Vinicios Torres

Tempo de Morrer

“Tudo tem o seu tempo determinado, há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer;” (Eclesiastes 3:1,2)

Quando se lê essa passagem imediatamente vem a mente o tempo da nossa vida e, provavelmente, é isso mesmo que o autor quisesse se referir: a duração da nossa existência. Mas, o restante do arrazoado do texto nos permite interpretar de uma maneira um pouco mais livre.

Podemos entender que para todo o propósito que se estabeleça durante a nossa vida, há tempo para eles nascerem, ou seja, quando começamos a perseguir e realizar o propósito estabelecido, seja um projeto, uma etapa na vida escolar, uma carreira profissional. Tudo isso tem um tempo de começar, ou de nascer.

O propósito, uma vez atingido, realizado ou conquistado, chega a seu fim. É hora de ele morrer. Chegou o fim de seu tempo. É o momento de resignificar, redirecionar ou procurar outro propósito.

No decorrer da minha vida vi diversos ministérios e projetos que agonizaram por não compreender essa dinâmica. Não compreenderam que era hora de morrer. Era o momento de entender que ou o propósito já não existia mais ou o ministério/projeto se mostrava inadequado para seguir adiante. Neste momento final deve-se tomar a decisão do que fazer: extingue-se o projeto simplesmente, ou conjuga os recursos e esforços a outro projeto que seja mais relevante.

Há 19 anos iniciamos o envio das mensagens devocionais por esta canal, porque entendia a importância do cristão estar se expondo à Palavra de Deus periodicamente, de maneira sistemática e disciplinada. A ideia inicial era enviar um e-mail diário, mas a prática demonstrou que não seria efetivo. Decidimos então enviar 3 vezes durante a semana. Entendemos que esse propósito era relevante pois naquela época a internet ainda tinha poucos recursos de boa qualidade e o acesso das pessoas a eles era mais difícil.

O tempo passou e hoje o que não falta é disponibilidade de materiais, de mensagens, cursos, vídeos, etc. Antigamente, um cristão ouvia uma pregação duas vezes por semana na igreja; hoje, ele ouve duas em cada período do dia pela internet.

Entendi, então, que o propósito para o nosso serviço de devocionais já não existe mais.

Assim como nosso projeto foi iniciado é importante que ele seja corretamente encerrado. Creio que durante o tempo que estivemos ativos muitas pessoas foram tocadas, orientadas, estimuladas em sua fé e compromisso com Deus e Sua Palavra. Considero, por isso, que o propósito foi atingido.

“ICHTUS Devocional – Uma Parceria Diária com Deus” termina.

O site permanece e a nossa lista continua ativa. Usaremos ela para comunicar os novos propósitos que Deus nos colocar no coração.

Vinicios Torres

Pr. Mário Fernandez

23 thoughts on “Tempo de Morrer

  1. Avatar Sílvia disse:

    estou com vcs a muitos anos…não entendi o motivo do encerramento, mas sei que o fazem com muita responsabilidade….agradeço por todas as msgs enviadas, pelo zelo com o conteúdo e dedicação no envio…que Deus o abençoe sempre….obrigada por tudo

  2. Avatar Airton Mario da Silva disse:

    Gente:

    É uma pena que o envio de mensagens chegue ao fim. Sei que um dia a prática chegaria ao fim. Mas não esperava que fosse agora. Que Deus ajude a vocês no projeto que, certamente, Ele já está gestando em vocês.

  3. Avatar Charlie Lindeberg Pereira disse:

    Ao longo desses anos fui agraciado pelos devocionários, é uma pena não tê-los mais. Mas obrigado por tudo em nome de Jesus.

  4. Avatar João Mendes disse:

    Mais uma vez estou expressando o quanto aprecio a leitura de qualquer um dos artigos publicados em ICHTUS…

  5. Avatar Viviane Tavares disse:

    Quero registrar aqui minha gratidão a Deus por cada devocional recebida durante todos esses anos. Confesso que meu coração doeu ao ler as palavras escritas nessa devocional, mas quem sou eu para ir contra ao que Deus colocou no coração de vocês. Louvo a Deus por vocês e seus ministérios. Fui e sou grandemente abençoada pelas palavras que compartilharam conosco durante todo esse tempo.

  6. Avatar Miriam Albuquerque disse:

    Obrigada por tantos anos de dedicação a este chamado. Obrigada também por neste momento nos ensinar a não insistir com projetos que já tiveram o seu proposito alcançado. Rumo a novos projetos, sem medo dos “futuros melhores projetos da nossa vida”. Deus abençoe a toda equipe.

  7. Avatar Edmar Vilela da Silva disse:

    Sentirei falta da comunhão da presença de vocês!
    Deus abençoe a todos!
    Graça e Paz
    Edmar Vilela

  8. Irmão Vinicios e Mário acompanho vocês desde o início e sei o quanto trabalharam nesse projeto que abençoou milhares de pessoas em uma época onde não se tinha disponível material cristão na internet. Saibam que a missão foi completada com sucesso e que nosso Comandante Jesus Cristo tem novos planos pra vocês. Muito obrigado por obedecerem a esse chamado do Senhor o qual edificou e continuará edificando nossas vidas. Deus os abençoe poderosamente e os recompense por cada minuto oferecido nesse ministério.
    Um grande abraço,
    Clayton Pereira

  9. Avatar Deoclecia Aparecida Silva de Oliveira disse:

    Os devocionais publicados durante esses anos, me ajudou muito em minha caminhada, e sei que Deus tem os direcionado. Tenho certeza de que o nosso Deus tem novos projetos a realizar através de vocês! Deus os abençoe.

  10. Avatar Lidiane Aparecida Silva disse:

    Puxa, ainda sou das antigas e adorava receber os emails. Muito triste que tenham parado.

  11. Avatar Jane disse:

    Olá! Obrigada pelas mensagens enviadas, foram muito edificantes para mim. Que Deus continue abençoando vocês!

  12. Avatar Manuel Silva disse:

    Caros irmãos e amigos, saberão melhor do que ninguém se o propósito dos devocionais foi atingido. É um facto que hoje abundam materiais, mensagens, cursos, vídeos, etc. Contudo, não é fácil encontrar a forma íntegra e equilibrada que reconheço na vossa comunicação da Palavra. Vocês fazem a diferença e por esta razão sentirei a falta dos vossos devocionais.
    Em todo o caso, o meu bem-haja ao vosso empenho e dedicação à Obra do Mestre. Seguramente, qualquer que for o vosso trabalho, jamais será em vão.
    Vosso em Cristo.

  13. Avatar Margareth Bucker disse:

    Com muita tristeza , recebo esta notícia, mas, Deus sabe todas as coisas.
    Foi um tempo muito bom com estas mensagens ajudando-me a conhecer melhor os propósitos do Senhor para minha vida. Obrigada, que Jesus os abençoe muito, e que o Espírito Santo os ilumine para o que ele quiser.
    Meg Bucker

  14. Avatar Elza Prado Coelho disse:

    Ah, fiquei triste, estava tão familiarizada com vocês. Ainda bem que guardei inúmeras mensagens para reler . Minha gratidão a vocês, pois . Fui muito abençoada ao longo destes anos. Agradeço a DEUS pela suas vidas e que ELE continue os direcionado e abençoando novos projetos ou ministérios. Com certeza vocês sao VASOS DE OURO NAS MÃOS DO SENHOR. Muito grata mesmo, vou sentir muitas saudades. 😢 Grande abraço. Elza.

  15. Avatar JONAS HALEPLIAN PIRES JUNIOR disse:

    Esses devocionais foram uma grande benção para mim, acredito que também o foram para muitos. Que o Senhor Deus continue abençoando o vosso ministério.

  16. Avatar Katia Cristina Gomes disse:

    Durante acho que a mais de 5 anos fui muito abençoada com as mensagens que recebi de voçês. Creio que são homens comprometidos com Deus e sua palavra.
    Que o próximo projeto seja tão abençoado quanto foi este. Que o Senhor os abençoe e guarde juntamente com seus familiares. Os abençoo em nome de Jesus.

  17. Avatar Vicencia Santos disse:

    Bom dia, despedidas sempre trás um sentimento de nostalgia, é isso que sinto. Peguei uma carona neste site através de meu marido. Muito vezes fui alimentada e reanimada com as mensagens postadas. Como você mesmo disse, há tempo para todo propósito, mas creio que vs alcançaram muitas vidas e levaram esperança, alimentaram e despertaram a fé. Foi um prazer tê-los por esse tempo e que Deus continue dando estratégias para alcançar mais vidas. Sou grata ao seu trabalho. Grande abraço.

  18. Avatar Angélica disse:

    Podem ter certeza de que o propósito deste projeto abençoado foi atingido. Que Deus continue abençoando e capacitando vocês para que mais vidas sejam alcançadas, assim como foi comigo. Sentirei falta de vocês no meu e-mail! Grande abraço e fiquem com Deus!

  19. Avatar Shirley Costa disse:

    Imaginei que um dia isto poderia acontecer… mas como sempre, a morte nunca é algo agradável… estou triste! Desde 1999 recebo este devocional… fui abençoada grandemente! Obrigada Vinicius Torres pela sua preocupação com o Reino e se dedicar a este trabalho… obrigada Pr. Mário Fernandez por cada palavra inspirada que nos levou a refletir! Vocês foram benção em minha vida!

  20. Avatar Gilson Silva Barbosa disse:

    Agradeço imensamente aos nobres pastores pela suas pubilcações que, com certeza, ajudaram não somente a mim, mas a todos quantos essas mensagens alcançaram. Peço a Deus que continue a abençoá-los ricamente em todas as suas jornadas e na nova etapa que está por vir.
    Tenham a certeza de que esses devocionais alçaram o propósito descrito no versículo abaixo:
    “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”Hebreus 4:12

  21. Avatar SOLANGE SILVA PEREIRA disse:

    Que pena…realmente temos muito acesso à informação nos dias atuais, mas a parceria diaria com Deus e excelente, aprendi muito e tive experiências com o Pai lendo os textos e também reencaminhei para várias pessoas, inclusive que não são cristãs. Espero que um dia retornem e agradeço a Deus por este trabalho e que o Senhor abençoe os novos propósitos e a todos emvolvidos. A paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *