Vinicios Torres

Adversidades

“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo” (João 16:33)

“Creio que aquilo que diferencia times ou indivíduos bons de times ou indivíduos excelentes é a maneira de lidar com a adversidade. Você se deixa abalar por ela ou a usa para se fortalecer?

A adversidade pode nos ensinar mais sobre nós mesmos do que qualquer sucesso, e às vezes superar um obstáculo é mais gratificante do que alcançar uma vitória fácil. Além disso, podemos descobrir até onde vão nossa resistência, nossa força de vontade e nossa capacidade de transformar algo negativo em positivo”.

  • Mike Krzyzewski (Liderar com o Coração, p.22, Ed. Sextante)

Dificuldades e problemas todos nós enfrentaremos na vida. Eles são inerentes ao processo de viver. Eles começaram lá no Gênesis quando Deus disse a Adão que a Terra lhe resistiria e ele teria que conseguir o que precisava com o suor do seu trabalho. Qualquer coisa que você deseje, planeje e aja para realizar enfrentará essas resistências.

As adversidades são aqueles eventos extras que acontecem na nossa vida que parecem determinados a nos tirar da rota e nos fazer ser e fazer qualquer coisa menos aquilo que planejamos ou sonhamos.

Os efeitos de uma adversidade podem ser curtos e em poucos dias ou semanas você pode estar de volta à rota. Ou podem ser tão profundos e duradouros que literalmente mudam a sua vida.

Fico imaginando o que passava pela cabeça de José, o filho de Jacó. Vendido pelos irmãos como escravo logo depois de receber sonhos de Deus de um belo futuro de domínio e autoridade. Uma adversidade e tanto! Ele pode ter imaginado muitas maneiras pela qual Deus o levaria a cumprir os sonhos que recebera.

Mas a adversidade que enfrentou não tirou dele a visão. Se ele teve o sonho de que seria autoridade, para isso se prepararia: tornou-se o melhor e mais próspero servo e conquistou a posição de autoridade ali mesmo onde estava.

Quando achou que tudo estava indo bem, nova adversidade! Mas a prisão, limitante fisicamente, não limitava sua convicção de que havia sido destinado a governar. Ganha a confiança do carcereiro e torna-se o cuidador de seu próprio cárcere.

Ele estava preso por fora, mas era livre por dentro! As adversidades não tiraram as convicções que Deus havia colocado dentro dele. Em vez disso, fazia o que podia para tornar a visão uma realidade onde ele estava.

Quais são as convições que Deus colocou dentro de você que parecem que foram roubadas pelas adversidades? O que você acha que perdeu porque elas alteraram os caminhos da vida que você achava que devia seguir?

Assim como José, você pode, no final, experimentar plenamente o cumprimento da promessa de Deus. Mesmo que as adversidades pareçam virar a sua vida de cabeça pra baixo.

“Senhor, me ajuda a permanecer firme trazendo à realidade os teus sonhos para mim, mesmo dentro da adversidade.“

2 thoughts on “Adversidades

  1. Avatar Airton disse:

    Vinicius:

    Se as dificuldades forem encaradas biblicamente, haverá gratidão a Deus pelo bem que elas fazem à saúde do espírito.

  2. Avatar Eduardo Rosina disse:

    Excelente mensagem! Muito obrigado, precisava ler isso. Deus te abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *