Vinicios Torres

O Cesto e a Água

Dizem que isto aconteceu em um mosteiro chinês muito tempo atrás.

Um discípulo chegou para seu mestre e perguntou:

– Mestre, por que devemos ler e decorar a Palavra de Deus se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo? Somos obrigados a constantemente decorar de novo o que já esquecemos.

O mestre não respondeu imediatamente ao seu discípulo. Ele ficou olhando para o horizonte por alguns minutos e depois ordenou ao discípulo:

– Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui.

O discípulo olhou para o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Pegou o cesto, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era todo cheio de furos, a água foi escorrendo e quando chegou até o mestre já não restava nada.

O mestre perguntou-lhe:

– Então, meu filho, o que você aprendeu?

O discípulo olhou para o cesto vazio e disse, jocosamente:

– Aprendi que cesto de junco não segura água.

O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo de novo. Quando o discípulo voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou-lhe:

– Então, meu filho, e agora, o que você aprendeu?

O discípulo novamente respondeu com sarcasmo:

– Que cesto furado não segura água.

O mestre, então, continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa. Depois da décima vez, o discípulo estava desesperadamente exausto de  tanto descer e subir as escadarias. Porém, quando o mestre lhe perguntou de novo:

– Então, meu filho, o que você aprendeu?

O discípulo, olhando para dentro do cesto, percebeu admirado:

– O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de encher o cesto acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo.

O mestre, por fim, concluiu:

– Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia que você lê, o que importa, na verdade, é que no processo a sua mente e a sua vida ficam limpos diante de Deus.


Esta estória ilustra o que o apóstolo Paulo queria transmitir quando escreveu aos Romanos: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente” (Rm 12:2, NVI).

A única maneira da nossa mente ser renovada é quando deixamos a Palavra de Deus limpar as coisas que o mundo coloca nela. Se você perceber, o mundo garante que as suas mensagens sejam constamente repetidas a fim de que elas sejam inculcadas em nossas mentes. Mesmo que não concordemos, acabamos como que dessensibilizados para o pecado que o mundo está promovendo.

Mas Paulo nos diz que não devemos deixar que sejamos moldados por esses padrões, mas devemos renovar a nossa mente. O que é renovar? É fazer com que algo velho volte a ser novo; é restaurar a forma de algo que foi deformado.

A nossa mente depois de “bombardeada” diariamente com os conceitos mundanos acaba “deformada”, por isso devemos fazer o esforço para trazê-la à forma correta. Paulo diz em 1 Coríntios 2:16: “Nós, porém, temos a mente de Cristo”. Esta é a forma correta que a nossa mente deve ter, a mente de Cristo. O próprio Paulo nos dá algumas dicas para renovar a nossa mente:

A primeira dica é entregar o domínio dos nosso pensamentos à Cristo (“levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”, 2 Coríntios 10:5). Devemos reconhecer que, se Cristo é nosso Senhor, devemos a Ele a obediência em todos os aspectos de nossa vida, inclusive de nossos pensamentos. Este versículo nos diz que devemos anular todo tipo de pensamento que coloca em dúvida a soberania e o amor de Deus através de Cristo e submeter nossos pensamentos ao controle de Cristo.

A segunda dica é não deixar os pensamentos vazios, mas ativamente escolher o que pensar: “Finalmente irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (Filipenses 4:8 NVI). Martinho Lutero dizia que a mente vazia é a oficina do diabo. Não deixe sua mente divagar sem objetivo, traga-a à obediência de Cristo pensando no que é bom.

A terceira dica é meditar e memorizar a Palavra de Deus. O Salmo 1 fala que o segredo do homem que é bem-sucedido no que faz é que ele tem prazer na lei de Deus e medita nela dia e noite. A meditação bíblica, no entanto, não é uma atitude passiva de concentração, mas uma uma busca ativa de oportunidades de colocar em prática a palavra que está sendo meditada e memorizada. Esta é a grande diferença entre aqueles que conhecem muitas passagens bíblicas de cor e os que colocam em prática as poucas passagens que conseguem memorizar.

Vale a pena este esforço. Ao nos apropriarmos da mente de Cristo através da renovação da nossa mente pela meditação e prática da Palavra de Deus poderemos experimentar, nas palavras do apóstolo Paulo, a “boa, agradável  e perfeita vontade de Deus para nós.” (Rm 12:2).

Vinicios Torres

(Esta mensagem foi publicada no site originalmente em 05 de Julho de 2002.)

8 thoughts on “O Cesto e a Água

  1. Avatar samuel disse:

    sabemos q Deus comtempla todas as coisas do céus, obras boas e ruins e seremos julgados conforme nossas obras,

  2. Avatar generozo disse:

    Irmão amado em Cristo !

    que Deus continue te dando essas mensagens para encher os nossos corações, e que possamos assim amar o proximo como a nos mesmos e que possaos chegar a estatura de termos a mente de |Cristo

    Deus te abençoe

    generozo

  3. Avatar edilma aureliano disse:

    Eu tenho recebido suas mensagens e as considero uma grande bênção na minha vida. Há momentos, que penso que você ouviu o meu coração, pois nelas, estão as respostas que naquele momento estou precisando. A mensagem de hoje é muito interessante , quando lemos a palavra de Deus é dfícil não ficar nada plantado dentro de nós.
    Deus abençoe esse site pois ele tem sido uma bênçao na vida de muitas pessoas.

  4. Avatar Cicero Alberto disse:

    Este site é uma benção, ha 1 ano e1/2 , tenho passado por problemas e as vezes qdo parece, que vou perecer no mar e nada mais querer , vem uma palavra amiga , um balsamo divino no coração, me levantando e motivando outra vez , devo muito a este ministerio !
    Deus seja louvado !

    Cicero

  5. Avatar Marcio Nascimento disse:

    Muito boa esta mensagem e a ilustração. Posso usá-la em uma pregação?
    Deus abençoe e continue usando este ministério para edificar vidas.
    Fique na Paz do Senhor !
    Marcio.

  6. Avatar LUIZ DE FRANÇA disse:

    Amigo Vinícios, tenho constantemente recebido e meditado em suas mensagens e sou grato a Deus pela oportunidade de conhecer o amigo.
    Suas mensagens, como esta, tem sido fonte de inspiração para a minha vida e de outras pessoas com quem as compartilho.
    Que Deus continue a lhe revelar ainda mais e que sua vida seja repleta de bençãos advindas do trono da graça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *