o perdão e a purificação ao confessar os nossos pecados (1 João 1:9); por outro, questiono-me se estamos fadados a ser continuamente derrotados por esses pecados. Se assim for, penso que esse seria o estado de continuar escravo do pecado, o que não é consistente com a promessa de Cristo de que aquele “que o Filho libertar será verdadeiramente livre” (João 8:36).

O que me chamou a atenção nessa passagem foi a expressão “vocês ainda não resistiram”. O perdão dos pecados foi garantido por Cristo ao derramar o Seu sangue na cruz. Mas, resistir ao domínio do pecado sobre os nossos corpos e mentes é nossa responsabilidade. Foi isso que Deus disse a Caim: “O pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gênesis 4:7).

Essa reflexão me fez lembrar o testemunho de um homem que se converteu de uma vida de drogas, homossexualismo e protituição. Na época de sua conversão ele tinha um “amante”, um homem que frequentemente usava os seus “serviços”. Algumas semanas após a sua conversão, depois de ter parado com as atividades, ele foi procurado por esse homem que insistiu que queria continuar o relacionamento. Com a sua recusa, aquele homem tentou forçá-lo e ele resistiu dizendo que havia se convertido e que não mais faria aquilo. Os dois travaram uma luta corporal tão intensa que quando ele conseguiu se livrar e o homem desistindo, foi embora, ele estava muito ferido e com toda a roupa rasgada. Ele testemunhou que depois daquilo nunca teve que lutar com pensamentos de voltar àquelas práticas.

E você, já se dispôs a lutar contra o domínio de um pecado a ponto de poder dizer que derramou sangue para se ver livre dele? Ou quando esse lhe bateu a porta, não ofereceu resistência e deixou-o entrar e estragar seu relacionamento com Deus?

Não estamos sozinhos nessa luta, nem condenados a lutar só com nossas forças. Na ocasião em que Jesus subiu aos céus, ele prometeu aos discípulos que eles seriam revestidos de PODER. O Espírito Santo habita em você, portanto, o poder para resistir está dentro de você. Cumpre a ti, usar esse poder do Espírito Santo para lutar contra o domínio do pecado.

“Senhor, perdoe-me porque tantas vezes me deixei vencer por esses pecados recorrentes. Ajuda-me a confiar em ti e usar o teu poder para resistir, se necessário fisicamente, até conseguir a vitória.“

8 thoughts on “Luta Contra o Pecado

  1. Avatar Airton disse:

    Vinicius:
    De fato, a luta contra o pecado requer muito da pessoa, pois é uma luta travada dentro dela mesma. É a pessoa contra si mesma, contra o velho homem, contra a carne. Se não enfrentar a si mesma é certo que a pessoa permanecerá imatura, jamais alcança a estatura de adulto na vida espiritual.

  2. Avatar Carol Ornellas disse:

    Pecado de estimação… Ainda tenho. Em alguns momentos ele quase morre de fome, mas em outras está forte e sadio. Concluo que o enfraquecimento dele não é o suficiente, pois ainda ocasiona ruído no relacionamento com Deus.
    “Vocês ainda não resistiram”.

  3. Avatar Arlei Oliveira do Nascimento disse:

    Palavras maravilhosas! Que nós estejamos dispostos a usar essa força que o Espírito Santo de Deus produz e dispõe a todos os que querem travar a batalha contra o pecado, a fim de viver a vida de santidade que Deus espera de nós. Grande abraço Vinicios!

  4. Avatar GERALDO RIBEIRO disse:

    Graça e paz
    Perfeita ministração, falou grandemente ao meu coração. Deus continue te abençoando poderosamente o irmão.

  5. Avatar Ananias Semedo disse:

    Agradeço a vossa preocupação e o desempenho bem como o vosso ministério multifacetado; Deus tem sido o meu refugio e fortaleza, socorro bem presente na angústia!
    Posso dizer que já estou livre do pecado porque Deus já me santificou e me purificou com o seu sangue por isso hoje estou livre.
    Só o sangue de Cristo pode nos garantir a vitória! Aleluia. Contem sempre com as nossas orações.

  6. Avatar Maria vieira da silva disse:

    Obrigado pastor Vinicio eu nunca vou desistir mesmo passando pelo que estou passando Jesus filho do Deus vivo tem misericórdia de mim pois sou pecadora perdões pélas vezes que te entristeci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *