Mário Fernandez

Corpo – A Noiva de Cristo

“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado” (Efésios 4:11-12)

“Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou.” (Apocalipse 19:7)

Quero aqui agradecer a um irmão em Cristo, leitor destas devocionais, pela inspiração para escrever esta meditação em particular. Não vou citar o seu nome pois não obtive permissão.

Afinal, nós igreja somos ‘CORPO DE CRISTO’ ou somos ‘NOIVA DE CRISTO’? Somos os dois, num certo sentido. Não ao mesmo tempo, mas somos. Me permita explanar.

Do ponto de vista de igreja local e de ministérios, somos sem dúvida o Corpo de Cristo na Terra. Somos a extensão visível e materializada do que Jesus de Nazaré iniciou enquanto encarnado em forma humana. Somos essencialmente aquilo que Ele era durante o tempo que aqui esteve, por trinta e poucos anos. Neste sentido não há dúvidas, mesmo porque desconheço qualquer literatura ou teólogo minimamente sério que discorde. Há outras referências, claro, mas o texto de Efésios 4 já é suficientemente claro.

Mas não podemos negar que a narrativa de Apocalipse 19 se refere aos salvos, portanto a noiva mencionada ali é a igreja. E agora? Simples. No cenário futuro, no porvir, dado que seremos glorificados e portanto transformados em semelhança de Cristo como Ele hoje É, somos sua noiva. Somos o complemento de uma junção espiritual representada pelo casamento, uma união que torna homem e mulher uma só carne e isso representa nitidamente que seremos um com o Senhor. É um mistério? É complicado? Falta entender muitos detalhes? Obviamente que sim, mas por fé cremos que toda Escritura é divinamente inspirada e útil para ensino – portanto por fé cremos que, embora não entendendo completamente, está acertado.

Então, para simplificar, podemos tomar por base que, enquanto neste mundo somos Corpo de Cristo, no porvir seremos a noiva. Mesmo porque, lembremos, na eternidade Cristo não precisa de corpo para se manifestar pois Ele já está lá glorificado. E aqui na Terra Ele não precisa de noiva nenhuma, pois Ele não se manifesta mais aqui e sim na Eternidade. Se ficar mais fáci para entender, pense que somos o Corpo que vai ser a Noiva.

Posso abrir meu coração? Nada disso me preocupa, meu foco não é este. Jesus é o Alpha e o Ômega, Ele é tudo, como diz a moçada “Ele é O CARA”. Se Ele me quer útil para Ele, útil eu serei até o limite de minhas forças. Se Ele prefere me usar em silêncio, me calarei. Se Ele prefere me usar de uma ou de outra forma que seja, isso aqui é tudo passageiro mesmo. Eu vou passar a eternidade com Ele, vou viver com Ele, sou salvo e faço parte de um plano Eterno muito muito maior do que eu e mal posso compreender. Deus nunca prometeu que eu entenderia tudo, mas prometeu que se eu for fiel até a morte receberei a coroa da vida. A mim basta e deveria bastar a qualquer um.

Busque a Deus e cumpra o seu papel, segundo o chamado Dele para sua vida. Seja o que Ele deseja que você seja. Faça o que Ele quer que seja feito e fuja do que Ele não se agrada. A promessa está nisso, o resto é periférico. As bodas do Cordeiro se aproximam e com total certeza tudo que conhecemos passará.

“Senhor, me ajuda a obedecer mais do que a entender Tua Vontade. Como expressão do Corpo de Cristo na Terra tenho missão a cumprir, mas sem Tua Presença não posso, não consigo e nem quero tentar. Me fortalece para Tua Glória.“

One thought on “Corpo – A Noiva de Cristo

  1. Avatar Airton Mario da Silva disse:

    Pastor Mário:

    Uma coisa é certa: cada um de nós é membro do corpo. Assim, convém que cada qual exerça o papel para o qual foi designado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *