Mário Fernandez

Cruz – Esperança Eterna

“Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.” (1 Coríntios 15:19)

A cruz de Cristo é e deve ser sempre o símbolo da esperança para todos os que Nele crerem. Se olharmos para a cruz com a intenção de vermos uma boa vida nesta Terra, não estaremos errados. Mas, se olharmos para a cruz SOMENTE com a intenção de vida aqui, lamentavelmente não entendemos o recado e somos dignos de pena, de compaixão, de lástima, de lamento.

A esperança trazida por Jesus naquela cruz é para esta vida, mas não somente para ela e sim para um futuro de eternidade com ele. Sem sombra de dúvida, nem medo de errar, podemos afirmar tacitamente que, neste sentido, o melhor de Deus ainda está por vir. Eu não estou apregoando que seja fácil ou que não mereçamos atenção nesta vida, mas a mediocridade é inimiga da eternidade.

Quando Jesus nos mostrou a vida que há Nele e Por Ele, isso foi para a eternidade com Ele. A cruz serviu de ponte entre o terreno e celestial, entre o mortal e o imortal, entre o passageiro e o eterno. Não há o que se possa dizer biblicamente em contrário à vida eterna que nos é dada pelo sangue derramado na cruz do Calvário e a subsequente ressurreição do Filho de Deus. Não há outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos e, mais do que isso, suficientemente salvos. Não é apenas uma salvação exclusiva por Jesus, mas eterna e suficiente.

Quando não compreendem a dimensão da eternidade e da esperança eterna, as pessoas vivem suas vidas neste mundo como se fossem ficar aqui para sempre. Adquirem patrimônio, acumulam mais do que precisam, detonam sua saúde, menosprezam relacionamentos, negligenciam amar e repartir… Todos nós, invariavelmente, vivemos assim em graus maiores ou menores.

Alguns, literalmente, não tem nada nessa vida, passam fome, moram de favor, mal se cobrem. Mas se tivessem algo, qual seria sua atitude? Outros têm tanto que não sabem mais onde colocar. Meses atrás faleceu um empresário brasileiro tido com um dos mais ricos do nosso país. O que se fez dele? O que se fez de sua fortuna, bens, empresas, poder? Eu não sei. Mas um nazareno sem dinheiro que não tinha duas túnicas, quando foi morto, deixou uma esperança eterna que ecoa até os dias de hoje e sua herança somos nós, eu e você, vivendo com ele.

Temos de tomar consciência de que a cruz foi lugar de sacrifício para obter vitória e essa vitória é a semente e a fonte de esperança. Esperança eterna. Esperança de vida. Esperança firme e forte. Esperança que me leva a proclamar aos quatro cantos da Terra que Ele está vivo, que nem a morte pôde segurá-lo. Eu tenho esperança Nele e com Ele, para todo sempre e não apenas para esta vida. Ele reina e sou Seu servo. Para mim está ótimo assim.

“Senhor, toda honra seja a Ti por me dar uma esperança eterna que chega a ser difícil compreender de tão ampla e poderosa. Ensina-me a viver de maneira esperançosa e muito além dessa vida.”

Mário Fernandez

3 thoughts on “Cruz – Esperança Eterna

  1. Avatar Airton disse:

    Pastor Mário:

    A esperança em Cristo é útil para esta vida. Ela proporciona elevada qualidade neste mundo. A expectativa de que o melhor da vida vai concretizar-se remete a pessoa para frente e para cima. Ademais, essa esperança conduz para a vida pós morte. Sim, pois o Cristo venceu a morte. Ele garante a vida depois do último suspiro na terra.

  2. Avatar Jonas H. Pires Jr. disse:

    Maravilhoso.
    O plano de Deus é simples como suas palavras, pastor; não mais, nem menos daquilo que o homem precisa para sua Salvação.
    O problema é que os homens (digo, a grande maioria) não estão interessados nela, mas em outra “salvação” aqui mesmo nesta terra. Fica assim uma brecha para ser explorada pelos aproveitadores, “mercadores” do evangelho. Tenho certeza que serão julgados duramente por Cristo. Mt 7:22, 23
    Essa realidade certamente não nos pode arrefecer da pregação da Palavra de Deus …
    Continue ser usado pelo MESTRE, prezado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *