Vinicios Torres

Projetando o Ano

“Se projetas algo, seja firme e a luz brilhará em seus caminhos.” (Jó 22:28)

Quando se fala em metas e objetivos, as pessoas compreendem de acordo com as suas várias interpretações. Muitas apenas fazem uma lista de compras, ou seja, relacionam apenas coisas materiais. Outras ficam no abstrato (“quero ser uma pessoa melhor”). Essas duas abordagens revelam falhas que precisam ser tratadas.

O problema de se fazer uma lista de compras é que a vida se resume ao material e a satisfação conseguida pela compra daquilo se almejou dura apenas pelo tempo que ela é novidade. O problema da excessiva abstração é a falta de objetividade e a dificuldade de saber o que fazer para alcançar o objetivo e também de conseguir mensurar se se conseguiu atingi-lo ou não.

É por isso que quando você for estabelecer suas metas para o ano você deve levar em consideração algumas ideias:

1. Pense no porquê

Por que você deseja atingir essa meta? Toda meta deve ter um motivador atrelado a ela. O que te faz desejar a meta? Escreva uma ou duas frases que possam ajudar a enfrentar as dificuldades durante o caminho para este alvo.

2. Sua meta deve mensurável

Isso significa que deve ser possível acompanhar se a meta está longe ou perto de ser atingida. Por exemplo, dizer que a sua meta é ser melhor marido é difícil de medir, então você pode dizer “serei melhor marido ajudando minha esposa a lavar a louça 3x por semana”. Agora você tem um número que o ajuda a saber se a sua meta está sendo atingida.

3. Suas metas devem ser escritas

Metas na cabeça são esquecidas por melhores que sejam as intenções. Relacione-as em uma folha ou arquivo dedicado a isso. O ato de registrar por escrito ajuda seu cérebro a dar a importância adequada para as suas metas.

4. Sua meta deve ter ações a serem realizadas

Imagine-se no futuro desfrutando a sua meta realizada e pense: para chegar até eu fiz … Este exercício ajuda a começar a lista de ações que você precisa realizar para atingir a meta. Quando definir a sua meta não se preocupe em esgotar todas as ações necessárias em planejamento detalhado. Estabeleça uma ação inicial para ser realizada o mais rápido possível e dar início à caminha em direção à meta. No decorrer do caminho as demais ações vão se revelando.

O segredo é, ao terminar uma ação, imediatamente relacionar a próxima ação necessária e agendá-la para execução.

5. Faça uma verificação semanal

Estabeleça um dia na semana para uma revisão do andamento das suas metas. Pegue as folhas onde estão registradas e veja se as ações planejadas estão sendo realizadas e determine as próximas ações que deverão ser executadas naquela semana.

Atingir metas é, em grande parte, exercício de disciplina e perseverança.

“Senhor, ajuda-me a projetar este ano conforme a Tua vontade e capacita-me com o poder do Teu Espírito para realizá-lo.”

Vinicios Torres

8 thoughts on “Projetando o Ano

  1. Avatar Adinor Dominoni disse:

    Grato pela mensagem: minha meta para este ano é estar em plena sintonia com nosso criador pedindo para ele, queminha esposa, meus 3 filhos, 3 noras, 5 netos e 1 nora neta, continuem vivendo em plena harmonia. “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” (Lucas 11:23)

  2. Avatar Eliene Souza Reis disse:

    Excelente orientação. Muito obrigada. Deus continue lhes abençoando.

  3. Avatar Pr. Wilson Alves de Souza disse:

    Muito bom, e prático. Vou dar esse projeto para meus alunos da Escola Dominical.
    Que o Senhor continue lhe inspirando e usando-o para a honra e a glória do Senhor Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *