Vinicios Torres

Como Você se Sente Quando Vê o Mal?

“De mim se apoderou a indignação, por causa dos pecadores que abandonaram a tua lei.” (Salmo 119:53)

“Torrentes de águas nascem dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei.” (Salmo 119:134)

“O meu zelo me consome, porque os meus adversários se esquecem da tua palavra.” (Salmo 119:139)

“Vi os infiéis e senti desgosto, porque não guardam a tua palavra.” (Salmo 119:158)

O Salmo 119 é um maravilhoso poema de um salmista que expressa um amor ardente e apaixonado pela Palavra de Deus. Não tem como não ler esse salmo com o coração aberto e não sentir a pulsação do coração do salmista quando declara seu amor à palavra e à lei de Deus. Esse amor pela Palavra o leva a uma comunhão íntima com Deus.

Recentemente, meditando neste Salmo saltou-me aos olhos o sentimento que o salmista expressa em relação àqueles que se recusam a guardar a Palavra de Deus e a viver conforme as suas leis.

Indignação, tristeza, desgosto e raiva. Sentimentos que sempre somos orientados a não ter e não guardar dentro de nós.

Mas sentimentos são reações emocionais. Eles acontecem como reação a algo que somos expostos ou que nos acontecem. Os sentimentos brotam a partir do que temos no interior, que afetado pelo que experimentamos forma e manifesta os sentimentos como resposta.

Causou-me tristeza quando percebi que ouço notícias e mais notícias de crimes, maldades, corrupção, manipulação e o máximo que faço é dizer: a humanidade é assim mesmo…

Vejo na reação do salmista uma motivação completamente diferente. Ele se entristece e sofre porque as pessoas rejeitam e abandonam Deus e a sua palavra. É como se ele expressasse o sentimento do próprio Deus: a tristeza de ver seus filhos longe.

O que você sente ao ver as pessoas longe de Deus? Que sentimentos brotam de você ao saber das ações daqueles que resistem a Deus e rejeitam as suas leis?

Quando nossos corações começarem a sentir a dor do salmista, então estaremos prontos a agir para fazer que o Evangelho chegue àqueles que precisam e para ensinar-lhes a guardar e obedecer à Palavra de Deus.

“Senhor, faça me apaixonar por Ti e pela tua Palavra a ponto de desejar que todos te conheçam e te obedeçam.“

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *